quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PRAIA DA MATA – A ÚNICA, INCOMPARÁVEL …

É um local encantador que frequento, assim como os meus familiares e amigos, há mais de 40 anos! Depois de ter vindo de África foi o único sítio onde me senti bem, quer com a água, límpida e levemente temperada (boa de sal, até…), com um ambiente fantasticamente seguro e esmerado, razão de lhe ter sido atribuída, desde sempre, a bandeira azul, sinónimo de que está equipada com tudo do melhor para atender os largos milhares de frequentadores que a visitam semanalmente, mas especialmente os imensos grupos de crianças e idosos. Para isso tem contribuído a equipa liderada pelo velho amigo e senhor Joaquim, simpático e cortês, sua esposa, Ermelinda, prestável e atenciosa, seu irmão o Augusto, bom e antigo companheiro de lides do futsal, e restante família (filhas e genros), sem esquecer os seus competentes, simpáticos e amáveis colaboradores, que tudo fazem também para que a praia esteja sempre num brinco! Um que já cá não está, o Maninho, banheiro, era a delicadeza em pessoa, sempre solícito e com uma dedicação sem igual. Recordo-o com saudade. Também saúdo a memória do amigo e senhor Mata, o seu primeiro concessionário, excelente pessoa que tinha sempre o condão de cativar os veraneantes, que voltavam sempre e com mais companheiros. A Praia da Mata situa-se no extenso areal, branco e fino, sempre impecavelmente limpo, com mais de 20 quilómetros de extensão, da Região de Turismo da Costa Azul, que vai até à Fonte da Telha. Tem bastantes dunas e de onde é possível contemplar a imponente arriba fóssil da Caparica. Dista cerca de 3 quilómetros do centro da Costa de Caparica, com boas indicações para lá se chegar fácil, quer de automóvel ou outro transporte (camioneta ou comboio) e tem condições privilegiadas para diversas actividades lúdicas, especialmente caminhar, correr, jogos, bodyboard e surf. A servi-la tem um excelente parque de estacionamento e à sua volta parques de campismo. Barcos característicos ainda são utilizados na faina da pesca que se faz a partir do areal. Os que pretendam tomar o pequeno-almoço, café ou refeições leves ou de garfo e faca têm ao seu dispor o bar, com uma ampla esplanada, bem animada com música, ou o restaurante que, com ementa variada e rica, espera os apreciadores de iguarias, donde se destaca o bom peixe, fresco e bem confeccionado.
A aprazível Praia da Mata, também conhecida como Piedense, é a melhor e a mais frequentada da vasta zona da orla marítima que comporta 36 praias!
Alguns serviços de apoio disponíveis: Praia vigiada, informação sazonal, instalações sanitárias, primeiros socorros, telemóvel, distribuição de cinzeiros individuais, caixotes para resíduos, aluguer de toldos e barracas e muita cordialidade, mas mesmo, para com os seus utentes. Para se sentir o que a Praia da Mata representa também em termos desportivos, basta dizer que em 2007 viu realizar-se no seu magnífico areal duas provas de grande nível:
Em Maio o Campeonato Mundial de Surf para Jovens, organizado pela ISA-International Surfing Association, depois de África, Pacífico e Américas do Norte e do Sul, coube a vez da Europa ver esta competição e foi logo escolhida a Praia da Mata…
Estiveram em competição 261 surfistas representando 28 países, entre os quais a África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Havai, Inglaterra, Japão, México, Peru, Tahiti, Venezuela e Portugal!
No mês seguinte, em Junho, efectuou-se uma etapa do Circuito Nacional de Futebol de Praia, destacando-se o jogo entre o Benfica e a União de Leiria, com honras de transmissão televisiva em directo!
Por fim, para completar o que de bom tem a Natureza, sugiro que assistam ao pôr-do-sol: simplesmente deslumbrante, extático, encantador… DESFRUTEM DE PRAIA, SEM ABUSOS...
Mais sobre a Praia da Mata:

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou a Ines,tenho 10 anos e desde que estava na barriga da minha mae que frequento a praia da mata.
E gosto muito. Para mim e a melhor praia de Portugal!

MARIA JOÃO DE ALMEIDA disse...

Coisas de destino, talvez...
Procurava eu alguma coisa sobre o meu sogro Maninho, banheiro da Praia da Mata durante tantos anos e homem que eu tanto admirava quando tenho a surpresa de encontrar esta mensagem no seu blog.
Engraçado é o facto de o meu marido comentar muitas vezes que o pai ia sentir muito orgulho no neto por este ser jogador da Nova Geração Benfica no Almada.
Como sabe a Praia da Mata tem tradição benfiquista,muitos jogos se faziam ali com pessoas do Benfica.
Obrigada
Maria João de Almeida

shavasana disse...

Gostava de deixar uma foto do Maninho na Praia da Mata, no bar do Joaquim, ainda que sem muita qualidade pois tirei de um filme que fiz em 1985. Há tão pouca coisa sobre este homem excepcional que foi ex-libris da Praia da Mata e da Costa e da durante tantos anos...

Unknown disse...

Olá Hélder, não foste nadador-salvador na nossa Praia da Mata?

alberto helder disse...

Não, não fui Nadador-Salvador na Praia da Mata, mas sim um frequentador assíduo, durante anos e anos.
Contudo, tenho uma pequena lembrança de que havia um Helder nessas funções.
Saudações!