O quarto episódio desta colectânea reporta-se às Arbitras internacionais, função que teve início em 1995, altura em que a FIFA decidiu, finalmente, a enveredar na especialização desta actividade, tão importante para o desenvolvimento da arbitragem do futebol.
Contudo, foram dados passos importantes a nível mundial no primeiro Campeonato do Mundo 1991-China, onde, de um grupo de 20 elementos do sector para controlar os 26 jogos, seis eram jovens Árbitras.
Mesmo assim, para a partida que decidia os 3º/4º lugares foi nomeada uma equipa de arbitragem constituída somente por mulheres.
Já a final foi gerida no masculino e as assistentes no feminino.
Sobre este mundial poderá ver mais pormenores em:http://albertohelder.blogspot.com/2009/01/arbitragem-nos-mundiais-femininos-1991.html
Entretanto, naquela altura (1995), as primeiras Árbitras, num total de 26, pertenciam a 23 países, que representavam a África 5/5, Américas 7/6, Ásia 3/3 e Europa 11/9.
Mesmo assim 148 Federações nacionais não se candidataram a este quadro internacional, incluindo a Federação Portuguesa de Futebol que só em 2004 é que decidiu dar oportunidade às suas filiadas, depois da APAF ter insistido constantemente que a indicação das jovens portuguesas à FIFA, sempre baseada na sua categoria, experiência e a alta qualidade dos seus desempenhos no Mundialito (Algarve), seria uma mais-valia para a formação. Chegou até apresentar um estudo detalhadamente!
Com muito gosto expresso o mais profundo agradecimento a quem fez o favor de estar comigo neste projecto.
São os casos da internacional portuguesa BERTA MARIA CORREIA TAVARES, de Vila Real, no quadro de elite desde 2004 e a
FIFA-FEDERATION INTERNATIONALE FOOTBALL ASSOCIATION (Suiça) eUEFA-UNION OF EUROPEAN FOOTBALL ASSOCIATIONS
Apreciem, pois, os emblemas pela sua evolução, desenhos, cores e dizeres.
Enfim, vale a pena levar até ao fim esta agradável iniciativa, única e universal, recolhendo os originais que, na altura apropriada, foram distribuídos aos seus utilizadores e que, agora, fazem parte dum valioso conjunto histórico que enriquece a arbitragem de todo o mundo.
Aproveito para lembrar que, para completar as colecções de Árbitras e Árbitros, quer de Futebol quer de Futsal (os emblemas a partir de 1997 são comuns quer nos homens quer nas mulheres) ainda me faltam alguns exemplares.
Se o estimado leitor estiver interessado em colaborar é favor contactar-me nesse sentido, para: alberto.helder@netcabo.pt
Entretanto, as primeiras séries já aqui divulgadas, poderão ser consultadas em:
ÁRBITROS DE FUTEBOL DE PRAIAhttp://albertohelder.blogspot.com/2011/04/fifa-insignias-arbitros-de-futebol-de.html
ÁRBITRAS ASSISTENTEShttp://albertohelder.blogspot.com/2011/05/fifa-insignias-arbitras-assistentes.html
ÁRBITROS ASSISTENTEShttp://albertohelder.blogspot.com/2011/06/fifa-insignias-arbitros-assistentes.html
4 comentários:
Sempre em cima do acontecimento.
Parabéns.
Um abraço
Obrigado pela sugestão. Apreciei o cuidado com que o meu Amigo Alberto segue tudo quanto se relaciona com a arbitragem, tenho passado ao meu filho que, quando tem tempo, não deixa de também apreciar. Um abração. Carlos Dias
Wow, very nice Alberto!
Met Vriendelijke groet,
Jochem Kamphuis
Nederland
...fui lá e fiquei muito agradado. Parabéns pela tua (sempre) prestimosa colaboração à causa.
1abraço do AFerreira
Enviar um comentário