sábado, 29 de dezembro de 2012

INSÍGNIAS QUE OS ÁRBITROS BRASILEIROS VÃO USAR NA ÉPOCA DE 2013

Sérgio Corrêa da Silva (na imagem), chefe do Departamento de Arbitragem da CBF-Confederação Brasileira de Futebol e meu bom amigo fez o favor de contribuir, uma vez mais, para a única colecção de emblemas FIFA que existe no mundo, com as sete insígnias agora divulgadas e que vão ser utilizadas pelos Árbitros e Árbitras no decorrer da sua próxima época (ano de 2013).
Foi, sem dúvida, a melhor prenda de Natal que recebi…
Para que se tenha a perspectiva do que é a grandiosidade do futebol num país de enorme dimensão (8.547.403 Km2) e população (186.770.562) – segundo dados do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – diremos que o total de Árbitros e Árbitros Assistentes que vão estar ao serviço do desporto-rei no Brasil é de 512 (!), sendo 449 com aptidão para as provas masculinas (Séries A, B, C, D, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Sub-20), 188 Árbitros, 245 Árbitros Assistentes, 2 Árbitras e 14 Árbitras Assistentes e 63 para a Copa do Brasil (feminina), 10 Árbitras e 53 Assistentes. Destaque-se que no primeiro escalão todas as 27 Federações estão representadas, enquanto no seguinte só Amapá e que ainda não tem qualquer elemento no quadro feminino.
Quanto aos INSTRUTORES nacionais, num total de 29, todos eles credenciados e actualizados em 2012 para cuidar da parte técnica, mas ainda há 4 Estados que não têm estes especialistas (Acre, Amapá, Rondônia e Roraima). Brasil conta com 5 Instrutores internacionais também credenciados e atualizados anualmente pela FIFA, e que são: António Pereira da Silva, de Goiás; Aristeu Leonardo Tavares, do Rio de Janeiro; Manoel Serapião Filho, da Bahia; Milton Otaviano dos Santos, do Rio Grande do Norte e Sílvia Regina de Oliveira, de São Paulo. Os responsáveis pela parte física, também ao serviço da FIFA, são: Dionísio Roberto Domingos, de Santa Catarina e Paulo Roberto da Rocha Camello, do Rio de Janeiro. A América do Sul vai ter o próximo curso Futuro III para Instrutores FIFA a ser realizado no Brasil de 5 a 10 de Abril de 2013, evento já programado há muito.
Entretanto, a seguir se dá conta da distribuição dos Árbitros por categorias:
CBF-2: destinada aos que ingressam na CBF-Confederação Brasileira de Futebol, via Federações.
CBF-1: composto por, até 1/3 dos mais bem classificados entre os CBF-2 e CBF-1 da temporada anterior.
ASPIRANTE FIFA: destinada aos Árbitros promissores que estejam bem classificados entre os integrantes da categoria CBF-1, em fase técnica que justifique a indicação pela CA; que tenham no máximo 37 (trinta e sete) anos, até 31 de dezembro do ano de ingresso nesta categoria; sejam aprovados nas avaliações teóricas e físicas (categoria 1). Obs.: A Comissão de Arbitragem da CBF poderá, de forma excepcional, promover à categoria ASPIRANTE FIFA Árbitros/assistentes que comprovadamente sejam promissores da categoria CBF-2, todavia limitado a 20% do número de vagas (no caso, até 2 promissores).  As promoções são feitas com base nas observações da CA-CBF, nas iversas competições da CBF, ao longo da temporada da sua potencial promoção. Se o Aspirante não for promovido à FIFA, o mesmo passa a integrar a categoria Especial, desde que existam vagas, do contrário, retorna à categoria CBF-1.
A CATEGORIA ESPECIAL foi criada para recepcionar os Árbitros que deixam a lista FIFA antes da idade limite, por reprovação física, por licença, por não ser aproveitado nas competições internacionais e quando isto ocorre apenas na função de Quarto-Árbitro, cuja idade impossibilite a ida a uma Copa ou Competições Internacionais. Neste caso abre-se vagas para jovens promissores. Esta categoria abriga os que deixam a FIFA antes do limite de 45 anos e os ASPIRANTES FIFA que cheguem a idade limite de 37 anos. Em ambos os casos, eles perdem as insígnias, mas não o respeito que se lhes deve, isto é, nunca serão esquecidos.
Os internacionais brasileiros (20 Árbitros e 20 Assistentes) usarão, naturalmente, os escudos FIFA nos jogos que dirigirem quer realizados no Brasil quer no estrangeiro.

3 comentários:

Manuel Ferreira disse...

Sem dúvida uma mais valia para uma coleção já bastante completa e valiosa.

SÉRGIO CORRÊA DA SILVA disse...

Caro Alberto,
Muito bom!
Parabéns pelo excelente trabalho!
EXCELENTE TRABALHO, COMO SEMPRE!
Feliz 2013 amigo!
Sérgio

Sérgio Corrêa disse...

Caro Helder,

Veja que a Anaf reproduziu seu link.

http://www.anaf.com.br/2014/

Parabéns!

Historiador que merece o "Premio Mel"