segunda-feira, 4 de outubro de 2010

GASTÃO FERREIRA, O MEU BOM AMIGO SANTOMENSE, EM LISBOA

O presidente da Associação dos Árbitros de Futebol de São Tomé e Príncipe e amigo de longa data, Gastão da Graça Ferreira, esteve, por breves dias, em Lisboa. Quando chegou logo me contactou no sentido de nos reunirmos para dialogarmos sobre assuntos relacionados com a arbitragem dos dois países, as suas estruturas, necessidades, aspirações e troca de ideias e experiências. 15 de Setembro foi o dia aprazado e perspectivámos encontrámo-nos na sede da APAF, onde fomos recebidos atenciosamente pelo director José Padinha.
Neste encontro compareceu o jovem treinador do Clube Operário de Futebol de Lisboa, Diogo Calado, um fervoroso adepto do desporto de São Tomé e Príncipe, pelos excelentes trabalhos que elaborou para elevar o futebol nas mais belas ilhas de África. Aproveitou a presença de Gastão Ferreira, deu-lhe a conhecer que irá fazer oferta de material desportivo para a formação dos jovens futebolistas santomenses. Logo após o almoço dirigimo-nos para o parque de jogos daquele prestigioso clube lisboeta, em visita de cortesia, onde nos aguardava o seu presidente, Carlos Perdiz e o dirigente Eduardo Ventura.
Percorremos as modelares, funcionais e bem equipadas instalações pormenorizadamente e tomámos conhecimento da imensa actividade do clube, assim como do desempenho das várias equipas a disputarem as competições da Associação de Futebol de Lisboa, com destaque, naturalmente, os escalões Jovens.
Em termos desportivos foi-lhe proporcionado informações e documentos diversos que poderão ser úteis no seu país.
Gastão e eu fomos distinguidos com um cachecol do clube, atitude que agrademos.
Acabou a visita e despedimo-nos com um até breve.
Diogo e eu estamos expectantes e desejosos de viajarmos àquelas ilhas paradisíacas, o que poderá ser brevemente. Registe-se que Gastão Ferreira (n. 09.01.1963), antigo Árbitro FIFA de duas modalidades e em simultâneo (Futebol e Futsal), caso raro a nível mundial, fez parte da comitiva de Andebol do seu país, tendo dirigido alguns jogos na VII edição dos Jogos da CPLP-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que se realizou em Moçambique, entre os dias 30 de Julho a 6 de Agosto deste ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

A amizade e a sabedoria são as mais belas dádivas feitas ao Homem. Obrigado Alberto Helder e Gastão Ferreira por tão maravilhoso dia na vossa companhia.

Aquele abraço do vosso amigo Diogo!