quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

NAQUELE TEMPO – JANEIRO 1964 – EPISÓDIO 77


Do Boletim “O Árbitro” nº 79 (Ano VII), publicado há cinquenta anos, destacam-se as seguintes notícias:
À MEMÓRIA DE VICENTE CABALLERO
Até então recolheram-se 1.200$00 destinados a custear a lápide que evocará a sua memória. 
João Gomes, Árbitro do Porto, assina os “Protestantes”. O Dr. Furtado Lima continua a explicar “Desporto e Medicina”. “Devagar se vai ao longe”, tema desenvolvido por Carmo Lourenço. António Augusto Santos aborda “A grande penalidade e o fora de jogo”. O jornalista desportivo portuense, Carlos Martins chama a atenção para a necessidade da “União dos Árbitros”. “Um ano novo que poderá ser um novo ano…”, mensagem do delegado de Viseu, Eduardo Neves. Mariano Sabino dos Santos, Árbitro de Évora, relata que “Um dia aconteceu”.
O elenco directivo de “O Árbitro” apressa-se a apresentar o balancete do ano de 1963.
1.Informa-se o falecimento da mãe do ex-dirigente da Comissão Central, Nuno de Freitas e do sogro de Raul Ramos, de Lisboa. 2.Isidro Fragoso, de Santarém, vai acompanhar a selecção militar ao Luxemburgo. 3.Carlos Dinis, Árbitro lisboeta e internacional de andebol vai actuar em Madrid, nesta modalidade. 4.Isidro César Pereira, do Porto, vai residir para o estrangeiro. 5.José Augusto Figueira Curado, pediu a demissão do cargo de vogal da Comissão Distrital do Porto. 6.Seguiu para Moçambique Alfredo Esteves, de Angra do Heroísmo. 7.O Centro de Educação Física da Armada vai levar a efeito um curso de arbitragem, sob a orientação de Virgílio Leitão e José Rodrigues. 8.O Árbitro lisboeta Mário Santos pediu licenciamento para trabalhar como locutor radialista nas Organizações Lança Moreira. 9.António Amaro Serrano, que pertenceu ao quadros da Associação de Futebol de Santarém, exerce as funções de Comandante da Guarda Fiscal [corpo militarizado já extinto] em Tavira. 10.A Comissão Distrital de Évora reprovou 2 candidatos a Árbitro no curso que realizou e que teve 8 concorrentes. 11. Deslocou-se a Ponta Delgada o Árbitro terceirense Eliseu Bettencourt onde dirigiu jogo treino entre as selecções de São Miguel, com vista à deslocação de uma equipa representativa às Bermudas.
Constantino Menino, Árbitro da Comissão Distrital de Setúbal, faz uma interessante referência a um artigo publicado no Diário de Lisboa [jornal já desaparecido], da autoria de Bastos Guerra que se diverte, respeitosamente, aliás, com os nomes dos jogadores, dando-lhes um novo sentido, como os casos de Abalroado (CUF), Atraca e Festa (Porto), Gancho e Filhó (Olhanense), Canário (Barreirense), Presumido e Cambalacho (Seixal), Gentil (Leça), Manteigueiro (Covilhã), Faia (Luso), Bezerra (Torreense), Borrego (Leões de Santarém), Wagner (Leixões), Massas (Espinho), Pataca (Montijo), Torrão, Pireza, Batata e Bambo (Luso), Ribeiro I e Ribeiro II (Boavista), Sardinha (Sanjoanense), Jesus, Alemão, Muralha e Espada (Cova da Piedade) e Reina (Farense). 
1.No jogo internacional entre as selecções da Argentina e do Peru a partida teve de ser interrompida por falta de energia eléctrica no estádio onde se disputava o desafio, quando a equipa visitante marcou golo. Celeuma levantada dado que os assistentes do Árbitro não consideravam o tento como válido enquanto o Árbitro certificou da licitude do tento. Contudo, o encontro foi suspenso e a hierarquia teve de resolver a questão. Registe-se que em 1955, em Paris, numa partida da Taça Latina o Árbitro espanhol Ramón Azon teve que momentaneamente interromper o despique pelo mesmo motivo. 2.Hostilidade para com os Árbitros em França e Itália. Em Marselha no Mónaco-Inter, dirigido pelo espanhol Ortiz de Mendibil, os energúmenos, descontentes com o seu trabalho, pretenderam invadir o rectângulo e arrombar a porta da sua cabina, mas a polícia opôs-se e o resultado foram ferimentos nos agentes da autoridade e nos exaltados que tiveram de dar baixa ao hospital. Em Génova, no dérbi com o Catânia, com este a vencer por 2-0, os sectários locais invadiram o rectângulo de jogo e não deixaram que a grande penalidade assinalada pelo juiz Alfio Grignani fosse executada. Para acalmar os ânimos e afastar cerca de dezoito mil invasores foram necessários muitos agentes da autoridade que viram o seu trabalho concluído hora e meia depois, sem que uns quantos ficassem feridos, assim como alguns vândalos que ficaram internados. 3.O presidente da FIFA, Sir Stanley Rous visitou a Argentina, Colômbia e México a fim de examinar as suas propostas para a realização do mundial que estava a pouco mais de dois anos de se realizar a fase final! 4.Num dos campos de futebol de Lille quando dirigia uma partida faleceu o Árbitro francês Boclet, de 48 anos de idade, acometido de ataque cardíaco. E na Suécia, aborrecido com os insultos que no decorrer do jogo lhe dirigiram os espectadores de uma partida que ele arbitrara, num momento de fraqueza pôs termo à vida!
PÁGINA DA COMISSÃO CENTRAL
1.Face ao articulado no Decreto-Lei 44.198/1962, de 20 de Fevereiro, que obrigava à vacinação anti-tetânica foi feito o alerta que tal determinação tem de ser cumprida por todos os Árbitros de futebol e até ao dia 20 de Fevereiro de 1964. 2.Dadas as negociações com a entidade seguradora foram os Árbitros informados que descontarão somente 1% dos abonos a que tinham direito, em vez dos 2,5% que prevalecia até então.
PELO PROF. MARQUES DE MATOS
É explicada a forma de punir este jogador, quando excede o tempo limite de jogar a bola que retém nas mãos, em Itália, Suíça, França e Inglaterra, não havendo uniformidade de critério, possibilitando, assim, discrepâncias inadmissíveis.
NOTÍCIAS REGIONAIS
 
ALGARVE
Os formadores Vítor Pinto Coelho, José Rosa Dias Nunes e César da Luz Dias Correia, ministraram e acompanharam os cerca de vinte candidatos a Árbitro, cuja prestação tem sido meritória, quer nas sessões técnicas quer nas actuações, mais ainda pelo facto de alguns morarem bastante longe e não se poupam a esforços para conseguirem os seus objectivos: serem Árbitros de futebol.
Imagem recolhida numa das aulas semanais em período pós-laboral.
BEJA
A Associação de Futebol de Beja levou a efeito uma homenagem a Ribeiro dos Reis com a palestra do jornalista Vítor Santos (na imagem seguinte). Também está a decorrer um curso de candidatos supervisionados por filiados dos quadros nacionais.
Dá-se conta do falecimento de Aníbal Lopes da Silva, secretário da Comissão Distrital de Árbitros de Beja, ocorrido no dia 7 de Janeiro no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
PORTALEGRE
Depois de prestarem as provas finais, seis novos Árbitros reforçam o quadro distrital. São eles: António Azeitona Pinto, António Tavares Mafra, Daniel da Conceição Brito, Fernando Garção dos Santos, Manuel Maria Calado e Veríssimo Luz Ferreira.
SANTARÉM
A constituição da Comissão Distrital está dependente da eleição do vogal a ser escolhido pelos filiados e da nomeação do representante da própria Associação de Futebol. O presidente já foi indicado pela Direcção-geral dos Desportos. 
VISEU   
Eduardo Lemos, o mais antigo Árbitro desta região, terá de abandonar a arbitragem, pois sofre de doença grave. Agostinho Ferreira, depois de ter sido submetido a uma melindrosa operação, reocupou as funções de secretário da Comissão Distrital.
REGULAMENTO GERAL DA ARBITRAGEM
Divulgam-se os artigos 14º a 19º, mas um deles merece ser citado, o 18º (Candidatura e admissão ao título de Árbitro), não só pela curiosidade, como também pela comparação que se poderá fazer do que então vigorava: 1.O pedido de inscrição como candidato deve ser apresentado à Comissão Distrital de Árbitros (CDA) do distrito do domicílio do requerente, manuscrito e assinado pelo próprio, e deve indicar nome, estado civil, idade, naturalidade, filiação, profissão, habilitações, residência, número e data do bilhete de identidade. 2.Autuado o processo de candidatura, a CDA fará submeter o candidato a exame médico, no Centro de Medicina Desportiva se o houver no distrito, ou perante uma Junta Médica organizada de acordo com a Direcção-geral dos Desportos. 3.São recusados os candidatos: a) Que tenham menos de 1,65 metros de altura; b) Que sejam portadores de doença ou defeito físico incompatível com a prática da arbitragem do futebol, sendo especialmente observadas as capacidades visual e auditiva. 4.Em relação a cada um dos candidatos não recusados, a CDA instaurará processo de inquérito confidencial para apurar: a) O registo disciplinar do candidato como jogador, quando o tenha sido; b)A profissão realmente exercida pelo candidato e o grau de independência económica deste; c)A formação moral do candidato; d) O prestígio pessoal do candidato no meio em que vive. 5.Se o resultado do inquérito favorecer o candidato é este convidado a completar o seu processo com duas fotografias e os seguintes documentos. A) Certidão comprovativa de ter mais de vinte e um e menos de trinta anos de idade; b) Documento comprovativo de possuir, pelo menos o exame da quarta classe do ensino primário ou equivalente; c) Certificado de registo criminal sem menção de punição que iniba para o desempenho de funções públicas.
ATLETAS DE ONTEM, ÁRBITROS DE HOJE
A escolha recaiu no lisboeta e alcantarense Aníbal da Silva Oliveira [n. 06.11.1918†04.02.2010] o qual, aos catorze anos de idade, principiou a jogar futebol, como guarda-redes infantil do extinto União Futebol de Lisboa, isto na época 1933/34. Quatro anos depois ascendeu à primeira categoria. Em 1941 Transferiu-se para o União de Tomar. No ano seguinte assinou pelo Futebol Benfica onde permaneceu até perto do final de 1952. Ingressou na arbitragem e fez o exame em 16 de Dezembro. Dois dias depois já fez parte de uma equipa de arbitragem, mas não chegou a completar uma época dado que os dois guarda-redes do Clube de Futebol Os Belenenses se lesionaram e Aníbal de Oliveira teve de voltar à condição de jogador. Pouco tempo depois regressou definitivamente à arbitragem cumprindo 5 anos na Distrital de Lisboa. O seu primeiro jogo federativo verificou-se em 26 de Janeiro de 1958. Manteve-se na primeira categoria durante 7 temporadas (1962/63 a 1968/69, quando terminou a actividade, já que o limite de idade que vigorava era os 50 anos. Ostentou as insígnias FIFA de 1964/65 até se licenciar. Para além do futebol (jogador e Árbitro), também praticou o andebol, basquete e natação. Na celebração do 41º aniversário da Associação de Futebol de Lisboa (1951) foi homenageado por ser, na altura, o jogador mais antigo em actividade, sem ter sofrido qualquer castigo!      
BOAS FESTAS
Divulgam-se os nomes de personalidades que enviaram os tradicionais votos de festas felizes, de toda a parte de Portugal.
Joaquim Campos, o responsável por esta rubrica, elegeu os seguintes temas: 1.Uma partida do campeonato nacional da II divisão teve de ser interrompida pois um mocho poisou junto de uma das balizas o que proporcionou aos jogadores corressem a espantar a ave, que voou para as bancadas e nova correria, desta feita dos espectadores atrás do pássaro. O Árbitro só reiniciou a partida quanto tudo acalmou! 2.O Tratado Ilustrado das Leis do Futebol, do Prof. Marques de Matos, foi considerado o Livro do Ano! 3. A Associação de Futebol de Lisboa no início de 1964 lançou uma campanha de disciplina apelando aos seus 1.700 atletas o bom comportamento em campo, facto que não se tem vindo a verificar. Se as situações negativas voltarem a acontecer as sanções serão mais drásticas, avisa a entidade. 4.Raul Martins, que tem acompanhado as contas do Boletim desde o primeiro número, vai continuar a desempenhar essa função, independentemente de ter pedido o licenciamento.
O encarregado deste espaço, responde ao leitor Rogério Neves da Silva, Árbitro de Lisboa, que coloca a questão de dois jogadores adversários (avançado e defesa) cometem, intencional e simultaneamente, uma falta de igual gravidade, quando, dentro da área de grande penalidade, jogam a bola com a mão, com a seguinte ideia: O avançado quer introduzir a bola ilicitamente na baliza. O defesa que evitar que a bola entre! Eis a resposta: A equipa do jogador atacante deve ser punida com pontapé livre directo.


Eduardo Gouveia, o coordenador deste título, diz de sua justiça quando dá conta do descontentamento existente nos filiados das Comissões Distritais que têm de parar aos 45 anos de idade, quando nos jogos federativos os Árbitros podem ir até aos cinquenta! Porque não uniformidade de critério? 2.A mãe de um jogador holandês ao ver o seu filho e capitão de uma das equipas que estavam em confronto entrou no rectângulo de jogo e ajustou contas com o Árbitro e os seus assistentes. Resultado: O clube da sua paixão foi condenado a jogar 6 encontros no seu estádio, mas à porta fechada… 3.Os dirigentes lisboetas vêem-se em sérias dificuldades em nomear os seus filiados para tantos jogos, pois não têm gente suficiente para corresponder às necessidades. Mesmo assim, não fora a boa vontade dos juízes em tomarem parte em dois e três jogos no mesmo dia, a situação tornava-se muito mais grave. 4.Diz a comunicação social que os Árbitros da Comissão Central vão beneficiar de aumento do prémio e das diárias. Espera-se que tal desejo seja extensivo aos colegas das Distritais, onde as remunerações andam pelas “ruas da amargura”!

Sem comentários: