quinta-feira, 16 de abril de 2009

ANAF – XXVIII CONGRESSO (VII)

Na terça-feira, 31 de Março de 2009, continuou-se com as despedidas, mas não deixou de ser outro dia fantástico, bem passado, bem vivido, até à noitinha! Iniciámos o circuito com a visita ao Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, em obras de beneficiação, onde encontrámos os seus responsáveis que amavelmente dispuseram do seu tempo para nos acompanhar ao funcional complexo desportivo, casos de António Francisco Neri Brito (Administrador), Marcelo Adriano e Gonçalo Barbosa Neto. Dirigimo-nos ao gabinete do Responsável das Relações Internacionais do Governo do Estado do Piauí, Sérgio Vilela, com quem falámos. Fomos recebidos pelo Prefeito de Teresina, Dr. Sílvio Mendes de Oliveira Filho, no seu gabinete de trabalho o que muito nos honrou, pois como se sabe o tempo é importante para quem exerce lugares de imensa responsabilidade. Entregámos algumas lembranças em nome da ANAF e apresentámos cumprimentos de despedida. Uma audiência que muito nos sensibilizou pela simplicidade e simpatia de quem sabe receber.
Depois, movimentámo-nos para o centro da cidade onde fomos ver o Mercado ambulante que, dentro em breve, irá ser transferido para modernas e funcionais instalações num só edifício, libertando a zona mais histórica para as pessoas deliciarem-se com o ambiente, ou não fosse Teresina, a Cidade Verde!... Ainda de manhã contactámos o Secretário Municipal dos Desportos, Ronney Wellington Marques Lustosa, que, depois de trocarmos cumprimentos, se prontificou a tirar uma foto connosco. Seguiu-se a visita à sede do Sindicato dos Árbitros do Estado de Piauí, instalações muito cativantes, bem situadas e equipadas para que se possa fazer a formação desejada para a actualização e valorização sempre crescente dos seus associados. O almoço-convívio entre nós (pessoal da arbitragem) efectuou-se num restaurante à beira do rio Poti, num local aprazível, onde se saboreou um delicioso peixe, preparado especialmente para nós! Após o almoço houve um breve descanso para retemperar as forças, já que no final da tarde fomos assistir à reunião entre a CEAF e os seus dirigidos nas instalações desportivas da Universidade de Piauí. Foram palestrantes José Steifel e o Coronel Jaime Oliveira, pessoas com sensibilidade para a função e uma especial atenção para com todos eles. Desde as sempre escutadas recomendações, simples e importantes, para quem ia actuar nos dias seguintes, lembrando-lhes quanto a concentração e o empenhamento são deveras relevantes para que o jogo decorra sem problemas, a preocupação de terem de estar a tempo e horas nos Estádios, o trabalhar em equipa, a conduta, enfim, tudo o que é necessário transmitir na altura própria e os formandos entenderem e assimilarem os conselhos, as indicações úteis. Seguiu-se uma breve sessão física com a execução de ligeiros exercícios, preparatória para se disputar uma renhida partida de futsal, com golos e muita animação graças à dinâmica imposta pelo Professor que superiormente os orienta. O jantar veio logo a seguir também num sítio tranquilo e ao ar livre, onde se dialogou e se fez um balanço do que foi o Congresso da ANAF, a maravilhosa equipa organizadora que merece todos os elogios, a minha estadia, enfim, terminou-se numa noite maravilhosamente tropical até… E pronto, houve as despedidas, com alguma emoção, pois na manhã seguinte iria viajar para Lisboa.

2 comentários:

alice disse...

bom dia amigo que DEUS te proteja e sua familia tbm estamos com saudades de vc pessoa e´pecial que muito nos cativou abraços fraternos da sua amiga carecaaaaaaaa

Francisco disse...

Saudações caro Amigo Alberto Helder, é um prazer acompanhar seu blog com seus posts super interessantes para nos arbitros. Em breve, estarei lhe enviando as fotos que prometi, ainda estou a fazer uma coletanea das mesmas. Obrigado pelos e-mails por vc enviados, sempre que posso leio todos. um grande abraço do seu amigo teresinense, Fracisco Junior.