quarta-feira, 10 de março de 2010

JOSEPH SEPP BLATTER ANIVERSARIANTE

Pois é verdade… O Homem mais poderoso do Mundo, entenda-se no desporto, comemora hoje o seu 74º aniversário natalício e em grande forma, como tem demonstrado desde antanho… Nasceu na Comuna de Visp, Cantão de Valais (Suiça), neste mesmo dia, que calhou numa terça-feira, isto em 1936 e, desde daí, a sua ascensão tem sido tão bem sucedida, quer social, quer profissional e desportiva que acabou na presidência da FIFA. A FIFA é uma super potência a nível mundial, já que o número de países que nela estão inscritos (208), supera substancialmente a entidade mais próxima em termos de destes registos, caso da ONU que alberga 192 nações!
Blatter, casado com Corinne e pais de Graziella Bianca, domina 5 idiomas e é licenciado em Economia e Administração de Empresas. Quanto ao futebol, iniciou a sua actividade em 1948, com 12 anos e, sempre como amador, onde atingiu a 1ª divisão. Retirou-se em 1971.
Desde 1956 que é membro da Associação Suiça dos Jornalistas Desportivos. Foi Secretário-geral da Federação Helvética de Hóquei sobre o gelo, em 1964. De 1970 a 1975 elemento preponderante da Direcção do Neuchatel Xamax.
Bem, depois, iniciou a sua actividade na FIFA como Director Técnico dos Programas de Desenvolvimento, cargo que exerceu entre 1975 e 1981. Foi eleito Secretário-geral do maior organismo desportivo do planeta em 1981 e manteve-se nessas funções até ao dia 8 Junho de 1998, data em que se guindou ao patamar mais elevado na organização, quando em Paris, o aclamaram Presidente! Passou, portanto, a ser o oitavo líder da FIFA, instituição criada em 21 de Maio de 1904. Reeleito por duas vezes, em Seul (29.05.2002) e Zurique (31.05.2007), continua a incrementar os seus projectos desportivos e sociais, obras importantes que a sua administração persiste em realizar e desenvolver cada vez mais e melhor, em qualquer parte do nosso planeta!...
As mais distintas condecorações que recebeu até agora, entregues pelas mais diversas e eminentes individualidades mundiais, como responsáveis por Confederações continentais, Federações nacionais, Clubes, Entidades Oficiais e Privadas, já ultrapassam a centena, incluindo as graduações de Professor e Doutor honoris causa de imensas Universidades e Academias! É das personalidades que mais viajou e mais países visitou (não se sabe quantos!). É membro do Comité Olímpico Internacional, da Fundação Board e da Agência Mundial de Anti-dopagem. Por último tem a sua própria Fundação, onde nasceu, que tem contribuído para o bem-estar das crianças que acolhe e protege. Daqui de Portugal expresso um forte abraço de parabéns!
Um pequeno episódio: No jogo final do Euro-2004, em que perdemos o título a favor da Grécia, estive frente-a-frente com Blatter e pedi-lhe para posar com ele que imediatamente acedeu. Aconteceu é que, à minha volta, não vi ninguém de confiança para entregar a máquina e obter o “boneco”, o que lamentei. Resultado: Mesmo assim tirei a foto possível com o Presidente Blatter e um seu assessor, como se pode ver na última imagem…

Sem comentários: