terça-feira, 18 de novembro de 2008

RESPEITO É PRECISO, SIM SENHOR!

A Federação Inglesa de Futebol (FA) lançou uma louvável iniciativa que deveria ser seguida pela hierarquia do futebol português tão depressa quanto possível, pois o que está em causa, mais do que nunca, é o RESPEITO pela imagem do jogo de futebol e nomeadamente pelas regras, árbitros e praticantes jovens.

Por tradução (adaptada) e com a devida vénia damos conta dos pontos principais desta Campanha. A saber:
BEM-VINDO!
RESPEITO é o programa de actividades da FA (Football Association) que se destina a combater comportamentos inaceitáveis no futebol, em qualquer nível - quer seja no relvado ou nas bancadas. Comece por ver neste link, o vídeo desta campanha, onde poderá constatar o que seria um jogo sem árbitros.
http://www.thefa.com/RespectFilm/ Este projecto emergiu como a prioridade principal do inquérito de opinião por nós conduzido em finais de 2007, e de imediato endereçado à Comissão Estratégia Nacional do Jogo da FA e publicada em Março 2008. Esperamos que a RESPEITO consiga assegurar um ambiente positivo e seguro para todos os que apreciam futebol. Pretendemos intervir nas seguintes áreas:

-recrutamento e manutenção dos árbitros: evitando o mau tratamento a que são sujeitos, esperamos reduzir o número de árbitros que compreensivelmente deixam a actividade.

-participação no desporto juvenil: a pressão e abuso que vem das bancadas tem que parar, se pretendemos que as crianças apreciem, fiquem e se desenvolvam neste jogo.

-desenvolvimento dos jogadores e treinadores: uma aproximação aos jogadores é vital, através também dos seus treinadores, se pretendemos melhorar as competências de todos.

Nomeadamente entre as idades de 5 a 11 anos. É simples: melhores treinadores produzem melhores jogadores.

-proteger as crianças: todos agentes do futebol têm o dever de cuidar das crianças, assegurando que lhes seja possível jogar num ambiente seguro e agradável, livre de abusos, discriminação ou coacção dos colegas mais velhos.
Melhorar o comportamento é um assunto transversal a todo o jogo, e a época de 2008/2009 verá o programa Respeito ser introduzido aos níveis profissionais e amadores.Para isto, a FA está a trabalhar activamente com as seguintes organizações:

* The Premier League
* The Football League
* The Professional Footballers' Association (PFA)
* The League Managers' Association (LMA)
* Professional Game Match Officials (PGMO)
* All County FAs

Tradução parcial de

O PAPEL DE CADA QUAL NESTA INICIATIVA
O projecto RESPEITO envolve os agentes do jogo, e necessita da ajuda de todos, independentemente da função de cada um:
-jogador
-treinador
-árbitro
-pais e espectadores
-dirigentes

O QUE SE ESPERA DO ÁRBITRO

O programa RESPEITO visa permitir ao árbitro que dirija os jogos sem ser sujeito a qualquer tipo de abuso, por parte dos jogadores, treinadores, dirigentes ou espectadores, sem esquecer que os árbitros são também parte importante do processo.

Trabalhando em parceria com os clubes que eles arbitram, os árbitros podem providenciar informação após os jogos sobre o comportamento dos jogadores, treinadores, familiares e outros espectadores, por forma a auxiliar os clubes a imporem os seus códigos de conduta (nota minha: cada clube inglês tem um código de conduta que os jogadores são obrigados a assinar).

Tradução parcial de http://www.thefa.com/TheFA/Respect/Postings/2008/07/equality_workshops.htm

Existem seminários e conferências sobre Igualdade no Jogo,
Igualdade para deficientes e assuntos raciais.


Existem códigos de conduta para:
-jovens jogadores
-jogadores profissionais
-espectadores e familiares
-treinadores, directores técnicos e dirigentes de clubes
-árbitros

O CÓDIGO DE CONDUTA DOS ÁRBITROS, OBRIGA A CUMPRIR AS SEGUINTES DETERMINAÇÕES NA PRIMEIRA PESSOA:
-Serei sempre honesto e completamente imparcial, independentemente das equipas, jogadores ou dirigentes envolvidos no jogo.
-Aplicarei as leis do jogo e da competição de forma justa e consistente.
-Dirigirei o jogo de forma positiva, calma e confiante.
-Actuarei sobre todas as formas de violência, agressão, comportamento antidesportivo, simulações e outros comportamentos semelhantes.
-Não tolerarei linguagem ofensiva, insultuosa ou abusiva por parte de jogadores ou dirigentes.
-Acompanharei sempre, de forma consistente, os meus colegas de arbitragem do jogo em questão.
-Darei um exemplo pessoal positivo, promovendo excelente comportamento e evidenciando respeito por todos os envolvidos no jogo.
-Comunicarei com os jogadores e encorajarei o fair-play.
-Responderei de forma clara, calma e confiante a qualquer pretensão apropriada de esclarecimento por parte dos capitães de equipa.
-Estarei preparado física e mentalmente para todos os jogos.
-Completarei e endereçarei, relatórios inequívocos e concisos, dentro dos limites de tempo estipulados, sobre os jogos por mim arbitrados.
-Compreendo que qualquer violação deste mesmo código poderá resultar em acções dos meus dirigentes superiores.



Sem comentários: