terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

ESTADO DA ÍNDIA – SÉRIE VI – DESEMPENHOS – LANCHA DE FISCALIZAÇÃO “ANTARES” – 56º EPISÓDIO

 

Dada a circunstância da embarcação não poder satisfazer as exigências para a sua defesa, o comandante decidiu rumar a Karachi (Paquistão), o que fez  no dia 17 de dezembro de 1961, pelas 22H10, quando saiu da barra do rio Sandalcalo (Damão), por condicionalismos de marés.

Às 04H00 do dia 18 foi avistada uma luz forte em terra apontada na direção do mar, seguida de lançamentos de very-lights. A Lança aproximou-se de terra e face aos indícios constatou-se o início da invasão. Com o radar avariado  e sem qualquer informação quanto à presença de navios inimigos, a “Antares” afastou-se de terra, tendo a guarnição ocupado os postos de combate às 04H30. Cerca das 07H00 foram avistados os primeiros aviões da União Indiana a atacarem objetivos em terra, com a surpresa de terem aproximado da “Antares” e não a atingirem.

Até perto das 18H00 foram efetuados mais 3 raids aéreos sem que a Lança tivesse sido atacada. Afastou-se para as 20 milhas e mais uma vez não foram detetados navios inimigos. Às 19H20, perdidas as comunicações com terra, o farol de Damão apagado e vários incêndios a lavrarem ao longo da costa, clara indicação de que o território estaria já ocupado ou muito perto disso o Comandante reuniu a guarnição e informou a sua decisão de seguir para Karachi (Paquistão), de modo a evitar que a Lança caísse nas mãos do inimigo, poupando-a, assim, com os seus homens a um inútil sacrifício, já que as informações apontavam para uma total ocupação dos três territórios portugueses no Estado da Índia.

 

Com grandes precauções de modo a evitar a deteção pelo inimigo, e enfrentando condições de mar bastante desfavoráveis, a “Antares” navegou e chegou ao seu destino no dia 20 de dezembro de 1961, às 20H00, tendo percorrido 530 milhas náuticas (981,56 quilómetros), em 47 horas e trinta minutos…

 

No porto de Karachi estava atracado o N/M “Lúrio”, comandado pelo Capitão Andrade Araújo, que apoiou a tripulação da “Antares”, tanto nos banhos reparadores como na alimentação e alojamento.

 

GUARNIÇÃO: 8 ELEMENTOS

 

OFICIAL E COMANDANTE:

Fausto Morais Brito Abreu, 2º Tenente

SARGENTOS:

Vitoriano Augusto Gomes, 1º Sargento 2900

PRAÇAS:

António Alberto Tavares Pinheiro, Marinheiro 9574

António Pinto, Marinheiro 11992


 Aurélio Nunes Mendonça, 1º Grumete 13707

Jeremias José Generoso Rodrigues, Marinheiro 12187

Sérgio Anunciação Lopes Costa, Marinheiro 10662

 

Nota: Júlio Augusto Alves , Marinheiro 10570, não seguiu viagem com os demais, dado que, por indicação médica, baixou ao Hospital de Damão, em 17 de dezembro de 1961.

 O Comandante Fausto Abreu, pela sua corajosa decisão, foi distinguido com Louvor e a Medalha de Serviços Distintos, grau Prata, com Palma.

-FAUSTO ABREU E JORGE OLIVEIRA E CARMO-

Sem comentários: