sábado, 5 de janeiro de 2008

NAQUELE TEMPO (V)




O número 7, do Boletim O Árbitro, editado precisamente há 50 anos, teve os seguintes desenvolvimentos:

O Inspector dos Desportos, José Duarte de Ayala Botto (foto) saúda o aparecimento do Boletim e perspectiva-lhe vida longa. António Ribeiro dos Reis, Membro da Comissão de Arbitragem da FIFA, é contundente ao afirmar: O problema das arbitragens continuará sem solução satisfatória, enquanto os organismos de que depende a corporação dos Árbitros não se decidirem a enfrentar a situação com medidas eficazes e não com paliativos destinados apenas a DEIXAR SEGUIR aquilo que está feito. NOTA: Esta mensagem adapta-se em 2008, é actualíssima!!!
Divulgam-se notícias de Nampula e da Guiné, através dos seus correspondentes Alberto do Carmo Lourenço e José Mateus Canhão, respectivamente.

É transcrito do Guia Universal para Árbitros, as leis I-Campo de Jogo e II-Bola. Da primeira destaca-se a equivalência das medidas entre jardas e o sistema métrico.

O Boletim saúda o 14º aniversário do jornal A Bola e agradece aos confrades Record e Mundo Desportivo as facilidades que lhe têm prestado. Publica os balancetes do ano de 1957.
Temas do mês: A acção do Árbitro no meio social e desportivo, de Lourenço José Simões (Évora) na foto a palestrar. O Árbitro é o único juiz em questões de facto, por Filipe Gameiro Pereira (Lisboa). A preparação física é um dos grandes segredos para uma melhoria do nível da arbitragem, de Joaquim Campos (Lisboa). Terão alguns críticos bases para apreciar o trabalho do Árbitro?, de Isidro José Fragoso. Carta aberta ao Tenente-Coronel Ribeiro dos Reis, sobre os Árbitros portugueses e o Campeonato do Mundo, de Joaquim Campos, alertando para o facto das nomeações a nível internacional só terem bafejado alguns países e não Portugal.
Os temas do Curso de candidatos a levar a efeito em Coimbra, versam: História do Futebol, sua introdução em Portugal e evolução das suas leis; interpretação e aplicação das leis do jogo; Sistemas de arbitragem do jogo de futebol-diagonal, sistema oficializado em Portugal; noções de psicologia; noções gerais sobre regulamentação; elaboração de relatórios do jogo; colaboração entre os elementos de cada equipa de arbitragem e reflexões sobre a conduta moral de cada um e espírito de camaradagem que devem existir entre si; provas práticas de arbitragem; provas finais.
Na Tribuna do Árbitro os pedidos de esclarecimento quanto à lei do fora de jogo continuam. Pudera…

Curiosidades: Já nesta altura a FIFA pretendia que os Fiscais de Linha para os jogos internacionais recaíssem em Árbitros que mais se tenham evidenciado nessa função.
Na Argentina dizem que estão a ser confeccionados equipamentos tipo escafandro para os seus Árbitros estarem suficientemente protegidos. Carlos Canuto, antigo Árbitro internacional, dirigiu no primeiro dia do ano um jogo amistoso entre as velhas guardas do Benfica e do Sporting. O livro distribuído pela Associação de Futebol de Lisboa foi bem aceite pelos jogadores, ideia que não caiu em saco roto.
Nas efemérides dá-se conta que no dia 22 do corrente deu à luz um robusto varão a Dª Maria Celeste Simões de Campos, dedicada esposa do nosso amigo e Editor, Joaquim Fernandes de Campos. Ao simpático casal e a seu filho (mais um Árbitro?) auguramos boa saúde e futuro muito feliz.
Foto: O Árbitro e a multidão-A personalidade de um colega inglês ao avisar o público de que suspenderá a partida se este persistir em comportamento incorrecto (que tal?).

Sem comentários: