quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

AUGUSTO BAILÃO – AMIGO QUE JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS.

Recebi ontem esta triste notícia quando, com Mário Real, nos deslocámos à Casa de Saúde onde estava hospitalizado, o que nos deixou muito impressionados. Sabíamos que o seu estado da saúde não era o melhor, mas não estávamos preparados para tal desenlace. O falecimento verificou-se no passado sábado, dia 2, tendo sido realizado o funeral no dia seguinte para o Cemitério da Junta de Freguesia de São João das Lampas (Sintra).
-QUANDO JOVEM-
Augusto César Bailão, uma referência para todos nós, pela sua simplicidade, honradez e sempre disponível para tudo relacionado com a arbitragem, era natural da Freguesia da Nossa Senhora da Anunciada, Setúbal, onde nasceu no dia 18 de Fevereiro de 1932.
-VOTANDO NUMA ASSEMBLEIA ELEITORAL DA APAF-
Dedicou-se desde muito cedo à causa de arbitragem que tanto adorava e engrandecia. Foi em 3 de Maio de 1954 que se inscreveu no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, para exercer a actividade que o atraía e fê-lo ininterruptamente durante 27 anos (!), até ser obrigado a parar por limite de idade, diga-se, em 31 de Maio de 1981, quando militava no quadro dos Árbitros de 1ª categoria nacional, onde permaneceu 11 épocas. O seu primeiro jogo nesta qualidade foi em 4 de Outubro de 1970.
-CONVERSANDO COM JOAQUIM CAMPOS-
Depois de ter terminado a sua brilhante, longa e louvável carreira (em 25 de Janeiro de 1982 licenciou-se como Árbitro Nacional), continuou ligado ao sector desempenhando com brio, competência e seriedade diversas funções como abalizado Observador, Dirigente de excepção, Formador de excelência e qualificado Assessor, quer a nível distrital, quer nacional.
-NUM ENCONTRO NACIONAL DOS ANTIGOS ÁRBITROS-
Face às suas elevadas qualidades humanas, sociais e defensor acérrimo de princípios éticos e morais, foi eleito como o primeiro Presidente da Mesa da Assembleia-geral da APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, cargo que cumpriu de 22 de Junho de 1979 a 5 de Janeiro de 1981.
-IDEM-
Em 23 de Março de 1986 a Associação de Futebol de Lisboa atribuiu-lhe o título de Sócio de Mérito.
-NA SEDE DA APAF-
Manifesto as mais sentidas condolências à viúva (Dª Adélia), filha (Dª Cristina) e restantes familiares e amigos.
-RECEBE EMBLEMA DA APAF PELOS 25 ANOS DE FIDELIDADE ASSOCIATIVA-

1 comentário:

JOSÉ ALBERTO NEVES disse...

Um bom homem e um excelente amigo. Paz à sua alma.