domingo, 4 de novembro de 2018

CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS DO ARMISTÍCIO DO PRIMEIRO CONFLITO MUNDIAL (1º DE 3 EPISÓDIOS)

Foi um desfile/espetáculo que não se via há muitos e muitos anos!
Dos imensos militares de várias patentes, unidades e países, das associações de antigos combatentes, das dezenas de cavalos e cães das forças armadas, aos mais destacados membros da área de governança, direi que todos contribuíram para uma grandiosa e brilhante manifestação toda ela a envolver os milhares de pessoas que quiseram emprestar ao simbolismo do evento a dignidade exigida.
Tudo se passou à volta do monumento aos mortos da primeira Grande Guerra (1914/1818), na avenida da Liberdade, em Lisboa, o qual, como aqui se recorda, foi construído a partir de uma ideia lançada a 9 de abril de 1920, em que a Comissão Nacional criada para promover a sua construção, levou a que o lançamento da primeira pedra se efetuasse em 9 de abril de 1923, pelo então presidente da República Dr. António José de Almeida tendo o ato solene da sua inauguração sido em 22 de novembro de 1931. As primeiras três imagens relembram a efeméride.
Foram os arquitetos e irmãos Carlos Rebelo de Andrade e Guilherme Rebelo de Andrade que deram corpo ao projeto, sendo a parte de escultura da autoria do escultor Maximiano Alves. A sublime ideia da sua criação baseou-se em pretender homenagear as memórias dos mais de 5.000 portugueses que, no conflito, na Flandres (fronteira franco-belga) tombaram, dando a vida pela pátria amada, pelo seu Portugal.

 
 




















































 









Sem comentários: