sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

NÃO HÁ UMA SEM DUAS, NEM…



Com a indicação apressada do jovem e promissor Árbitro Fábio Veríssimo, de Leiria, ao estatuto de internacional consumou-se mais um malefício protagonizado pelo actual Conselho de Arbitragem federativo (CAf)…
 Para que isto acontecesse voltou a verificar-se prejuízo grave para o jovem e auspicioso Árbitro Rui Jorge Piteira Rodrigues, o qual nada, mas mesmo nada, contribuiu para este estado de coisas…
Recapitulando esta novela:
UMA
O Comunicado oficial federativo 417, de 11 de Junho de 2014, informa a malta do resultado das classificações dos Árbitros referentes à época 2013/2014, cujos três primeiros lugares estão assim distribuídos: 1º classificado, Tiago Bruno Lopes Martins (Lisboa), com 1,000 pontos; 2º Rui Rodrigues Piteira Rodrigues (Lisboa), 0,970; e 3º Fábio José Costa Veríssimo (Leiria). Rui Rodrigues sentiu-se injustiçado e solicitou ao CAf, em 19 de Junho, os elementos onde se basearam para o colocar na segunda posição, quando os seus dados apontavam para ser o primeiro classificado. O CAf respondeu-lhe, após 27 dias de espera, em 15 de Julho de 2014. Sintomático! Rui Rodrigues fez a sua justa e merecida contestação ao Conselho de Justiça em 21 de Julho de 2014, o qual lhe veio dar razão, pondo-o à frente da classificação, arrasando o CAf, conforme se pode ler no acórdão 5, de 5 de Setembro de 2014. Essa sentença foi para o CAf para ser elaborado o Comunicado oficial rectificativo em tempo útil, mas, por força do destino, o documento 148, só viu a luz do dia em 3 de Novembro de 2014, isto é, sessenta dias depois daquele órgão determinante ter ordenado que a classificação deveria ser corrigida de harmonia com a verdade, justiça e transparência. Ambos os órgãos, o CAf e o Conselho de Justiça, funcionam no mesmo edifício da rua Alexandre Herculano, em Lisboa. E o tempo a correr em desfavor de Rui Rodrigues.
DUAS
Entretanto, e tendo em conta a embrulhada causada propositadamente, o jovem e promitente Árbitro Tiago Martins foi considerado pelo CAf como Árbitro da primeira categoria nacional desde o principio da época, em detrimento daquele que tinha esse direito. Rui Rodrigues, só em Dezembro de 2014 é que iniciou as suas actuações na competição maior do futebol português. Contudo, em Outubro de 2014, seguiu para a FIFA a informação dos nomes dos Árbitros portugueses que poderiam ostentar a insígnia FIFA em 2015 cuja lista não constava o Rui Rodrigues, mas sim a do Tiago Martins. Quem foi prejudicado, quem foi? 
TRÊS 
Dada a saída recente de Pedro Proença da lista dos internacionais, o CAf promoveu a sua substituição na FIFA indicando Fábio Veríssimo para ocupar o lugar vago, o que aconteceu efectivamente, em vez de Rui Rodrigues… De nada valeu o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa vir a terreiro defender o seu filiado Rui Rodrigues (mas só neste último episódio), quando o deveria ter feito logo de inicio, mesmo sendo a situação entre dois dos seus Árbitros, pois a autenticidade, clareza e razão devem ser defendidas em qualquer parte, sejam quais forem os seus intervenientes…A arbitragem é uma coisa muito séria!
Resumindo: 
Rui Rodrigues foi, lamentavelmente, lesado intencionalmente três vezes incompreensível e descaradamente!
Há culpados? Sim!
Vão ser chamados à responsabilidade? Não!
É assim que se quer a arbitragem portuguesa? A esmagadora maioria diz que não, mas os que foram eleitos (?) para a gerir, tarefa que desenvolvem horrivelmente como se vê, assim procedem!
Que tristeza… 
Onde há muito dinheiro nada se faz por amor senão ao próprio…

Sem comentários: