quarta-feira, 1 de junho de 2011

FORMAÇÃO DE DIRIGENTES DESPORTIVOS





Graças à original iniciativa da Junta de Freguesia de Carnide (Lisboa) que decidiu e bem levar a efeito este projecto, tive a honra de ter participado no passado dia 21 de Março palestrando sobre temas que me são particularmente favoritos e que, a generalidade das pessoas, tem apreço e desejo de se inteirar pormenorizadamente quanto a Comunicação e Liderança. Foi uma sessão muito agradável, pois os assistentes tiveram a curiosidade em saber o que eu entendia, dada a minha experiência em formação, ligado que estive 17 anos ao serviço activo no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, com centenas de formandos que frequentaram os Cursos iniciais, para poderem exercer a actividade aliciante e gratificante que é ser-se Árbitro de Futebol. Naquele longo período foram-me proporcionados momentos inesquecíveis, pois lidei com tanta gente de várias camadas sociais, desde o menos ao mais instruído, desde o magro ao forte, desde o alto ao que tinha a altura mínima exigida para desempenhar a função, desde o sisudo ao jovial, enfim, foi um manancial de relacionamento muito próximo que muito me ajudou na minha vida. Aqui tenho que abrir um parêntesis, já que todos estes alunos eram bem-vindos ao sector de arbitragem, sem nunca se saber se tinham ou não vocação para tal, pois jamais prestaram provas psicotécnicas, ainda hoje exigidas no Regulamento de Arbitragem, mas é letra morta para a hierarquia. Coisas... Ora, face ao que acabei de dizer, aqui se coloca a grande questão: como conseguir liderar uma equipa multifacetada de instruendos em que a capacidade de assimilar a matéria não é uniforme, o grau de concentração varia assustadoramente, as condições higiénicas de algumas pessoas deixam a desejar entre outras questões relevantes e de máxima importância para o fim que se pretende alcançar? Além dos temas que acima destaquei ainda abordei as Funções do Dirigente Desportivo, Responsabilidade (obrigações cívicas), Lidar com a Pressão e Gestão de Conflitos.

Resumindo, estive com gente atenta e interessada que ficou mais conhecedora das vicissitudes porque passam os agentes da arbitragem quer dentro quer fora dos rectângulos de jogo.

Volto a agradecer à Junta de Freguesia de Carnide a gentileza de me ter distinguido desta maneira, atenção que muito me sensibilizou, pois gosto muito de falar, explicar e aconselhar do que sei por profunda prática adquirida ao longo de perto de 40 anos que estou no sector.

1 comentário:

Anónimo disse...

PARABENS ..PELO SEU AMOR AO PRÓXIMO...E Á SUA PAIXÃO..A ARBITRAGEM..SOU SEU FÃ
JOAO MATOS REIS
LINDA VELHA