sexta-feira, 23 de março de 2012

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – VOLTEI ÀS ILHAS ENCANTADAS (11)

Dia 13 de Novembro (domingo), seis da manhã!... Sim, 6 da madrugada…Lá estava eu no complexo do Estádio Nacional 12 de Julho, equipado para jogar futebol, mas o organizador do jogo entre veteranos disse que, face à quantidade e qualidade de craques presentes, eu não tinha lugar em qualquer das duas equipas que habitualmente se defrontam.
Na impossibilidade de explanar o perfume do meu futebol (ah, ah, ah…) tive que fazer o que também gosto: trabalhar com a máquina fotográfica. Este convívio é aos fins-de-semana e contribui para reforçar a amizade que impera entre pessoas de bem, graças ao futebol, naquele que é um excelente espaço para a prática do desporto-rei…
E assim fiz, obtendo alguns “bonecos” que ficam para mais tarde recordar… Jovens, que adoram o futebol, também estiveram presentes e deliciaram-se jogando à bola, como se pode ver nalgumas das imagens… Os verdes alinharam da seguinte forma: Lari, Ney, Danu, Gilmar, Toni, Custódio, Celso, Hamilton, Amado, Edy, Ode, Wilson, Basílio e Olavo.
07 Já os de vermelho apresentaram: Mascarenhas, Paulino, Gilberto, Gastão, Will, Gimboá, Helder, Well, Maputo, Camblé, Adérito, Venâncio, Felício, Lomba e Leal.
Para dirigir este sensacional jogo foi necessário recorrer a uma respeitada e super equipa internacional, cuja actuação foi, simplesmente, impecável: Árbitro: Arlindo Carneiro Rodrigues. Árbitros Assistentes: Martins Pereira (ambos santomenses) e o basco Alfonso Etxegardi. O resultado final foi uma rotunda vitória dos verdes, como o marcador assim o indica: 1-0, 1-1, 2-1, 2-2, 3-2, 4-2, 4-3 e foi-se para o intervalo obrigatório (mesmo obrigatório…). Na segunda parte: 4-4, 5-4, 5-6, 6-6, 7-6, 8-6 e 9-6. Tive a grata surpresa, e bem emocional, de ter encontrado João Santiago (última foto), um digno e brioso adversário dos anos sessenta, que representava (e bem) o Sporting Clube de São Tomé (ver última foto).





























Sem comentários: