terça-feira, 19 de outubro de 2010

ATLÉTICO CLUBE DE PORTUGAL – COMEMOROU MAIS UM ANO DE VIDA

O popular Atlético, como é generosamente tratado pelos seus sócios, adeptos e não só, foi fundado no dia 18 de Setembro de 1942, precisamente seis meses depois de eu ter nascido, resultante da fusão do União Foot-ball de Lisboa (f. 03.03.1910) e o Carcavelinhos Foot-ball Club (14.02.1912), grupos que até aí deram brado nas competições organizadas pela Associação de Futebol de Lisboa (23.09.1910).
A festa de aniversário ocorreu no passado 25 de Setembro no acolhedor Pátio Alfacinha, em Lisboa, com imensos, perseverantes e dedicados sócios e alguns convidados, como foi o meu caso. Durante o repasto o meu bom amigo Carlos Alberto Pacheco Cardoso (n. 07.06.1946), leal companheiro que partilhou comigo a direcção de muitos jogos de futebol, foi justamente homenageado pelos seus cinquenta anos de fidelidade associativa, cerimónia aplaudida entusiasticamente, aliás, foi o momento mais alto desta festa, tendo o amigo comum, o credenciado jornalista desportivo Fernando Correia (radialista e comentador televisivo), a entregar-lhe o diploma de Sócio Honorário, conferido pela Assembleia-geral em 3 de Outubro de 2009.
Emocionado, Carlos Cardoso agradeceu a distinção e prometeu tudo fazer para estar sempre ao lado do seu clube de sempre, em toda e qualquer circunstância.
Fernando Correia, nas simpáticas palavras que dedicou ao seu amigo e ao Atlético Clube de Portugal, muito aplaudidas, fechou com chave de ouro a sua intervenção solicitando que lhe entregassem uma proposta para se filiar no clube mais representativo do Bairro de Alcântara, já que as suas raízes familiares advém daí. Bonito! Neste convívio também esteve presente o colega Pedro Marçal Quaresma (23.03.1935), antigo Árbitro da 1ª categoria nacional e que connosco (Carlos Cardoso e eu), fizemos parte da famosa equipa de arbitragem que dirigiu o jogo de veteranos do clube aniversariante e do Pescadores da Caparica, cuja referência poderá ser vista em: http://albertohelder.blogspot.com/2010/07/atletico-clube-de-portugal-jogo-de.html No bolo de aniversário todas as vozes cantaram os Parabéns ao grandioso Atlético Clube de Portugal, com um brilhante passado e um historial exemplar no desporto português, pelas sessenta e oito primaveras bem vividas e pelas inúmeras alegrias que os seus atletas de Futebol, Basquetebol, Natação e Futsal tanto nas categorias superiores como nas de formação, têm dado aos simpatizantes.
A parte final da festa foi preenchida com a programada sessão de fados, tão ao gosto das gentes alcantarenses. Nesta feliz data, há que dizer: Em frente, a caminho do sexagésimo nono ano de existência!

1 comentário:

CARLOS CARDOSO disse...

Grande amigo.
Extraordinario trabalho, nem um verdadeiro jornalista faria esta grande reportagem.
Em poucas palavras e algumas fotos importantes, é dado a conhecer com todos os pormenores o que aconteceu na bonita
festa de aniversario do meu querido Clube.
É bom ter amigos, e tu deste a conhecer quanto é importante convivermos de vez em quando.
Citando alberto Helder, aquele abraço.
Carlos Cardoso