domingo, 13 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDE


Faz hoje precisamente 56 anos (como o tempo passa…) que assisti ao meu primeiro jogo de futebol oficial, com apenas 9 anos de idade (!), e logo no relvado do Estádio das Salésias, em Belém.

Defrontaram-se o Clube de Futebol Os Belenenses e o Grupo Desportivo Estoril Praia. A equipa de arbitragem era chefiada pelo Mestre Joaquim Campos, que se estreava na 1ª Divisão nacional.

A história deste acontecimento resume-se no seguinte: No Estoril alinhava um jogador de nome Alberto, logo meu homónimo e, como tal, um certo aproximar e simpatia emotiva pelo clube da linha da Costa do Sol, que alardeava perante toda a gente. Na minha rua morava o pai doutro jogador do mesmo clube e, sabendo o meu entusiasmo pelo futebol e por aquele clube, prometeu-me levar a ver um jogo, o que aconteceu naquele longínquo dia. O seu filho (Andrade, de seu nome) até marcou um golo e eu, naturalmente, pulei de contentamento.

Naquele domingo, 13 de Janeiro de 1952, foi o início de uma auspiciosa carreira para Joaquim Campos que, como se sabe, esteve presente nos Mundiais de 1958-Suécia e 1966-Inglaterra. Recordo que ostentou a insígnia FIFA durante 21 épocas consecutivas, marco hoje impossível de igualar.

Para memória futura, eis a sumula do jogo: Os Belenenses, alinhou com Sério; Rocha, Serafim e Castela; Feliciano e Rebelo (o tal que foi meu Treinador); Mário Rui, Pedroto (sim, o José Maria), André, Matateu (o melhor goleador dos azuis) e Narciso. O Estoril, jogaram: Sebastião; Magro, Alberto (o meu homónimo) e Cassiano; Elóis e Gonzaga; Lourenço, Vieira, Andrade, Nunes e Vilacova. Marcadores: 0-1, Andrade, aos 59 minutos (isso é que eu pulei...) e o golo do empate foi obtido por André, aos 88.

Foto: Comigo, quando, aqui há uns tempinhos atrás, recolhia apontamentos para um trabalho sobre o nosso tema preferido: a arbitragem.

Sem comentários: