quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ASSOCIAÇÃO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL DE ANGOLA – NOVA DINÂMICA!

Foi no passado dia 6 deste mês de Dezembro que os órgãos sociais da AAFA recentemente eleitos assumiram os destinos da sua Associação. São dezasseis os elementos que fazem parte da lista votada, a quem tenho a honra de felicitar e desejar as maiores venturas para o mandato de 4 anos, não só para os dirigentes como para todos os agentes de arbitragem angolana, Árbitras, Árbitros, Assistentes e Observadores. Fazem parte do elenco, os meus bons amigos Délcio Costa (Presidente da Mesa da Assembleia-geral), Engº Severino Cardoso (Presidente da Direcção), Superintendente Manuel da Rosa (1º Vice-Presidente), Engº Canda da Costa (2º Vice-Presidente da Direcção). -António Mangueira, Engº-
No que me foi dado observar o programa de acção para o quadriénio 2008/2012 constam como pontos principais, a reorganização administrativa, dinamização dos núcleos e sua implementação nas províncias onde ainda não existem, assim como estreitar o relacionamento com a Federação Angolana de Futebol, superiormente dirigida pelo Dr. Justino Fernandes e seu 1º Primeiro Vice-Presidente Engº António Mangueira, e bem assim o seu Conselho Central, liderado pelo meu bom amigo Jorge Mário Fernandes.
-Canda da Costa, Engº-
A criação do grupo técnico para formação e palestras, assim como conseguir o seguro dos árbitros durante os jogos, são outros elementos previstos para a sua execução. -Délcio Costa-
A segurança social sobre a reforma do árbitro, também faz parte das linhas de força do elenco de Severino Cardoso, reconduzido para um segundo mandato. -Jorge Mário Fernandes-
Entretanto, registe-se que em 17 de Outubro de 2008, dia 17 de Outubro de 2008 ficou marcado para a história da Associação de Árbitros de Futebol de Angola.
-Justino Fernandes, Dr.-
Foi neste dia em que pela primeira vez após a sua fundação Março de 2003, membros de direcção são recebidos em audiência pela Direcção da Federação Angolana de Futebol presidida pelo Dr. Justino Fernandes.
-Manuel da Rosa, Superintendente-
Durante a audiência, que foi muito interactiva e animada, debateu-se vários aspectos ligados ao futebol angolano:
1-Apreciação da Associação de Árbitros de Futebol de Angola sobre o momento actual do futebol angolano.
2-Participação dos Árbitros ao longo do campeonato de futebol
3-Cooperação entre a Associação de Árbitros de Futebol de Angola e a Federação Angolana de Futebol por intermédio do Conselho Central de Árbitros.
4-Apresentação do programa de desenvolvimento do futebol da Federação Angolana de Futebol.
-Severino Cardoso, Engº-
No final ficou acordado que a Direcção da Federação Angolana de Futebol tudo fará para que a Associação de Árbitros de Futebol de Angola, na qualidade de membro da sua Assembleia Geral, como sócio efectivo, seja de facto um parceiro a ter em conta para que os aspecto ligados a arbitragem em Angola reflictam os anseios da classe. É imperioso que os árbitros se revejam nos procedimentos e metodologias traçadas para a administração da arbitragem angolana.
-Da esquerda: Ana Bia Batista (Brasil), Arlindo Carneiro e Helder Costa (São Tomé e Príncipe), o saudoso Roberto Talaya Júnior, José Pessi e Manoel Oliveira (Brasil) e eu.
Participaram na audiência as seguintes individualidades: FAF - Federação Angolana de Futebol: Dr. Justino Fernandes (Presidente) e Augusto Silva (Secretário-geral).
AAFA - Associação de Árbitros de Futebol de Angola: Superintendente Manuel da Rosa (1º Vice-Presidente), Engº Canda da Costa (2º Vice-Presidente) e Dr. Belmiro Carmelino (Secretário Interino).

SAUDADE-Não deixo de recordar a memória daquele que foi um acérrimo defensor da Associação dos Árbitros angolanos (foi seu Secretário-geral), dos seus ideais e projectos, o meu bom amigo Roberto Talaya Júnior que já não está entre nós, mas a sua figura, personalidade e grande sentido de responsabilidade deverão ser exemplos para todos aqueles que querem o melhor para a causa da arbitragem.

Exerceu a função de Árbitro mais de vinte anos, atingindo a primeira categoria nacional.

Faleceu em Londres, em Agosto de 2005, aos 43 anos, vítima de doença incurável, dois meses depois de ter estado connosco no XVII Encontro Nacional de Núcleos, realizado em Sintra (18.06.2005).

Nota: As fotos individuais estão ordenadas alfabeticamente.

Sem comentários: