terça-feira, 22 de junho de 2010

ALBERTOHELDER.BLOGSPOT.COM – MILENÁRIO!

Cheguei hoje ao primeiro milhar de publicações no blogue e, desde já, agradeço a todos aqueles que fizeram o favor de dispensar a sua melhor atenção, tolerância e compreensão ao acederem a este canal de informação, onde o sector de arbitragem tem tratamento privilegiado.
Dos diversos trabalhos que fui publicando, na expectativa de contribuir para a história da arbitragem portuguesa, uma vez que a hierarquia praticamente nada fez (ou faz) nesse sentido, entendo ser a série dos Árbitros FIFA portugueses aquela que mais gozo me deu realizar, pois fazer pesquisa aprofundada desde 1915, com nomes, datas, onde estão filiados, entrada no quadro internacional e quantas épocas ostentou o emblema ao peito, ter obtido as fotos dos 81 embaixadores da arbitragem portuguesa em todo o mundo foi, sem dúvida, o expoente máximo que atingi até agora. Tive necessidade de contactar familiares de Árbitros já desaparecidos, de deslocar-me a Registos Civis e Distritais, Notários, Cemitérios e sei lá que mais. Curiosamente o último dado recolhido veio, via net, de um dos cinco cemitérios existentes no Recife (Brasil) …
Outras rubricas se seguiram, como a lista dos Assistentes FIFA; Ranking, época a época, das Árbitras, Árbitros, Assistentes e Observadores da primeira categoria nacional, assim como os agentes do Futsal; os quadros FIFA da Lusofonia; os Árbitros portugueses nos Campeonatos da Europa e do Mundo (este com imagens vídeo dos jogos em que participaram desde 1950); a retrospectiva dos mundiais de futebol (masculino e feminino); os nomes de todos os agentes de arbitragem que compõem as equipas de arbitragem nas finais da Taça de Portugal de Futebol e de Futsal, etc. etc.
Os Prémios Mel e Fel que vão sendo atribuídos, são o reflexo de quem está na arbitragem para a servir com dignidade, honra e com empenhamento ao mais elevado nível, no caso do primeiro título, e, no segundo...
Continuo com a mesma vontade, disponibilidade e entrega quando em Agosto de 2007 me iniciei diariamente nestas andanças.
Quanto a imagens divulgadas desde então o seu registo já ultrapassa as 7.450!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns! Existe um vazio de informação e acompanhamento que este blog vai cobrindo! A Arbitragem necessita de si e do seu blog! Não deixe nunca de escrever! Abraço. Árbitro Licenciado AFL

César disse...

Desde España, muchísimas felicidades, Alberto.

Su blog es una luz en el mundo del arbitraje (y no solo portugués).

César de la Prida (Madrid).