sexta-feira, 21 de novembro de 2008

APITO FINAL (IV)

Manuel Martins dos Santos (na foto), ex-árbitro da primeira categoria nacional, foi ontem condenado, pela juíza Manuela Sousa, a 20 meses de prisão com pena suspensa (por igual período) por corrupção desportiva na forma passiva. Incluído no processo Apito Dourado, este caso respeita ao encontro Club Sport Marítimo-Clube Desportivo Nacional (2-0), disputado na Madeira, a 19 de Abril de 2004 e contava para a 31ª jornada da Super Liga.

O ex-vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e ex-presidente do Marítimo, António Henriques, igualmente arguido, foi condenado a 28 meses de prisão com pena suspensa, por corrupção desportiva activa.

Na leitura do acórdão, que demorou 50 minutos, a juíza do Tribunal de Gondomar deu como provado que António Henriques prometeu a Martins dos Santos ajudar a promover os árbitros do Porto Miguel Vieira e João Almeida e, eventualmente, também Daniel Santos, filho do ex-árbitro do Porto.

"No final do jogo, Martins dos Santos telefonou a António Henriques a perguntar-lhe se ficou satisfeito, dizendo também que tinha sido complicado beneficiar o Marítimo", disse a juíza, que considerou que o dérbi madeirense decorreu "em condições anormais", adiantando que o dirigente "violou os seus deveres pondo em causa a credibilidade do futebol" e o árbitro "violou os seus deveres para obter vantagens indevidas".

Sublinhe-se que Martins dos Santos está acusado em mais dois processos e António Henriques é um dos 16 arguidos do processo de viciação de classificações dos árbitros que será julgado em Lisboa.

Da leitura do acórdão, destacam-se ainda as referências aos testemunhos de Rui Alves (presidente do Nacional) e de Carlos Pereira (presidente do Marítimo). Sobre o presidente do Nacional, a juíza entendeu que "teve uma postura de algum desrespeito em tribunal" e sobre o presidente do Marítimo disse ter sido "reticente" ao referir que desconhecia o interesse do seu clube em manipular o jogo "quando se sabia que o Marítimo tinha de garantir o sexto lugar".

Um árbitro autoritarista e não autoritário - Martins dos Santos entrou na arbitragem em 1981 e abandonou em 2004, precisamente no ano em que estalou o Apito Dourado. Em 23 anos de arbitragem, o juiz da AF Porto esteve 13 na 1ª categoria.

Uma das suas facetas era, conta quem o conhece e o viu arbitrar, mostrar cartões a torto e a direito. "Era o árbitro típico da utilização em força das penalizações disciplinares", recorda Jorge Coroado, comentador de O JOGO e um dos peritos deste processo, que, acrescenta, "compensava a falta de autoridade com um exacerbado autoritarismo; era autoritarista e não autoritário".

Conhecido como "o justiceiro", o árbitro do Porto era fisicamente forte, acompanhava os lances de perto e, como se costuma dizer, corria mais do que a bola. No meio da arbitragem, diz-se que nunca mostrou apetência para ambicionar as insígnias da FIFA.

NOTA: Com a devida vénia dos sítios:
A ARBITRAGEM DO DISTRITO DE BEJA, de 05.11.2008 e
DIÁRIO DOS AÇORES, de 06.11.2008.

Sem comentários: