quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

AGRADECIMENTO - 27.01.2022

 

Exmº Senhor

Manuel Augusto Magina da Silva

Ilustre Superintendente-Chefe e

Diretor Nacional da

Polícia de Segurança Pública

Bom dia!

Com os melhores cumprimentos cumpre-me vir dar conta a V. Exª que terminei ontem a pesquisa às Ordens de Serviço da extinta 1ª Companhia Móvel de Polícia, com sede em Oeiras, assim como às do então Comando Geral da Polícia de Segurança Pública, logo, venho agradecer imenso a decisão de V. Exª para que eu pudesse aceder a documentos importantíssimos onde recolhi elementos bastantes para o trabalho que irei iniciar proximamente, que visa o tributo aos inúmeros agentes das 13 Companhias Móveis de Polícia, mobilizadas para as então províncias ultramarinas de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, aquando da Guerra Colonial.

Portanto, o meu profundo obrigado pela atenção que V. Exª deu ao meu pedido, assim como agradecer aos senhores Superintendentes José do Nascimento Salvado Lopes e Rogério Marques Soares os quais, nos contatos que comigo tiveram, manifestaram muito interesse por este trabalho.

Também quero expressar o meu muito obrigado ao senhor Chefe Lourenço Cardoso Nascimento, o seu cuidado, não só no acompanhamento, como na escolha das instalações e condições para que eu pudesse estar impecável e confortavelmente a desenvolver a tarefa a que me propus.

Da mesma forma registo a impecável e continua assistência dos Agentes Principais, os formidáveis senhores José Miranda e Abílio Pedro, do Arquivo da Direcção Nacional, os quais, graças à sua permanente disponibilidade, eficiência e simpatia, contribuíram para que a minha tarefa fosse desenvolvida com ritmo, precisão e rigor, o que registo com enorme agrado e profunda gratidão.

Também destaco as preciosas e importantes ajudas recebidas da Drª Michele Soares (do Museu da PSP); do Agente Principal, senhor Paulo Maia (Armamento); da Técnica Superior, Dª Sofia Teotónio (Relações-Públicas); do Comissário senhor Sílvio Pires e Agente Principal, senhor Manuel Caetano, ambos do Gabinete de Estudos e Planeamento; do pessoal da Portaria, assim como o da Messe, pelo cordial tratamento que me dispensaram e que muito agradeço.

O muito obrigado aos Agentes Principais, senhores Fernando Lopes, Hugo Casaca e Jorge Xisto, da sala de Formação de Tiro, por facultarem as suas instalações, pedindo, ainda, desculpa pelos incómodos que possa ter causado por ter trabalhado na sua zona de conforto.

Gente fantástica, simples e solidária e que muito honram e dignificam a grande instituição que é a Polícia de Segurança Pública! Bem hajam!

Entretanto, para que V. Exª possa constatar a dimensão deste empreendimento direi, a título de simples informação, que os dados estatísticos, são os seguintes:

TEMPO DESPENDIDO

De 6 de dezembro de 2021 a 26 de janeiro de 2022 – 30 dias (manhãs e tardes). Média: 6/7 horas diárias.

TRABALHO DESENVOLVIDO

JUNTO DA COMPANHIA MÓVEL DE POLÍCIA-Oeiras – Períodos em análise: desde 6 de novembro de 1960 a 5 de julho de 1974.

DA DIVISÃO DE MOBILIZAÇÃO DA PSP DE LISBOA: de 6 de julho de 1974 a 22 de agosto de 1975.

Ordens de Serviço publicadas: 4.177, tendo sido consultadas 8.673 páginas e obtidas 2.533 fotocópias.

JUNTO DO COMANDO GERAL DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Período em análise: de 2 de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 1976.

Ordens de Serviço publicadas: 5.449 (I e II Partes), tendo sido consultadas 16.431 páginas e obtidas 1.807 fotocópias.

Aqui houve uma tarefa adicional, complexa e demorada dado que o tamanho do papel destas Ordens de Serviço é superior ao A-4, não só a tiragem das fotocópias teve de ser um bom exercício de habilidade e saber, como o ter de escrever no verso das fotocópias tudo aquilo que não ficou impresso.

Mais adianto que todo o material recolhido (as 4.340 fotocópias obtidas no arquivo da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública) será, depois do trabalho concluído, entregue no Museu da PSP e estará disponível para os vindouros continuarem a trabalhar sobre a matéria, se assim o entenderem.

Agora terei de acabar o tema que estou a divulgar no meu blog “Estado da Índia-466 Anos de História”, para, logo de imediato, avançar com este aliciante e importante desafio, que são as Companhias Móveis de Polícia, cuja motivação é intensa e desmedida.

Contudo, perante o imenso volume de matéria recolhida entendo que esta tarefa será terminada dentro de dois anos.

Despeço-me de todos, incluindo V. Exª, com saudações de apreço, consideração e respeito.

Obrigado por tudo!

Alberto Helder

Sem comentários: