domingo, 13 de março de 2011

SELECÇÃO DE ATLETISMO PARALÍMPICA ESTÁ DE PARABÉNS!

Foi um feito enorme o que fez a nossa representação no Mundial da especialidade IPC 2011, realizado na Nova Zelândia, onde obteve mais cinco medalhas, uma de ouro, três de prata e uma de bronze. As vitórias alcançadas expressam a excelência dos atletas. Excepto a medalha conquistada pela estafeta, as restantes foram alcançadas por jovens esperanças. Proporcionar aos atletas a possibilidade de participar, de competir e de representar o nosso País no evento internacional mais importante do atletismo adaptado antes dos Jogos Paralímpicos é um dos objectivos alcançados, segundo Carlos Lopes, chefe da delegação do Comité Paralímpico de Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo IPC 2011. Num clima de grande camaradagem e de entreajuda entre os elementos da delegação, este evento mundial possibilitou aos atletas obter marcas e classificações desportivas que lhes permitem entrar ou permanecer no Projecto de Preparação Paralímpica Londres 2012, adianta ainda.
Luís Gonçalves sagrou-se Campeão do Mundo na prova de 400 metros, classe T12, com o tempo de 49,83s, ficando apenas a dois centésimos do seu recorde pessoal. Com apenas 23 anos, o atleta que já havia sido Vice-campeão Paralímpico em Pequim 2008, confirma o excelente momento de forma e o bom trabalho que tem vindo a desenvolver com o treinador Nuno Alpiarça. A selecção nacional de estafeta de 4x100m, classes T11-T13 - Atletas com deficiência visual, conquistou neste Campeonato a medalha de prata, com o tempo de 44,44s. A equipa lusa constituída por José Alves, Firmino Baptista, Luís Gonçalves e Gabriel Potra, cumpriu a tradição de obter para Portugal lugares de pódio. Luís Gonçalves voltou à pista do Estádio Queen Elizabeth II, em Christchurch e regressou uma vez mais ao pódio, após ter ganho já os 400 metros, desta feita para receber a medalha de prata do 2.º lugar na final de 200 metros para atletas com baixa visão. Apesar da chuva e do vento, Luís Gonçalves voltou a ter uma excelente prestação, cumprindo a distância em 22,57 segundos. Inês Fernandes conquistou a medalha de bronze no concurso do lançamento do peso, classe T20 – atletas com deficiência intelectual. Ao arremessar o peso a 11.45m, a atleta de 22 anos e natural de Valença, cumpriu o sonho de inscrever o seu nome na lista de atletas portugueses medalhados em Campeonatos do Mundo promovidos pelo Comité Paralímpico Internacional. Lenine Cunha sagrou-se vice-campeão do Mundo de salto em comprimento, classe T20 – atletas com deficiência intelectual, ao conquistar a medalha de Prata. O Comité Paralímpico de Portugal assumiu a responsabilidade de coordenar a delegação que tem como principal objectivo a qualificação dos atletas para os Jogos Paralímpicos Londres 2012 e a manutenção dos atletas que fazem actualmente parte do Projecto de Preparação Paralímpica Londres 2012. O Mundial de Atletismo IPC 2011 decorreu entre 21 e 30 de Janeiro na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, e contou com a participação de 73 países e 1030 atletas. Portugal participou neste Campeonato com uma delegação de 37 elementos, dos quais 18 são atletas. Eis os nossos representantes:

ATLETAS: Manuel Pereira Baptista, Carlos Alberto Amaral Ferreira, Firmino Francisco Andrade Baptista, Gabriel Furtado Potra, Gabriel Maximiliano Macchi, Inês Isabel Maciel Fernandes, Joaquim Ferreira Machado, José Rodolfo de Sousa Alves, Lenine Francisco da Silva Cunha, Luis Carlos Martins Gonçalves, Maria da Graça da Silva Fernandes, Maria Odete Ferreira Fiúza, Nelson da Conceição Madeira Gonçalves, Nuno Miguel Fernandes Alves,
Raquel Andreia de Sousa Faria Cerqueira, Ricardo Manuel Marques, Ricardo Manuel Martins do Vale e Samuel Rafael Faria Teixeira de Freitas.

ATLETAS-GUIAS: Alcindo de Jesus Neves, Amílcar de Melo Fernandes Leal,
Ivo Vital, Filipe Alberto da Silva, Henrique José Pedro dos Santos, João José Pontes de Campos,
Martim Ramos Nunes, Paulo Manuel Marques Ramos, Ricardo Pacheco e Vítor José Freitas Rêgo.

TREINADORES: Américo José Lima Brito, Hélder Manuel da Silva, Jorge Augusto da Silva Rodrigues e José Manuel de Almeida da Costa Pereira.

FISIOTERAPEUTAS: Hélder José Molarinho Estevão e Vanessa Vaz Silva.

OFICIAIS: Carlos Manuel da Conceição Lopes (Chefe da Delegação),
Hugo Duarte Alves Nunes (adjunto do Chefe de Delegação), Nuno Maria Antunes Labão Alpiarça (Coordenador Técnico-desportivo),

Fonte: Comité Paralímpico de Portugal

Sem comentários: