
Este companheiro de percurso deixou-nos passado dia 24 de Março, aos 79 anos de idade, devido a doença que sofria há perto de 10 anos.
António Porém Luís nasceu no Barreiro em 1 de Junho de 1929 e, desde jovem, esteve sempre ligado ao futebol. Foi na sua terra natal que se iniciou como jogador. Representou a CUF-Companhia União Fabril, nos escalões mais jovens. Como sénior jogou no Sport Clube de Mirandela e no Grupo Desportivo de Chaves. Veio depois mais para o Sul e acabou a sua carreira como praticante no Ateneu Desportivo de Leiria, localidade que adoptou. Passou a treinar algumas equipas da zona mas como simples amador.
Inscreve-se, em boa hora, no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Leiria e frequenta o curso de candidatos a Árbitro e é aprovado no exame realizado no dia 6 de Julho de 1963, dando, assim, início a uma nova fase na actividade desportiva. Depois de percorrer todas as categorias distritais e nacionais, cujas actuações na direcção dos jogos primaram pelo rigor, empenho, dedicação e qualidade, chegou ao ambicionado topo da arbitragem, isto é, à internacionalização. Por esta distinção, recorde-se que, em 8 de Dezembro de 1975, foi merecedor de uma memorável festa de homenagem na cidade do Lis onde compareceram inúmeros amigos de vários pontos do país com o Presidente da Câmara Municipal de Leiria a presidir à cerimónia de consagração de Porém Luís. Ostentou o escudo FIFA desde a época 1975/76 a 1978/79. No Verão de 1978, convidado pelo Sporting Clube de Portugal para acompanhar a sua equipa à China, com o saudoso Mário Luís, onde dirigiram os jogos que por lá se realizaram. Terminou a carreira aos 50 anos de idade (o que prevalecia na altura), mas não parou, pois integrou a lista vencedora para dirigente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, onde permaneceu cerca de 10 anos.
Este bom amigo era casado com Maria da Encarnação há 53 anos e pais de Luís e avós de Ricardo e Manuel. O seu funeral realizou-se ontem para o Cemitério Municipal de Leiria. Expresso os mais sentidos pêsames pela perda de um grande homem e um excelente e determinado camarada de arbitragem.


1 comentário:
Para a famçília enlutada, aqui ficam as minhas condolências.
Rui Mascarenhas Santos
Enviar um comentário