segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

NAMPULA HOMENAGEOU O REI EUSÉBIO!



Realizou-se na tarde do passado sábado (dia 11), pelas artérias na cidade de Nampula, norte de Moçambique, uma marcha de veneração ao inigualável jogador de futebol Eusébio da Silva Ferreira, nascido em 25 de Janeiro de 1942, em Lourenço Marques, hoje Maputo, e que faleceu no dia 5 do corrente mês em Lisboa.
Com cerca de 50 participantes, a caminhada começou junto à catedral na Avenida Eduardo Mondlane.
Simpatizantes de diversos clubes, equipados a rigor, com destaque para Benfica, Sporting e Porto como documentam as imagens.
O cortejo seguiu pelas avenidas da chamada capital do norte, nomeadamente a Eduardo Mondlane, a 25 de Setembro, a Monomotapa, a Paulo Samuel Khankomba, a Independência, com a concentração final diante do pavilhão do Clube Ferroviário de Nampula, onde foram deixadas algumas mensagens.
O mentor desta ideia, Hilton Charas, mais conhecido por Tojo, não chegou a subir ao palco, dizendo apenas que "o seu sonho era homenagear o Rei e que apesar de não ter conseguido reunir em quantidade, sentiu que juntou gente em qualidade".
Alguns dos presentes aproveitaram o momento para recordarem alguns episódios que viveram com Eusébio, com destaque pela passagem do Pantera Negra por Nampula em 1990, a convite do Clube Desportivo Matchedje, de Maputo.
Abdul Hanane, presidente do Sport Nampula e Benfica, exortou os benfiquistas para que mostrassem união e que fizessem de Nampula o ponto de referência do benfiquismo em Moçambique.
Hanane lembrou que em Moçambique não existem casas do Benfica e que gostaria de ver Nampula a ser pioneira.
Para tal, foi já marcado um jantar para o próximo sábado no Hotel Lúrio.
Nota: Texto e imagens enviados por Asselam Khan, a quem agradecemos.

Sem comentários: