terça-feira, 7 de agosto de 2007

JOAQUIM BACUDA


Este meu nobre Amigo faleceu na sua terra natal no passado mês de Maio, vitimado por doença súbita. O coração traiu-o. Tínhamos a mesma idade.

Joaquim Bacuda, natural de São Tomé e Príncipe, foi uma figura que desde sempre admirei e respeitei. Conheci-o em 1964 quando fui cumprir serviço militar obrigatório naquela que era, então, uma colónia ultramarina portuguesa. Dotado de compleição física invejável, era um predestinado para a actividade desportiva. Defrontámo-nos diversas vezes em várias modalidades, sendo a principal o futebol. Sempre leal, lutador e humildade q.b., atributos que sempre o acompanharam pela vida fora, conforme pude constatar em 2002, quando, passados 36 anos, voltei a um país já livre de tutelas. Foi uma alegria enorme o nosso reencontro (vide foto). Antes de recordámos os bons momentos vividos, naturalmente que se soltaram lágrimas de saudade que só os Amigos sentem e exteriorizam nestas alturas…

Joaquim Bacuda, nos finais dos anos sessenta, ainda tentou a sua sorte em Lisboa, como jogador, no Sporting Clube de Portugal, mas não foi feliz, pois lesionaram-no num dos treinos e acabou o seu sonho de futebolista.

Joaquim Bacuda, será sempre recordado como um dos Homens que me marcaram positivamente. A sua simplicidade, a prontidão sempre presente em querer ajudar o próximo, fraterno e, acima de tudo, sério, íntegro e puro. São algumas das suas imensas virtudes.

Quero ainda agradecer o privilégio que o povo santomense me dispensou nos dois anos que lá passei como militar, pois fui sempre tratado com respeito, amizade e carinho.

A eles, especialmente ao Joaquim Bacuda, muito do que sou hoje lhes devo reconhecidamente.

Estou triste por ti, Bacuda!

1 comentário:

Anónimo disse...

realmente,PEDRO JOAQUIM(bacuda), um homem que estará sempre presente, dotado de imensas qualidade entre elas (caráter,Inteligente,amigo,integro,...!acima de tudo humano.um homem que faz a diferença pela sua humildade.
Perdemos grande figura.
Um homem digno de homenagem.