quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

NAQUELE TEMPO – DEZEMBRO DE 1964 – EPISÓDIO 88



No boletim “O Árbitro” nº 90 (Ano VIII), de há 50 anos (como o tempo passa…), os destaques, foram:
O Director do Boletim, Dr. Décio Freitas, formula os votos de Boas Festas para todos os que se interessam pela causa da arbitragem onde quer que estejam, perto ou longe, e brinda a grande família do futebol saudando todos os seus agentes, na certeza de que fazer tudo bem hoje, será uma excelente herança para os vindouros!
O Boletim “O Árbitro” aproveita o simbolismo de paz no Mundo do Desporto que o facho olímpico encerra e saúda todos os desportistas em geral e os Árbitros em particular na quadra festiva do ano, na esperança que melhores dias virão de concórdia, camaradagem e compreensão.
1.Dá conta da prorrogação até 30 de Junho de Junho de 1965 do prazo para a toma da vacina antitetânica por parte de todos os desportistas. 2.É solicitado a todas as Comissões Distritais o envio das suas tabelas com os prémios que são pagos aos Árbitros, seus filiados. 3.Para efeitos de certificação de transferência entre Comissões Distritais é exigido aos Árbitros interessados documento emitido por entidade oficial que confirme a sua residência. Esta norma é extensível aos processos que se encontram pendentes 4.Procede-se à rectificação do Guia Universal de Janeiro/1964, nas páginas 6 e 13, quanto à reposição da bola em jogo. 5.É lembrado aos Árbitros da obrigatoriedade de anotar no relatório do jogo a substituição do guarda-redes, assim como o comportamento dos jogadores, dos espectadores e o modo como decorreu o jogo, mencionando quaisquer ocorrências que anormalmente se verifiquem.

(POR JOAQUIM CAMPOS)

1.A Associação Guipuzcoana de Futebol, com sede em San Sebastian, puniu com 2 anos de suspensão um jogador do Deportivo de Alavés, de Vitória, irmão de jogador expulso num jogo em que era espectador, por ter agredido o Árbitro na estação de comboios onde ia regressar a casa. 2.É de Barcelona o Árbitro “Rei do “penalty” em Espanha e chama-se Isidro Castelo Abell, que, praticamente, está sempre a melhorar o seu palmarés: Numa partida assinalou 5 grandes penalidades, em três encontros, somou 9 pontapés a partir da marca dos 11 metros e, por último, numa temporada, 50 castigos máximos! 3.Eis os prémios pagos aos colegas do país vizinho: primeira divisão e taça, 4.000 pesetas; segunda, 2.000; Final de jovens, 1.000; e terceira divisão e jovens, 750. Despesas diárias 450. Este valor comparado com o que é em Portugal (80$00) é bastante elucidativo. 5.O Presidente do Club Gimnàstic de Tarragona foi suspenso por um ano por ter perseguido a viatura da equipa de arbitragem e, numa paragem por si forçada, tentou agredir os seus ocupantes. O jornal local afirma que a cidade é encantadora e as suas gentes afáveis e cordiais, enquanto o presidente do clube se dedica à caça e à captura de Árbitros… 6.Dos 25 Árbitros que actuam no campeonato principal do país vizinho 18 estão recusados pelos clubes por não terem convencido nas suas arbitragens. Félix Birigay, de Valença, é o novo nome na referida lista, com o jogador Inácio Zoco, do real Madrid, a acusá-lo de o ter ofendido gravemente, com palavras, a honra dos seus mais queridos familiares. A justiça desportiva está a analisar o assunto, mas é provável que acabe nos tribunais.

COIMBRA
1.Os alunos que frequentaram o curso inicial fizeram as provas finais, tendo sido apurados 21 novos elementos que reforçam o quadro conimbricense. 2.Os formadores, Amadeu Rodrigues, Alcino Bandeira, Gabriel da Fonseca e Augusto Marques Bom e os dirigentes da Comissão Central António Rodrigues dos Santos e Guilherme dos Santos Silva fizeram parte do júri que examinou os jovens juízes.

LEIRIA
1.Os filiados desta Comissão Distrital fizeram as provas físicas e todos foram aprovados, pois obtiveram os mínimos obrigatórios. 2.Aproveitou-se a oportunidade para se proceder à recolha de donativos para ajudar os familiares de Mário Costa. 3.Brevemente haverá nova escola de candidatos a Árbitro.

LISBOA
1.Também se verificaram as provas orais dos candidatos lisboetas. Eis os nomes dos seus avaliadores: António Rodrigues dos Santos, Eduardo Gouveia, Guilherme Santos Silva, da Central, e Tenente Virgílio Leitão, Luís Vilaça e José Rodrigues da Distrital.

VILA REAL
1.Na sessão de abertura do curso de aspirantes a Árbitro (foram 28 os inscritos) estiveram Engº João Carlos Mourão Vaz Osório, delegado da Direcção-Geral dos Desportos local, Amílcar da Costa Pires, António Pereira Marcelino, dirigentes da arbitragem vila-realense e os Árbitros Henrique Silva e Barros de Araújo. 2.Espera-se que seja organizado o quadro de delegados técnicos para melhor aquilatar o valor dos filiados ou melhorar as suas prestações. 3.Dirigentes da Comissão Distrital visitaram Chaves e Régua para saberem como estão a decorrer os cursos de Árbitros naquelas localidades.
1.Transferências: De Évora para Setúbal, José Machado Carrilho. De Braga para o Porto, Fernando Francisco Monteiro. Do Porto para Faro, José dos Santos Soares Dias. De Bissau para Lisboa, José de Almeida. 2.António Lopes de Sousa, dirigente em Coimbra, ocupa cargo governativo em Lisboa, e vai ser substituído por António Ferreira dos Santos. 3.O Sporting Clube Linda-a-Velha inaugurou a sede e a Comissão Central esteve representada por António Rodrigues dos Santos. 4.Faleceu o pai de José Fernando Neto de Melo, de Vila Real. 5.Regressou à actividade, em Vila Real, José da Conceição Pimenta e Pinto. 6.O funcionário da Comissão Central, José Gonzalez do Carmo ficou ferido num acidente de viação e teve que ficar internado em estabelecimento hospitalar. 7.Silvino Silva Teixeira, de Lisboa, partiu para o Luxemburgo. 8.Eliseu Bettencourt, de Angra do Heroísmo, foi frequentar curso profissional, do ramo aeronáutico, nos Estados Unidos da América.
9.José Luís de Freitas Maia, de Santarém, licenciou-se por limite de idade, após catorze anos de actividade profícua, tendo sido louvado pelo seu exemplar comportamento. 10.Parabéns a José Albano Pereira, de Viseu, pelo nascimento de um filho. 11.O dirigente angrense Gilberto Jarroca, depois de permanecer meses entre nós, regressou a casa (Angra do Heroísmo, Ilha Terceira). 12.A Associação de Futebol da Guarda pediu à Comissão Central que os seus jogos fossem dirigidos por Árbitros de Viseu. 13.Foram readmitidos pela Distrital do Porto, Manuel Freitas Valente e Isidro César Pereira. 14.Enviaram-se saudações aos jornais A Voz Desportiva e Record por terem acrescentado mais um ano à sua existência.  
Manuel Amorim Ferreira da Costa, assina “As eternas vítimas”. “A finta na execução da grande penalidade” é o tema transcrito do Tratado Ilustrado das Leis de Futebol, de Marques de Matos. João Gomes escreve sobre o “Lançamento da linha lateral”. António Augusto dos Santos, num texto bem imaginado e ilustrado, questiona: “Haverá fora de jogo?”.
Joaquim Campos, sempre ele, inicia nesta edição este espaço colocando as cinco seguintes questões:
1.Estará um atacante fora de jogo se no momento do passe está em linha com um adversário? 2.Jogador que saiu lesionado volta a entrar no jogo sem autorização do Árbitro e joga a bola. Como puni-lo? 3.Na reposição da bola em jogo após ter sido assinalado fora de jogo o executante introduz a bola na baliza adversária. É golo? 4.No lançamento lateral o executante levanta totalmente um dos pés no momento em que lança a bola. Como proceder? 5.No pontapé de baliza o jogador pontapeia a bola mas um seu colega intercepta a bola com as mãos ainda dentro da área de grande penalidade. O que fazer?
Novos valores a abonar nas provas nacionais
1.Quanto às diárias, no valor de 100$00 [hoje, 2014, são 49 cêntimos], não havia direito a essa regalia (!) quando o jogo era na localidade da residência do Árbitro e podia ir até 4,5 diárias, com a ida de Bragança a Portalegre. Para Faro, Beja, Évora (ou vice-versa) já seriam 4 diárias. 2.O transporte, quando não seja efectuado em camioneta de carreira, será pago ao preço do “quilómetro passageiro”, cobrado pelo Caminho de Ferro em primeira classe, tarifa especial (fim-de-semana). Se a estação de caminho de ferro ficar a mais de um quilómetro do campo e não existir transporte publico organizado poderá ser utilizado transporte automóvel (táxi). Contudo, as deslocações efectuar-se-ão pelo meio de transporte mais rápido e menos oneroso, de forma, porém, a permitirem a chegada ao campo, pelo menos, uma hora antes do jogo. 3.Prémios de arbitragem:
I Divisão e Taça de Portugal: Árbitro, 500$00, Fiscal de Linha, 200$00. Final da Taça de Portugal: 750$00 e 250$00. II Divisão e Taça Ribeiro dos Reis: 300$00 e 125$00. Finais da II Divisão e da Taça Ribeiro dos Reis: 500$00 e 200$00. III Divisão: 200$00 e 100$00. Final da III Divisão: 400$00 e 150$00. Juniores e Taça Nacional de Principiantes: 120$00 e 60$00. Finais de Juniores e Taça Nacional de Principiantes: 300$00 e 125$00.
Manuel Maria Amorim Ferreira da Costa, que tem a seu cargo esta rubrica, dá conta do seguinte: 1.O Comité Olímpico Internacional pretende que haja uma entidade que superintenda o futebol internacional amador em detrimento da FIFA, mas, os responsáveis desta Federação classificaram tal ideia de ridícula e absurda. 2.A equipa brasileira de Guarantingueta, de São Paulo, desistiu de disputar o campeonato local, em desacordo com as actuações dos Árbitros. Naturalmente que a Federação Paulista aplicou as correspondentes sanções, arriscando o clube baixar de divisão, apesar de, na altura da sua revolta, se encontrar em último lugar. 3.Ainda no Brasil, no Rio de Janeiro, o Árbitro Frederico Lopes, conhecido como “O Grande”, interrompeu uma partida que estava a dirigir alegando não estar psicologicamente preparado para continuar a arbitrar. Como resolver a situação? 4.Uma polémica levantada por um jornal argentino que insinua que um Árbitro foi subornado numa final Intercontinental. Ouvidos os intervenientes, não deixou de ser mais uma calúnia em que os Árbitros estão envolvidos sem nada terem contribuído para isso. 5.Na Jugoslávia, actualmente, os nomes dos Árbitros só são conhecidos à hora de começar os jogos, acabando-se com as tentativas perniciosas que até aí existiam. Boa medida.
1.Apela-se novamente aos assinantes que ainda não satisfizeram os valores em atraso e que regularizam o pagamento do envio do Boletim. 2.O caricaturista Natalino Melquíades começou, a partir deste exemplar, a colaborar graciosamente, facto que muito se agradece. A qualidade dos seus desenhos são uma mais-valia para a revista oficial dos Árbitros portugueses. 3.Registe-se que a Direcção-geral dos Desportos deu parecer favorável ao licenciamento aos Árbitros das seguintes Comissões distritais: Aveiro: Manuel Simões da Fonte e Augusto Santos Silva. Funchal: Armando Cosme de Sousa. Lisboa: António de Sousa Teixeira, André Oliveira Santos, César Augusto Pires, Henrique Heitor, Eduardo Rosa Gouveia, Américo Saúde Machado e José Manuel da Silva. Setúbal: Manuel Balseiro Fragata e José Rodrigues Contreiras. 4.Décio de Freitas dirigiu em Sevilha e no dia 16 de Dezembro de 1964, o encontro entre as selecções militares de Espanha e França, cujo resultado final foi 1-1. Os franceses, ao intervalo, venciam por 1-0. 5.Hermínio Soares e Manuel Lousada foram nomeados para o encontro Portugal-Grécia, marcado para o dia 13 de Janeiro de 1965, a ser arbitrado por colega espanhol.
Filipe Gameiro Pereira, o responsável por este título, diz que nunca leu o que escreveu Barros de Araújo, quanto à substituição das funções de capitão do jogador expulso, dado não concordar que tenha de ser o Árbitro a imiscuir-se num assunto que só à equipa do prevaricador compete. Até cita Arthur Drewer, o falecido presidente da FIFA que, em 1948, afirma que “O Árbitro deve ser um juiz mas nunca um legislador”. 2.Felicita a aprovação do orçamento da Comissão Central a qual estava a lutar desde 1950 por melhores condições para os Árbitros. 3.Os clubes do Concelho de Gouveia, face à falta de Árbitros e as consequências que daí advém estão na disposição de colaborar no recrutamento de candidatos para reforçarem os quadros da Comissão Distrital da Guarda. 4.Dentro da dinâmica acertada para visitar as Distritais já estão programadas deslocações a Coimbra, Vila Real, Viseu e Santarém.
1.A Federação Italiana de Futebol recebeu uma admoestação por parte da FIFA que não autorizou a abolição da regra do fora de jogo no jogo Inter-Atlético de Madrid, dirigido por Gottfried Dienst, Árbitro suíço. 2.Fernando Velez de Santarém, e Sebastião Ferreira, de Setúbal, foram vítimas de energúmenos que os agrediram quando actuavam na direcção de jogos de futebol. A justiça deve actuar com rápida e com firmeza. 3. Num jogo um golo obtido nos descontos não foi considerado pela equipa de arbitragem, por ter sido conseguido depois da hora! 4. Uma equipa de futebol suíça visitou Portugal e entregou, como lembrança, relógios de categorizada marca. Só não entregou ao trio de arbitragem por terem considerado que foram lesados durante a partida! 5.Um clube da província emite comunicado citando o exemplo de “Talleyrand perante a violência, imperial e napoleónica cena”. Coisas…
1.José Mateus Canhão, após 18 anos de actividade, termina a sua carreira em terras da Guiné, dirigindo o jogo entre as selecções militar e local. Foi distinguido com uma taça e uma medalha. Teve ainda tempo de ser o promotor de uma jornada desportiva a favor de Fernando Peyroteo, com a realização de provas de corta mato, andebol, basquetebol e futebol. Foi adquirido um estojo com placa que foi oferecido ao infortunado internacional. Os contribuintes foram: Eugénio Peralta, Esbelto Correia, Romízio Faria, Manuel Marques, Antero Silva, Marcelino Ferreira, Vítor Manuel, César Alves, Jorge Santos, Romeu Martins, Francisco Coutinho, Júlio Silva, Adolfo Taveira, Francisco Barbosa, Francisco Correia, António Soares Lopes, Henrique Nunes, Henrique Libório, Leonel Santos, Eduardo Teixeira, Alfredo Santos, Joaquim Morais, Urbano Chaves Puim, José Monteiro e Eliseu Matos. Eis os Árbitros que dirigiram as partidas e actuaram graciosamente: Puim, Guerra, Medina, Monteiro, Morgado, Pinhel, Marcelino, Cabrita, Nunes, Libório e Leonel Guerra. 2.Em Timor, a Comissão de Arbitragem local abriu um curso de candidatos com a colaboração do Árbitro lisboeta Manuel Serejo da Silva. Previa-se realizar um torneio internacional conjuntamente com as selecções de Austrália e Timor Indonésio mas gorou-se a ideia.
Carlos de Sá da Costa Pinto, de Quelimane, Moçambique, quer respostas para três situações: 1.A bola rigorosamente em cima da linha da área de grande penalidade é jogada por um defensor dessa baliza. O que deve fazer o Árbitro? 2.Jogador sai do rectângulo de jogo sem autorização do Árbitro. Esta saída não se verifica por desacordo com as decisões do Árbitro ou infracção à lei IV. Como deve proceder o juiz? 3.A lei determina que o sorteio para a escolha de campo ou do pontapé inicial só pode ser feito através de moeda. Haverá outro meio de proceder? Respostas: 1.Pontapé de grande penalidade. 2.Advertência e pontapé livre indirecto no local onde a infracção foi cometida. 3.Não. só com uma moeda.
Destacam-se as inúmeras mensagens que chegaram à Redacção através de cartões postais alusivos à quadra natalícia.
1.Eduardo Neves, perspectiva que o novo ano seja bem melhor desejando que haja paz, alegria, amor e carinho nos corações de todos nós. 2.Recorda o falecimento do saudoso, inesquecível e sempre chorado Mestre António Ribeiro dos Reis. Alvitra que se deva descerrar uma lápide no Estádio Nacional na altura em que se realize o III curso de aperfeiçoamento.
O Árbitros angolanos recordam que os desportistas de Angola têm representado e bem Portugal em diversas competições internacionais o que não acontece com a arbitragem. Apelam para que, uma vez por outra, sejam chamados a dirigir partidas nas provas nacionais (campeonatos ou Taça de Portugal), pois sentem-se nesse direito como qualquer outro filiado que tem esse privilégio.

Sem comentários: