quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

BOLETIM 39 - JANEIRO 2020




 
-Imagem 1- 
 
À Junta de Freguesia de Benfica

-Imagem 2-

Boa tarde!

 -Imagem 3-
 
Sobre os assuntos que afetam os moradores da zona remota do Bairro das Pedralvas, direi que neste momento estão em andamento obras que talvez venham a melhorar (?) a sua qualidade de vida.

-Imagem 4-

Lembro que os temas em destaque há largos meses, são os seguintes:

- Impedir o estacionamento selvagem sobre a única passagem de peões da rua Ary dos Santos, que se resolve com uma pequena obra, ou seja, acrescentar o passeio, como o fizeram na rua Maria Lamas. 
- Pintar a totalidade da referida passagem de peões.
- Tapar 2 enormes buracos feitos pela rataria, agora no relvado existente na frontaria entre o Lar de Cidadãos Deficientes e o prédio da Ary dos Santos nº 1.
- Quando chove, a sarjeta defronte à extinta dependência do Montepio, onde está uma passagem de peões, continua a expelir as águas pluviais que deveria recolher.
- Limpeza das sarjetas em toda a zona das ruas Maria Lamas e Ary dos Santos, todas elas atulhadas de lixo.
- Cortar periodicamente o matagal à volta do prédio nº 1 da Ary dos Santos, no sentido de acabar com rataria que há sua volta prolifera.
- Candeeiros de iluminação pública que pouco ou nada servem, quer na sua localização, quer na fraca luz que projetam.   

Quanto à passagem de peões da Ary dos Santos (imagem 1) o que está previsto realizar é que, neste momento, vai ficar com 5,50 metros de comprimento, o que vai proporcionar que os infratores possam estacionar a sua viatura sobre a passadeira, pois ainda fica espaço para que o trânsito continue a movimentar-se normalmente, voltando a prejudicar os peões que deveriam ser protegidos. A passadeira da rua Maria Lamas (imagem 2) tem 4 metros de comprido e está impecável, dado que ninguém ali estaciona e está salvaguardada a integridade dos peões. Agora, deixar a passagem de peões da Ary dos Santos, com 5,50 de comprido é um verdadeiro convite ao ilícito. Mais vale ficar como está! Gastar mal o dinheiro dos contribuintes, é que não!

A rábula dos candeeiros é demais… Uns colocados pela EDP (imagem 3), bem no meio do passeio, que não tem espaço para passar uma cadeira de rodas, ou alguém com problemas e que utilize auxiliar de marcha, que terá de vir à rua para poder circular… Outros, que foram colocados pela Câmara Municipal de Lisboa (imagem 4), também no meio do passeio e estão em desuso, não são retirados porquê? Tantos obstáculos para quê?

Entendo que já aborrece tantas deficiências há tanto tempo num espaço que deveria ser exemplar no Bairro das Pedralvas.

Quere-se qualidade de vida e não estar aqui a lamentar estes desagradáveis episódios que massacram e aborrecem fregueses que cumprem com as suas obrigações e que deveriam ser respeitados na sua plenitude.

Acrescente-se que, pela morosidade em resolver estas situações, que se arrastam há largos meses, foram mencionados na Assembleia Municipal de anteontem, no espaço aberto ao público.

Até para o mês que vem.

Saudações

Alberto Helder

Sem comentários: