segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

JOÃO SANTOS É VÍTIMA DE RARA OCORRÊNCIA QUANDO ESTAVA EM FUNÇÕES.

João Ferreira dos Santos (n. 05.11.1968), filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto desde 1991/1992 e Árbitro Assistente FIFA desde 2003, foi vítima de invulgar acidente quando actuava no jogo União Leiria-Beira Mar, disputado ontem à tarde no Estádio Municipal da Marinha Grande.

Este caso, insólito e de consequências quase sempre imprevisíveis, decorreu ao 18º minuto do primeiro tempo quando o jogador John Ogu, da União de Leiria, se aprestava para regressar ao terreno de jogo depois de ter recebido assistência fora do rectângulo.

Sem se aperceber que John Ogu estava do lado de fora, junto à linha lateral, João Santos faz um sprint para seguir a jogada e atropela violentamente o nigeriano. Os dois ficam caídos do lado de fora do campo. O jogador ainda consegue recuperar e regressou, mas João Santos foi então retirado em maca e levado para os balneários de imediato. Mais tarde, e ainda inanimado, foi transportado para o hospital. Refira-se que o auxiliar foi aplaudido enquanto era levado de maca.

Amílcar Silva, médico da União de Leiria, que assumiu os primeiros cuidados ao João Santos, disse: «Sofreu um traumatismo craniano, chegou a perder os sentidos e teve uma crise convulsiva, mas manteve sempre pulso palpável. Foi encaminhado para o Centro Hospitalar Leiria/Pombal, onde está a ser avaliado. Quando saiu do estádio já se encontrava consciente, embora estivesse algo agitado. Agora terá de efectuar uma TAC para que se possa perceber se se trata apenas de uma contusão, ou algo mais».

Felizmente que as últimas informações dão conta que continua em observação e o seu estado é estável.

A equipa de arbitragem para este jogo: Árbitro: VASCO António Moreira SANTOS (31.08.1976), da 1ª categoria nacional, do Porto. Assistentes: Para além de João Santos, actuou PAULO Jorge Fonte VIEIRA (23.05.1974), Assistente da 1ª categoria nacional e de Viana do Castelo. 4º Árbitro: JOSÉ Pedro Morgado LARANJEIRA (21.04.1980), Árbitro da 2ª categoria nacional, de Coimbra, que passou a actuar como assistente, em substituição de João Santos, a partir dos 22 minutos, altura em que o jogo foi recomeçado.

Esperamos o rápido e eficiente restabelecimento de João Santos, a quem envio forte e sentido abraço de amizade, apreço e consideração.

Estranhamente ou não, quer a Federação, quer a Liga, tão pródigos a informar tanta coisa, nada dizem nos seus sítios sobre este grave acontecimento e muito menos a desejarem as melhoras ao Árbitro Assistente João Santos.

Sem comentários: