quarta-feira, 14 de novembro de 2018

MAIS UM ACIDENTE RODOVIÁRIO EM LISBOA, NUM LOCAL DE RISCO CONSTANTE E ELEVADÍSSIMO!

Hoje, poucos minutos antes do meio dia, na Estrada de Chelas, defronte ao Arquivo Geral do Exército, verificou-se uma violenta colisão entre um táxi e um veículo particular, o que ocasionou dois feridos ligeiros.

Este local é extremamente perigoso para todos dada a alta velocidade que os ditos cujos “ases do volante”, que não respeitam a velocidade máxima que lhes é permitida na cidade, aplicam nas suas máquinas, chegando a impressionar quem assiste, como a mim, quando aguardo pelo transporte público, durante os muitos dias que tenho procurado aquele estabelecimento militar.

Perante tamanha perigosidade, deveriam existir lombas, assim como sinalização vertical, avisos de vária ordem e tamanho, passagem para peões, marcação exageradamente visível de linha divisória das faixas de rodagem, requalificação do enorme espaço existente naquela zona, enfim, um conjunto de valências que ajudem a minimizar os perigos que por ali andam, pois, periodicamente, já foram contabilizados uns quantos acidentes, mas soluções para acabar com tal situação, não só tardam, como não existem!

Há que meter mão à obra e zelar pela segurança de todos aqueles que ali circulam, quer de automóvel quer a pé.

Fico altamente chocado principalmente quando os veículos pesados, carregados, passam por ali numa velocidade chocante e agressiva, com grandes possibilidades de provocarem acidentes com outras consequências, quiçá, mais graves e penosas.

Ora bem. Aqui vai um apelo para a Câmara Municipal de Lisboa no sentido de rapidamente pensar a sério no assunto e promover a melhor solução para um problema que se arrasta há uma montanha de anos com as repercussões que se advinham.

A Junta de Freguesia do Beato também deve interferir neste caso, pois não deve querer ver na área da sua jurisdição um lugar que, perante as altas velocidades que ali se constatam, pode vir a causar mais feridos, mortes até!  

Por último, e porque presenciei praticamente o acidente, tenho de realçar a magnífica e cuidada intervenção, mas altamente qualificada, do pessoal (militar e civil) do Arquivo Geral do Exército os quais, ao ouvirem o estrondoso embate, logo correram para os sinistrados e os acompanharam de forma carinhosa e solidária, dando-lhes toda a assistência de que necessitaram, assim como regularam magnificamente o trânsito, todos eles com o colete refletor, facto demonstrativo de saber utilizar os conhecimentos adquiridos na sua atividade profissional, bem aplicados na circunstância que se viveu.
O meu bem-haja a todos os elementos que atuaram de forma simples e disciplinada, altamente eficiente, em favor dos acidentados.
 
Nota: deste acidente deu-se conta à hierarquia autárquica e municipal.
Do Município foi recebida, em 21.11.2018, a seguinte comunicação:

Exmo. Senhor,
Encarrega-me o Senhor Vereador Manuel Salgado de acusar a receção do seu e-mail, que desde já agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção.
Atendendo ao assunto em causa, foi o mesmo encaminhado para a Unidade de Coordenação Territorial (Tel. 21798 84 22; e-mail: uct@cm-lisboa.pt), e Direção Municipal de Mobilidade (21358 85 49; e-mail: dmm@cm-lisboa.pt), para análise.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Gracindo
Adjunta
Câmara Municipal de Lisboa







 

Sem comentários: