segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

SANTACRUZENSE - DESPORTIVO 1º DE MAIO - (RETROSPECTIVA-XXI)

A ida à Madeira verificou-se no dia 6 de Janeiro de 2007, sábado, para assistir no Complexo Desportivo das Eiras ao jogo entre as turmas do Sporting Clube Santacruzense e do Clube Desportivo 1º de Maio, verificando-se a vitória dos primeiros por 2-0.

Equipa de Arbitragem: Nicodemo Balona Gouveia Câmara (Árbitro) e José Manuel Teixeira Dias e Marco Bruno Santos Ferreira.

A história desta deslocação foi a seguinte: Na Associação de Futebol da Madeira recolhi a informação de que o campo do Santacruzense ficava a cerca de 10 minutos a pé do Aeroporto do Funchal e fui preparado para isso. Fato de treino, ténis e boné era o equipamento que levava. Quando desembarquei no Aeroporto do Funchal encontrei-me, casualmente e com agradável surpresa, com 3 equipas de arbitragem, num total de 12 elementos, que chegaram do Porto e que iam dirigir jogos da Taça de Portugal no arquipélago e no dia seguinte. Os nomes dos chefes de equipa: Paulo Paraty, Paulo Costa e Carlos Duarte. Logo ali convidaram-me para ir almoçar com eles a Santo António o que, naturalmente acedi e agradeci, até que já tinha estado naquele sítio há mais de 40 anos quando fui para África (São Tomé) e o paquete Império escalou o porto do Funchal. Ai que saudades, ai, ai…

Depois do almoço-convívio o João Macedo, um dos Árbitros Assistentes, levou-me então ao sítio certo que não era o da primeira informação, mas sim num local bastante distante e íngreme. Quando lá chegámos ainda vimos a parte final dum jogo de juniores. Durante o encontro de seniores esteve comigo o João Sousa, ex-Árbitro madeirense. Quando o jogo acabou e me encaminhava em passo normal para o Aeroporto fui abordado pelo Emanuel Câmara (antigo Árbitro dos quadros nacionais), pai do Nicodemo que fez o favor de me convidar para tomar um sumo, tendo ainda proporcionado uma boleia ao local donde regressei a Lisboa.

Quilómetros percorridos: 2970. Tempo dispendido: 16 horas.

Sem comentários: