quinta-feira, 26 de julho de 2012

FAMALIS – FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

É hoje que será formalizada a criação oficial da Federação que ficará com personalidade jurídica, com a celebração da escritura pública marcada para o final da tarde, em Lisboa.
Graças à iniciativa de um conjunto de dinâmicas, quereres, boas intenções e à insistência permanente dos mentores deste projecto hoje será um dia marcante para os objectivos traçados!
Dada a área abrangente com os seus 18 municípios, 211 Freguesias e quase dois milhões e novecentos mil habitantes será uma tarefa enorme mas agradável e motivadora para desenvolver, em nome daqueles que, enquanto moradores, vêem os seus direitos e regalias a esvaírem-se, logo mais fragilizados e acessíveis a situações que não os servem ou protegem.
As Associações que iniciaram este processo, que serão as fundadoras, têm feito um trabalho digno de nota elevadíssima pelo muito que pugnam pelos direitos dos moradores junto das entidades que superintendem na matéria.
São elas as representantes dos seguintes bairros: Alto do Lumiar, Bairro Alto, Boavista, Furnas, Horta Nova, Padre Cruz, Pedralvas e Quinta da Luz. É bem verdade que são todas de Lisboa, mas isso deve-se ao facto de, desde a primeira hora, ter-se tentado obter contactos de outras mais mas foram infrutíferos. Esperamos que, a partir de agora, com a divulgação a outros níveis, a adesão à FAMALIS seja uma realidade e muito bem alicerçada.
Entretanto, para além de terem elaborados os Estatutos da FAMALIS e assegurado assento no Conselho Municipal da Habitação de Lisboa, já muito adiantaram em termos de sugestões para melhorarem os Regulamentos que entretanto lhes foram chegando, tais como os que tratam do Regime de Acesso à Habitação Municipal, da Alienação de Imóveis Municipais e das Desocupações de Habitações Municipais.
Também deram a sua contribuição aos programas que estão em preparação, como o da Venda Faseada - para os moradores em Bairros Municipais; o Reabilita Primeiro, Paga Depois – alienação em hasta pública de património municipal devoluto em mau estado, para reabilitação, com pagamento à CML no fim da obra e eventual comercialização; e o da Renda Convencionada - arrendamento de fogos devolutos em bom estado, através de concurso por sorteio, por valores intermédios, inferiores ao preço de mercado mas superiores ao arrendamento social.
As imagens que ilustram este post são propostas para o futuro logótipo da FAMALIS, a ser aprovado em Assembleia-geral. Os contactos para a Federação, poderão ser endereçados através de: moradoresunidos@gmail.com
INFAUSTO ACONTECIMENTO: A Associação de Moradores da Quinta da Luz comunica o falecimento da sua dirigente NITA FERONHA (na foto), grande impulsionadora da constituição da sua Associação, grande mulher, lutadora e empenhadíssima na luta pelos direitos humanos e do bem-estar das comunidades. Sentidas condolências aos familiares e amigos.

Sem comentários: