sábado, 31 de outubro de 2009

ESTATUTO E RESPONSABILIDADE

O árbitro FIFA Massimo Busacca (nasceu a 6 de Fevereiro de 1969), que dirigiu a última final da Liga dos Campeões e o Europeu de 2004, foi suspenso por três jornadas, por ter feito gesto ofensivo aos adeptos do F.C.Baden aquando do jogo com B.S.C. Young Boys, disputado em 19 de Setembro último e que contava para 1/32 avos de final da Taça da Suiça.Este suíço, árbitro de elite, foi fotografado a fazer um gesto obsceno que não abona absolutamente nada em seu favor por algumas razões que passo a descrever:
1. Logo no início da actividade o próprio Árbitro fica a saber se tem (ou não) capacidade intelectual para enfrentar situações adversas, vindas das mais diversas origens.
2. A sua formação terá de contemplar alguns pontos importantíssimos quanto à postura, o saber estar, à reacção, o ter sangue-frio, compreensão e tolerância.
3. As capacidades do ser humano terão de se adaptar às exigências que a arbitragem merece.
4. Superar pequenas deficiências e corrigir insignificantes tiques é matéria que cada qual deve agir em benefício da actuação desenvolvida no futebol.
5. Os cursos de actualização e aperfeiçoamento são acções necessárias a todos, desde o estagiário ao mais qualificado e os exemplos dados terão de ser assimilados, adoptados e praticados na direcção dos jogos para que sejam nomeados.
6. Ter mentalidade sã e força anímica para desenvolver conhecimentos que não agridam o semelhante é lema que mora na mente de todos aqueles que querem servir o futebol, dignificando a arbitragem.
7. Praticar múltiplos erros grosseiros, ter comportamento inadequado, demonstrar deficiente preparação, evidenciar abuso de autoridade, insistir no descrédito da classe, é gente que não serve, é gente com quem não devemos contar, é gente que se deve retirar tão depressa quanto possível, é gente que não deve partilhar do prazer de conviver com pessoas de bem!
Constou ainda que num jogo por si dirigido no Qatar teria tido outra atitude, considerada menos digna do seu estatuto, mas depois de instalada a polémica veio a público desmentir tal acontecimento, dizendo até que quem levantou a falsidade foi punido.

Sem comentários: