quinta-feira, 29 de outubro de 2009

NAQUELE TEMPO (OUTUBRO 1959) XXVI

O Boletim 28, edição mensal da Comissão Central dos Árbitros de Futebol, referente ao período em análise, destaca o seguinte:
NOVOS DIRIGENTES DA ARBITRAGEM PORTUGUESA – Raul Santos Jorge, César de Magalhães, Fernando Féria (Dr.), António Rodrigues dos Santos e Fernando Rodrigues Andrade tomaram posse para dirigirem a Comissão Distrital de Lisboa. Dias depois reuniram-se com os seus filiados cujo resultado, após serem discutidos vários assuntos, foi francamente positivo para todos. -Vasco Santos-
TÍTULOS E AUTORES – Campanha de Disciplina (Coelho da Fonseca); Muda de rumo porque erraste a vocação (Carmo Lourenço); Advertências e expulsões (A Bola); Sistema desportivo para designação de Árbitros (Vasco Santos); Os novos devem ser apoiados (Mariano Sabino dos Santos); Considerações acerca do “pontapé com golpe de tesoura” (Joaquim Campos); O Árbitro, esse desamparado (Patrício Álvares); Um nome… um grande exemplo (Décio de Freitas, Dr.); Obstruções legais e ilegais (Carlos Carvalho) e A mania das taças (Ayala Botto, Dr.). GALERIA DO PASSADO – Dá conta do currículo de Silvestre Rosmaninho, Árbitro lisboeta que atingiu a internacionalização.
CRÍTICA - A Redacção do Boletim expressa a sua opinião quanto ao intercâmbio luso-espanhol que só serve os nossos vizinhos face ao número de jogos por si dirigidos em Portugal em confronto com a reduzida participação dos nossos colegas em Espanha nos últimos anos. Sugeria-se mais atenção às entidades que superintendem nas nomeações. REVISTA THE LONDON REFEREE – Publica imagens da figura do Árbitro pela Inglaterra, como se pode ver na reprodução. Entretanto, o Boletim O Árbitro não deixa de acrescentar mais alguns termos que foi ouvindo através dos tempos e que envolvem, naturalmente, a classe. A saber: -Silvestre Rosmaninho-
O HIGIÉNICO – Anda sempre com o apito dentro dum saquinho de plástico
O MEDROSO – Convida para jantar com ele, depois do jogo, todos os representantes da autoridade que estejam no campo.
O HUMORISTA – Acha graça… às desgraças de cada atleta que no campo o rodeia.
O ELEGANTE – Deita perfume no cabelo, usa calças à golf, e desloca-se no campo a passo de tango.
O METICULOSO – Passa os noventa minutos a apitar por tudo e por nada. Consegue irritar o público e os atletas.
O IGNORANTE – Manda marcar castigos imaginários e, com grandes gestos, impõe a sua autoridade.
O APRESSADO – Acaba o jogo vinte minutos antes.
O ECONÓMICO – Não sai do meio campo, para não gastar solas, e pede sempre emprestado o apito. RETALHOS DE CRÍTICAS – Esta rubrica regista quatro casos: 1-Observa que a mentalidade de dirigente (não identificado) que só diz mal da arbitragem quer o seu clube ganhe ou perca… 2-Os Treinadores quando têm insucessos é só dizerem que os culpados dos maus resultados são sempre os mesmos, os Árbitros! 3-Explica a um determinado jornalista como é executada uma bola ao solo feita pelo Árbitro… 4-Outro jornalista, respondendo a uma questão, afirma que advertia e que talvez expulsasse o agressor… Enfim…
CURIOSIDADES – Os ingleses estudam, com o propósito de apresentarem o assunto ao International Board, aquela atitude do guarda-redes em riscar o terreno de jogo para se orientarem com o centro da baliza, não é compatível com as leis do jogo, logo… O segundo caso foi o facto passado no jogo nocturno Belenenses-Sevilha quando a bola rondava uma das balizas o fotógrafo, para captar uma imagem, utilizou o flash, e momentaneamente provocou que o guarda-redes ficasse cego. Foi uma situação polémica, nada agradável até. No último apontamento, informa-se que a Federação de Futebol de Inglaterra tinha na recepção da sua sede duas placas com os seguintes dizeres:
-COMO HOMENAGEM A TODOS AQUELES QUE TOMARAM PARTE DOS JOGOS DESTA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL E DERAM AS SUAS VIDAS PELA CAUSA DO DIREITO E DA JUSTIÇA NA GRANDE GUERRA DE 1914-1918.
-DEIXAI-ME VIVER E MORRER NESTA CRENÇA: DE QUE É INDIGNO DE VIVER O QUE SE ATERRORIZA ANTE O PERIGO DA MORTE, FOGE AO SERVIÇO DA SUA PÁTRIA E À SUA PRÓPRIA HONRA. 1939/1945.

AGENDA DO ÁRBITRO – Entre outras notícias do sector, principalmente as viagens, visitas de cortesia e acidentes, destaca que Fernando Cabrita (jogador internacional) passou a ser assinante do Boletim.
APITADELAS – Volta a referir-se que a Campanha de Disciplina é para continuar, pese embora alguns jornalistas assim não o entendam. Os Árbitros espanhóis viram melhorados os seus prémios. O ex-Árbitro húngaro Estebam Somos – do qual já divulguei originais – está a elaborar um livro com dados biográficos de todos os FIFA. A televisão estatal portuguesa está a fazer um excelente trabalho apresentando filmes sobre casos de jogo, devidamente esclarecedores. A Comissão Central vai levar a efeito palestras na sua sede social.

Sem comentários: