terça-feira, 14 de junho de 2011

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VILA REAL ESPERA O QUÊ?!

Acontece que um dos decanos da arbitragem portuguesa HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA E SILVA (nasceu 5 de Fevereiro de 1925), hoje com 86 anos de idade, mas desde há muito um grande baluarte da arbitragem transmontana, foi agraciado pela Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, na sua sessão de 23 de Janeiro de 2010 (já lá vão 507 dias, repito quinhentos e sete dias!…), com o título de SÓCIO DE MÉRITO, proposta aprovada por unanimidade e aclamação, facto que encheu de jubilo os desportistas de todos os quadrantes.

Contudo (há sempre um mas…), a entrega de tão importante galardão ao seu legítimo recebedor e meu ilustre e bom amigo não tem sido tão fácil como seria normal e desejável.

Desde a demora em activar os mecanismos burocráticos dentro da Federação até ao não proporcionarem a sua chamada a uma das muitas Assembleias magnas, entretanto realizadas, com a presença de todos os representantes das 29 entidades que fazem parte do órgão supremo federativo, para, no local próprio, procederem à homenagem a um desportista que tanto deu ao futebol, tem decorrido imenso e despropositado tempo, ao ponto dos seus mentores resolverem enviar o certificado, via correio convencional, para a Associação de Futebol de Vila Real a fim desta proceder em conformidade. Coisas…

Ora bem, a referida Associação tem em seu poder o documento já há algum tempo, mas, segundo a sua ideia (negativa), só o entregará ao seu filiado Henrique Silva quando estiver planeado um acontecimento compatível com tal honraria.

Afirmo: o facto de ter sido atribuído tal reconhecimento não é por si só um excepcional evento que merece todo empenho da Direcção da Associação de Futebol de Vila Real, liderada pelo Dr. José Manuel Costa Pereira, em organizar uma singela sessão solene que juntasse agentes da arbitragem distrital e nacional e os convidados que achasse por bem?

Lembro que a arbitragem tem a sua própria identidade, não é subserviente nem dependente de ninguém, tem o seu espaço próprio, os seus princípios e valores, deveres e obrigações, logo deve ser tratada como parte indissociável do desporto-rei com deferência, estima e merecimento.

Penso que é viável e tão depressa quanto possível concluir esta questão, pois o tempo vai inexoravelmente avançando e ninguém sabe o dia de amanhã e, infelizmente, no raciocínio comum, poderá vir a ser tarde, quando aparecer a enorme conjuntura de que alguns estão à espera!

Há que retribuir as honrarias a quem muito fez pelo futebol e pela arbitragem enquanto está entre nós, o que é o caso, depois já não tem sentido e muito menos enquadramento solidário e humano.

Recorda-se que Henrique Silva recebeu condignamente, entre tantos louvores e agradecimentos, as seguintes condecorações: Medalha de Bons Serviços Desportivos, do Governo da República Portuguesa, em 27 de Setembro de 1999 e Medalha de Mérito Municipal, grau prata, em 4 de Julho de 2007, do Município de Vila Real,

Nota: Foto de Frederico Correia, gentilmente cedida pelo Semanário Mensageiro de Bragança.

Ver mais:
http://albertohelder.blogspot.com/2008/01/henrique-dos-santos-pereira-e-silva.html
http://albertohelder.blogspot.com/2011/03/federacao-portuguesa-de-futebol.html

Aceder à entrevista publicada naquele órgão da comunicação social:
http://www.mdb.pt/noticia/1584

Sem comentários: