sexta-feira, 1 de agosto de 2008

JOÃO ALMEIDA – MISSÃO CUMPRIDA!


Foi na tarde da passada segunda-feira, dia 28 de Julho, que João Almeida chegou ao Aeroporto de Lisboa depois de ter terminado no dia anterior a sua participação na fase final do 4º Mundial de Futebol de Praia, levado a efeito pela FIFA em Marselha, na Praia do Prado, cujo desfecho final não foi o mais feliz para a nossa briosa selecção, que se quedou pelo terceiro lugar.
O seleccionado brasileiro é que foi o vencedor, pela terceira vez consecutiva, depois de ter eliminado a equipa portuguesa nas meias-finais, por um golo de diferença (5-4), batendo na final a Espanha, por 5-3, onde esteve presente, também uma vez mais, a arbitragem portuguesa, através do nosso ilustre representante.
Este meu bom amigo regressou a Lisboa com a convicção de ter feito o seu melhor e que sente ter representado condignamente as cores nacionais quer dentro do areal, quer fora dele, pois a sua postura exemplar foi reconhecida pelos seus colegas estrangeiros, jogadores, dirigentes, treinadores e sobremaneira pela própria organização, incluindo o Presidente do Comité de Arbitragem da FIFA, Ángel Maria Vilar Llona e seus pares.
Até dá gosto escrever uma coisa destas…
Registe-se os 6 jogos onde esteve João Almeida: 17.07, no França-Senegal (1-2), 4º árbitro; 18.07, no Camarões-Estados Unidos (4-10), 2º Árbitro; 20.07, no Japão-Brasil (1-8), 2º Árbitro; 21.07, no Senegal-Irão (4-1), como 2º Árbitro; 22.07, no Espanha-Japão (6-1), 3º Árbitro; e em 27.07, na final, no Brasil-Itália (5-3), como 4º Árbitro, tendo recebido a medalha alusiva à sua participação como membro da equipa de arbitragem finalista!
João Carlos Azevedo António Almeida, com 42 anos de idade (n. 31.08.1965), está no pico da sua carreira desportiva. Com este é o seu terceiro mundial organizado pela FIFA e já está seleccionado para a fase final da Liga Europeia de Futebol de Praia, que se realizará em Portugal (Vila Real de Santo António) nos dias 22, 23 e 24 de Agosto, com as selecções de França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia e Suiça.
Mais se informa que o próximo mundial será realizado em Novembro de 2009 no Dubai (sim, aquele maravilhoso emirado do Golfo Pérsico…). Depois, serão de 2 em dois anos.
Uma vez mais, quem superintende no futebol português e na arbitragem (nacional e distrital) quanto à recepção do nosso mais conceituado Árbitro de Futebol de Praia disseram nada, o habitual, aliás, o que não admira, pois é cortesia que não interessa, que não dá pica… Se fossem outros os protagonistas, até metia policiamento reforçado, televisões, imprensa (escrita e falada), fotos (para mais tarde recordar), et caetera, et caetera…
A senhora sua esposa, Dª Carla, e eu estivemos presentes à sua chegada. -Dubai: Palm Islands Resort-

Por fim, João Almeida, para além de me ter oferecido o emblema que ilustra esta reportagem e o Refereeing 2008 (lista de internacionais FIFA), agradece a todos aqueles que lhe enviaram mensagens de incentivo ao seu melhor desempenho e de felicidades em todas as suas actuações deste mundial onde deixou a sua marca inconfundível: Personalidade, Eloquência e Compromisso!
-Dubai: Hotel Burj Al Arab-

Sem comentários: