terça-feira, 25 de setembro de 2007

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA – QUASE CENTENÁRIA


No passado domingo, dia 23 de Setembro, a AFL completou os seus 97 anos de existência!

Criada em 1910, doze dias antes da proclamação da República, tem sido um motor de dinamização no futebol em Portugal. A sua sede está situada numa zona formosa de Lisboa, o Chiado. Tem um museu digno do seu nome e da sua já longa história, onde as recordações causam saudade e emocionam quem viveu alguns dos seus maravilhosos episódios.

Os clubes fundadores da AFL foram: Clube Internacional de Futebol, Sport Clube de Campo de Ourique, Sport Clube Império, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal. O seu primeiro Presidente: Dr. António Joaquim de Sá Oliveira.

A AFL, pioneira em termos associativos, foi um incentivo para que outras congéneres se formassem a nível distrital e regional. Hoje existem 22 em Portugal, abrangendo os 18 Distritos do continente e as Regiões Autónomas (1 na Madeira e 3 nos Açores), todas elas a coordenarem a actividade das suas zonas de influência, promovendo e divulgando a actividade do futebol nas suas variantes de onze, sete, futsal e de praia, com a realização de imensas competições desde os escalões mais jovens (escolinhas) aos seniores, quer masculinos, quer femininos.

Os dados estatísticos da Associação de Futebol de Lisboa referentes à época 2006/2007, são os seguintes:
Equipas participantes: 1.251
Jogadores: 5237
Treinadores: 1.748
Massagistas: 1.152
Competições: 49
Jogos por semana: 474
Total de jogos: 13.558

Já o número de Árbitros, actualmente, é de 538. Pasme-se: Há um défice de 115 do que a temporada anterior!

O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa divulga no sítio da AFL (http://www.afutebollisboa.org/) as suas actividades e outras rubricas de interesse e é o único no nosso país que tem a composição dos seus membros e dos respectivos mandatos, desde alguns anos a esta parte.

Parabéns, AFL! E aqui expresso o desejo de que a comemoração do primeiro centenário seja um marco histórico! Até lá…

Sem comentários: