segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ANDRÉ SOUSA UM JOVEM COM TALENTO E VALOR

No passado dia 24 de Janeiro dei uma saltada ao campo do Ferroviário (Marvila/Lisboa), para passar um pouco de tempo a ver um jogo de futebol juvenil e aí defrontavam-se as equipas de Juniores B (sub-17) do Grupo Desportivo de Chelas (fundado em 1982) e do Sport Lisboa e Olivais (f. 1982), cujo desfecho final foi favorável aos visitantes por 5-1. André João Nascimento Sousa, nascido em 12 de Outubro de 1989, (filho de Silvério Sousa, também Árbitro), iniciou-se na actividade na Associação de Futebol de Lisboa em 2007/2008, como Árbitro Jovem e actualmente faz parte do quadro da 2ª categoria distrital isto no Futebol 11.
É estudante e também aderiu ao Futsal nesta época, onde começou, Estagiário. Ele fazia parte da dupla que estava a dirigir o encontro, com o seu colega Diogo Marques, mas, já agora, para quando a correcção desta aberrante decisão da Associação de Futebol de Lisboa em ter permitido que estes jogos sejam dirigidos por 2 Árbitros, quando a FIFA não alterou esta norma cumprida pela esmagadora maioria das suas filiadas. Coisas…
Quanto ao André devo dizer que gostei da sua prestação, de que destaco a sua forte personalidade, a maneira de estar no rectângulo, elevação do diálogo com os intervenientes, a sua colocação e, principalmente, o jeito que tem para o exercício desta difícil missão, que é o de arbitrar. É, estou certo, uma promessa credível e real da arbitragem portuguesa mas para atingir o topo deve ser bem acompanhado no futuro, criando-se condições para que se aperfeiçoe, que não adquira vícios ou defeitos prejudiciais ao exercício cargo, que se mantenha actualizado e preparado para enfrentar jogo com o mesmo à-vontade como eu o vi naquela manhã. Uma situação que ocorreu no decorrer da partida: O Treinador do Olivais pretendeu dar instruções aos seus jogadores com o jogo parado e pediu a um dos seus formandos que, próximo da linha lateral e bem perto do seu banco de suplentes, fingisse estar lesionado e que se sentasse no rectângulo de jogo, o que fez, isto para levar o Árbitro a interromper o encontro para ser assistido.
-Em Vila Nova de Foz Côa, com amigos (seu pai é o terceiro da direita)-
André Sousa, perspicaz e atento à jogada, não suspendeu o desafio e solicitou ao jogador magoado que saísse pelos seus próprios meios já que não viu motivo contrário a esta sua decisão. -Elemento preponderante da equipa do Núcleo da Póvoa de Santa Iria, no Torneio promovido pela APAF, no ano passado-
O Treinador teve que engolir um sapo, pois comentou para os seus que o Árbitro não foi na conversa…

-No comando do ataque da sua equipa-
André, sê feliz! A Arbitragem conta contigo e precisa de ti para a dignificares!

Sem comentários: