quinta-feira, 7 de agosto de 2008

COMISSÃO DE ARBITRAGEM DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL - UM ANO DE TRABALHO

O meu bom amigo Sérgio Corrêa da Silva (na foto) faz hoje um ano que lidera a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CA-CBF) é de elementar justiça que se divulgue todo o trabalho que ele e os seus pares desenvolvem em prol do sector, o que me apraz sobremaneira, por ver que as pessoas certas estão no seu devido lugar e as taferas (muitas) que levam a efeito só têm um objectivo: melhorar, cada vez mais, a qualidade dos agentes da arbitragem brasileira.Para além de elogiar o muito que a CA CBF fez e o que está ainda previsto realizar, reporto de importante que a hierarquia em Portugal seguisse a mesma metodologia. Que divulgassem, também, os cuidados que levam a cabo para que o grande público tivesse conhecimento de como se cuida da arbitragem portuguesa, quer nacional, quer distrital… Coisas!
PRINCÍPIO

Dando prosseguimento ao projecto de modernização e renovação da arbitragem, a CA -CBF presidida pelo Dr. Edson Rezende de Oliveira (também meu bom amigo), Delegado da Policia Federal aposentado e ex-árbitro Aspirante-Fifa, comandou o departamento mais difícil das entidades de administração do desporto, no período de 10 de Outubro de 2005 a 7 de Agosto de 2007, quando, por motivos de saúde, o mesmo solicitou exoneração de suas funções.

Por resolução da presidência da Confederação, foi nomeado para a função o Sr. Sérgio Corrêa da Silva, que foi árbitro de futebol, no período de 1981 a 2001, atingindo a Primeira Categoria Nacional, no ano de 1989. Foi considerado a revelação da arbitragem paulista, em 1992. Durante os 20 anos de carreira actuou em 638 partidas como árbitro central. Ingressou no Sindicato de Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, na função de Diretor Administrativo, na gestão José Astolphi (1990-1993), concorreu e perdeu as eleições para a gestão seguinte e convidado para integrar a gestão José de Assis Aragão, de 1996 a 2000, na função de Secretário-Geral, e, de 2000 a 2003, como vice-presidente. No ano de 1997 foi um dos fundadores da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol-ANAF, sendo Secretário-geral, de 1997 a 2004. Em 2003 foi eleito Presidente do Sindicato paulista, sendo reeleito em 2006.

Convidado para integrar a comissão nacional de arbitragem, em 2006, destacou-se na organização do sector e com a saída do Dr. Edson, o presidente da CBF, Dr. Ricardo Teixeira, de imediato o nomeou presidente e manteve os demais integrantes Manoel Serapião Filho/BA, Luiz Cunha Martins/RS e Paulo Jorge Alves/RJ (Lic).

ACTIVIDADES EM 2007

Um ano na função, acelerou o processo iniciado e, num breve resumo, eis as actividades colocadas em prática:

Avaliações Físicas e Teóricas

Fevereiro/Março – 1ª Avaliação Física
Agosto/Setembro – 1ª Avaliação Teórica – RENAF 2007
Setembro – Avaliação para composição da Lista FIFA 2008
Setembro/Outubro – 2ª Avaliação Física
Outubro/Novembro – 1ª Avaliação Teórica - Observadores

Realização de Cursos de Aperfeiçoamento

15 a 20 de Outubro – Curso para 27 Árbitros Emergentes.
17 a 26 de Novembro – Curso para 38 Instrutores-FIFA.

Resumo dos Sorteios de Árbitros

Cumprindo o Estatuto do Torcedor, a CA-CBF realizou sorteios públicos durante o ano de 2007, com o seguinte resumo e, logo a seguir, os árbitros com maior participação nas competições coordenadas pela CBF:

Série A (1ª Divisão), 20 clubes, 380 jogos, 3.040 sorteios e 1.900 escalas
Série B (2ª Divisão), 20 clubes, 380 jogos, 3.040 sorteios e 1.900 escalas
Série C (3ª Divisão), 63 clubes, 386 jogos, 2.888 sorteios e 1.930 escalas
Taça do Brasil, 64 equipas, 115 jogos, 920 sorteios e 575 escalas
Taça do Brasil (feminina), 32 equipas, 68 jogos, 544 sorteios e 340 escalas.
Totais = Jogos: 1.329, 10.432 sorteios e 6.645 escalas.

Nota: Nestes dados já estão incluídos os Observadores de Arbitragem.

Material Didático publicado

A CA-CBF disponibilizou o seguinte material didáctico aos árbitros:

- Livro de regras 2007.
- Sinais de Trânsito para Árbitros.
- Manual do Observador de Arbitragem.
- Manual de Redacção de Relatórios

Obs.: A CBF/EBF solicitou e a FIFA aprovou a realização de um Curso destinado aos Instrutores que foi realizado, no período de 17 a 26 de Novembro, na Granja do Comary – Teresópolis/Rio de Janeiro, com supervisão da Escola Brasileira de Futebol, com participação do Instrutor FIFA, Vítor Pereira (Portugal), os trinta e oito (38) indicados pelas Federações

Os Instrutores são os responsáveis pela formação de novos instrutores e, também, de colocar em prática o treinamento teórico e prático para os árbitros estaduais e nacionais nas pré-temporadas, colaborar com as escolas de formação e no aperfeiçoamento dos árbitros formados.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira determinou ao presidente da CA da CBF, Sérgio Corrêa da Silva, a implementação de uma série de medidas para melhorar a qualidade da arbitragem.

- O presidente da Comissão tem todo o meu apoio para pôr em prática medidas para que os árbitros exerçam com mais eficiência a sua função e que resultem em uma maior consciência para que eles não tenham receio de fazer cumprir as Leis do Jogo.

Dentre as medidas que serão postas em prática, o presidente Ricardo Teixeira considera mais importante a urgente renovação no Quadro de Arbitragem.

- Os resultados dos testes foram decepcionantes e causam muita preocupação. Uma das soluções passa pela renovação integral no Quadro, mas isso seria impossível de imediato. Para 2008, vamos trabalhar com um percentual de renovação entre 30 e 40%.

No que e refere à renovação, a Comissão de Árbitros vai realizar um período e treinamento para jovens árbitros de todo o país, em Outubro, na Granja Comary.

- Os árbitros talentosos foram indicados pelas Federações e passaram uma semana em período de treinamento nos aspectos teórico, prático e físico, com aulas de manhã, à tarde e à noite. Muitos deles são Aspirantes-FIFA actualmente.

O presidente Ricardo Teixeira já autorizou também o presidente da Comissão de Árbitros a elaborar um Grupo de Estudos com o objetivo de preparar a profissionalização da arbitragem no futuro.

- Vamos actuar nesse sentido, mas essa é uma medida para um futuro de mais longo prazo – explicou o presidente da Comissão de Árbitros, Sérgio Corrêa da Silva.

O recurso a imagens como forma de inibir a acção de dirigentes, jogadores, técnicos ou demais pessoas envolvidas no futebol na coação ou ofensa aos juízes será usado também como forma de denúncia ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Providências Adoptadas:

Diante das diretrizes da presidência, a CA-CBF adotou as seguintes medidas:

- Mais um árbitro – Designação do quinto árbitro fiscalizando tudo o que acontece no em torno do campo, como a conduta dos treinadores, jogadores e profissionais que ficam no banco de suplentes, coibindo qualquer tentativa de coacção ao árbitro e auxiliares. A medida será adotada, em caráter experimental, em duas jornadas.

- Comunicação electrónica - O recurso foi adotado para melhorar a comunicação entre os árbitros e auxiliares em cinco partidas do campeonato.

- Reavaliação geral – Foi realizada uma reavaliação do grupo que obteve notas insatisfatórias nos últimos testes, no dia 14 de Setembro. Quem não atingir a média 7 estará fora - em 2008, a média atingida será de 8. Será obrigatória a divulgação com antecedência da realização dos testes assim como a divulgação dos resultados. Os testes físicos das mulheres terão como parâmetros os mesmos índices usados para os homens.

- Renovação da Arbitragem – Para 2008 está previsto um percentual de renovação do Quadro entre 30 e 40%. O presidente da Comissão de Árbitros, Sérgio Corrêa da Silva, alerta para o facto de que a renovação tem de começar nas Federações, em trabalho a ser feito pelas Comissões estaduais, fazendo com que os árbitros cheguem ao Quadro Nacional para iniciar um aprimoramento.

O processo de renovação teve início em 2006, com quatro (4) promoções de árbitros para a Série A e, em 2007, com as diretrizes da presidência da CBF, dezesseis (16) novos árbitros foram promovidos; Na lista internacional, tivemos uma renovação de 20%, entre os árbitros e árbitros assistentes masculinos e de 83% no feminino, com a permanência de apenas uma (1), das seis (6) que compunham a referida lista.

- Classificação Nacional dos Árbitros - A medida será adotada a partir de 2008, em que a actuação dos árbitros será analisada dentro de padrões definidos pela CA-CBF, com base na experiência e no curso de emergentes.

- Treinamento na Granja Comary – Foi realizado, no período de 15 a 20 de Outubro, um Curso de Aprefeiçoamento Teórico, Físico e Prático para vinte e nove (29) árbitros jovens indicados pelas Federações (Antônio Costa/AC; Charles Ferreira/AL; Milton Silva/AM; Lúcio Araújo/BA; Francisco Almeida/CE; Wilton Sampaio/DF; Sandro Ricci/DF; Devarly Rosário/ES; Andre Castro/GO; Silvio Silva/MA; Ricardo Ribeiro/MG; Marcos Pereira/MS; Mauricio Siqueira/MT; Kleber Almeida/PA; Emerson Silva/PB; Emerson Sobral/PE; Antonio Nunes/PI; Nilo Júnior/PR; Antônio Schneider/RJ; Antonio Frederico Santos/RJ; Péricles Cortez/RJ; Izac Oliveira/RN; Arnoldo Figarela/RO; Rosinildo Silva/RR; Marcio Chagas/RS; Célio Amorim/SC; Rogério Rocha/SE; José Carvalho/SP; e, Adriano Carvalho/TO, com participação dos melhores instrutores disponíveis no futebol brasileiro: Srs. Manoel Serapião/BA-CA; Jorge Paulo de Oliveira Gomes/DF-Instrutor FIFA; Sergio Nascimento/RJ; Sérgio Corrêa/RJ-CA; Paulo Alves/RJ-CA; João Gomide/RJ-EBF; Vinicius Andrade/RJ-EBF; Paulo Camello/RJ-Instrutor Físico; Cunha Martins/RS-CA; Dionisio Domingos/SP-Instrutor; Roberto Perassi/SP- SP-Instrutor; Marta Sousa/SP-Psicóloga

Avaliação Física da RENAF 2007 – Padrão FIFA

A CA-CBF determinou, em 2006, que, na presente temporada, os árbitros seriam avaliados com o novo teste padrão FIFA e a aplicações dos testes seria das entidades detentoras dos profissionais de arbitragem, ou seja, as Federações. Em que pese a comunicação com antecedência, as reprovações de alguns árbitros internacionais, a CA-CBF determinou que as Federações fossem mais rígidas.

Pelo exposto, foram indicados profissionais oriundos das Universidades Federais e/ou Estaduais e estes receberam do Prof. Paulo Camello o protocolo de avaliação da FIFA.

ACTIVIDADES EM 2008

Instituição da Classificação Nacional dos Árbitros, com as seguintes categorias:

ÁRBITROS

FIFA – 10
ASPIRANTE FIFA – 10 (ESTÃO SENDO PREPARADAS PARA POSTULAR A FIFA)
ESPECIAL – 5 (PELA IDADE, NÃO PODEM CHEGAR A FIFA)
CBF-1 -35 (ACTUAM NAS SÉRIES A, B E C)
CBF-2 – 125 (ACTUAM NAS SÉRIES B E C)

ASSISTENTES
FIFA - 10
CBF-1 – 125 ASSISTENTES (ACTUAM NAS SÉRIES A, B E C)
CBF-2 – 75 ASSISTENTES (ACTUAM NAS SÉRIES B E C)

Ver: http://albertohelder.blogspot.com/2008/05/blog-post.html

Avaliações Físicas e Teóricas

Fevereiro/Março – Avaliação Física para composição da RENAF 2008 (em todos os estados)
25 e 26 Junho – Avaliação para composição da Lista FIFA 2009 – Teste supervisionado pelo Prof. Rosen (Argentina), responsável pela avaliação dos árbitros da América do Sul pela FIFA.

Próximos eventos
07 Agosto – Última avaliação física para as Árbitras Femininas que desejam atuar nas competições masculinas (devem obter índices masculinos).
14 Agosto 08 – Avaliação Teórica em todo Brasil para Árbitros, Assistentes e Observadores – RENAF 2008 – Média para aprovação: 8,00

Avaliação Física Extraordinária
Agosto/Setembro – Serão sorteados, dentre os 27 Estados, cinco deles, oportunidade em que reavaliaremos fisicamente os árbitros... Nota: Como é sorteio, todos devem estar treinando...

Realização de Cursos de Aperfeiçoamento

5 a 8 de Maio – Curso para Instrutores de Árbitros – total de 35 Instrutores (de todas as 27 Federações).
8 a 16 de Maio – Curso de Integração Nacional para Árbitros e Assistentes – total 90 árbitros, sendo 45 árbitros e 45 assistentes.
16 a 25 de Junho – Curso de Integração Nacional para Árbitros e Assistentes – total 72 árbitros – sendo 36 árbitros e 36 assistentes.
25 a 27 de Junho – Curso para Árbitros Internacionais, Aspirantes e Assistentes Internacionais – total de 30 árbitros.
Outubro – Congresso para Árbitros.
Novembro – Curso para Árbitros Internacionais e Aspirantes (Masc) e para Árbitras e Assistentes Internacionais.

Resumo dos Sorteios de Árbitros - 2008

Cumprindo o Estatuto do Torcedor, a CA-CBF realizou sorteios públicos durante o ano, com o seguinte resumo e, logo a seguir, os árbitros com maior participação nas competições coordenadas pela CBF:

Série A, 190 jogos, 1.700 sorteios e 950 escalas.
Série B, 190 jogos, 1.700 sorteios e 950 escalas.
Série C, 155 jogos, 1.550 sorteios e 775 escalas.
Taça do Brasil, 110 jogos, 1.100 sorteios e 550 escalas.
Totais: 645 jogos, 6.050 sorteios e 3.225 escalas.

Material Didáctico

A CA-CBF disponibilizará, em breve, os seguintes materiais didácticos aos árbitros:

Livro de regras e Instruções Adicionais 2008/2009 (em fase final de tradução).
Livro de 1001 Perguntas e Respostas (em ultimação).

Números do Brasileirão

Alguns dados estatísticos sobre as arbitragens, até 31 de Julho de 2008:

Série A, 160 jogos, 1.600 sorteios e 800 escalas.
Série B, 140 jogos, 1.400 sorteios e 700 escalas.
Série C, 186 jogos, 1.860 sorteios e 930 escalas.
Taça do Brasil, 110 jogos, 1.100 sorteios e 550 escalas.
Totais: 596 jogos, 5.960 sorteios e 2.980 escalas.

Média de Faltas no Brasileiro 2008 - Por Jornadas

1ª=41,8 – 2ª=38,6 – 3ª=38 – 4ª=44,3 – 5ª=40,6 – 6ª=37 – 7ª=42,7 – 8ª=39,4 – 9ª=42,8 = 10ª=39,7 – 11ª=40,1 – 12ª=41,5 – 13ª=35,7 – 14ª=37,1 – 15ª=37,6 – 16ª=39,3 – 17ª=37,4 e MF=39,6.

Nota: Nas Eliminatórias da Taça do Brasil a média é de 35 faltas por jogo. Por outro lado, a orientação dos Instrutores sempre é pela marcação das faltas que ocorreram, sem deixar de considerar que contato físico faz parte do jogo.

11 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde ou boa noite, gostaria que aceitassem minha queixa sobre árbitros(as) e bandeirinhas do Campeonato Brasileiro de Futebol 2008:
Ei andei acompanhando quase todos os jogos do brasileirão 2008, queria falar da má atuação dos árbitros(as) e bandeirinhas por terem marcado impedimento que não era e pênaltis que não foram marcados, como nos jogos do internacional, são paulo, etc.Hoje vi um pênalti no nilmar não marcado e no jogo do são paulo o gol de perea que estava completamente impedido.
São coisas que se eu vi de longe, da minha tv, como é que os árbitros não verão de perto, em cima do lance.
Estou decepcionado com a CBA(Confederação Brasileira de Árbitros), pois estão fora da casinha, lances que a gente ve da tv e eles em cima do lance precisando de um óculos de lente ou uma lupa para enxergar!!!!!
Espero, que o ano que vem, voces convoquem arbitros melhores, e não esses edilson da vida!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Gosataria de reclamar da arbitragem do Sr.Carlos E. Simonsen no jogo de hoje (23/11/08) Entre Cruzeiro e Flamengo. Como pode um árbitro com o seu porte, ter erros clamurosos como os do jogo de hoje? Foram dois que poderiam mudar o placar do jogo, sendo que um, mudaria mais ainda. O primeiro, foi quando ele deu um recúo de bola contra o Flamengo. Sorte não resultou em gol, porém, o segundo mudaria o resultado que foi o pênalti não marcado em Diego Tardelli. Parece reclamação de perdedor mas vejam o taipe e verão que não estou choramingando. Agora gostaria de fazedr uma pergunta: Tardelli foi expulso assim como o Fábio Luciano grande desfalque para a práxima partida, e o Sr. Carlos E. Simonsem qual é a punição para ele? Se é que terá uma...

Unknown disse...

Prezado senhor Sérgio,
Sou Rubro-Negro e aqui deixo meu descontentamento usando a razão e não o coração, para informar o erro cometido pelo senhor Carlos Eugênio Simon no jogo de ontem 23/11, em que o Flamengo poderia ter saído com um empate mais do que justo, apesar do Cruzeiro ter tido um maior volume de jogo. É por essas e outras que nosso futebol desce a ladeira direto para o fundo do poço. Não é chororô não, pois este mesmo juiz já prejudicou VÁRIOS times brasileiros, inclusive o próprio São Paulo, próximo campeão com todos os méritos. Pediria ao senhor que olhasse como carinho para o assunto, pois só um cego é que não viu o ocorrido. Mesmo que o Simon seja árbitro da FIFA, ele esta precisando de uma reciclada, pois esta muito ruim. Para não dizer péssimo.
atenciosamente,
Marcelo de Lima Moreira

Anónimo disse...

alguem da arbitragem ja analisou qual foi o ultimo time de menor espresão que eugenio S. apitando ele ganhou tá dificil de lembrar nao é ! pois é sou torcedor do naútico e vi contra o curitiba o meu time ser garfado por ele tambem nao esqueçam agora o flamengo passa peala mesma situaçao, comissão sera que só porque foi o flamengo que ele foi visto como um fraco arbitro, não é de hoje quem nao lembra da decisão da copa do brasil de corinhtians e brasiliense, fala sério ele apita olhando a camisa e nao com profisionalismo !

Anónimo disse...

Eu,quero fazer uma queixa crime contra os péssimos arbítros que ve,apitando no futebol brasileiro nos últimos jogos do campeonato brasileiro,inclusive o de ontem foi injusto com o Kleber,só porque ele reclamou,ele tem esse direito adquirido pela lei e foi expulso por reclamar,ou falar a verdade,é nos dois últimos jogos,ele foi é caçado dentro do campo,e o senhor arbítros não fizeram nada á este respeito.Eu,lhes pergunto o que esta acontecendo dentro daí,que arbítros de décima quinta catégoria fiquem apitando jogosde campeonatos tão importante como o Brasileirão cometem tantos erros vergonhosos,prejudicando os times por suas predileções por determindados time,na maioria paulistas e cariocas vencem com auxílio deste crápulas como estes quese disfarçam de Arbítros de futebol,sem entender nada das regras,o que vocês irão fazer á este respeito,pois daqui a pouco ninguém irá mais aos Estádios,por verem que esspécie de bandidos vocês colocaram dentro de sua sede.Olhem,melhor quem está entrando por aí.Abraços,boa sorte vocês irão prescisar disto.Cantidiors@oi.com.br.-Oliveira-MG.

Unknown disse...

Bom dia, meu nome é Luciano Figueiredo, moro em Cuiabá-MT, tenho observado que nos últimos mêses é comum vermos jogadores, técnicos e principalmente dirigentes de clubes culpando arbitragem por resultados negativos de jogos de futebol, acredito que todo ser-humano é passivo de erro, e o arbitro não esta fora deste direito , a constituição preve que todos são inocentes até prova em contrario,e simplesmente vejo os arbitros serem julgados pelos já citados componentes de uma partida de futebol e tambem por ex-arbitros que hoje compôem programas de televisão fazendo comentarios nada eticos e nada justos sobre arbitragem de determinada partida sendo que possuem recursos eletrônicos "replay", o que não é utilizado ainda pela FIFA, em fim acredito que se uma providência não for tomada muito em breve veremos seres-humanos "arbitros" sendo caçados e tendo suas vidas e integridades ameaçadas em campo sou um adimirador de futebos "corinthiano", porem devemos ser racionais e não pacionais como "HITLER, STALIN" entre outros que já existiram. Sugiro uma providencia drastica até mesmo uma paralização "greve", no campeonato, para se discutir soluções inteligentes, atigamente quem perdia uma partida erá um time hoje se diz que determinado equipe foi prejudicada em campo. Meu imail é lucianociosp@hotmail.com.br

Anónimo disse...

Tenho certeza absoluta que este ano esta sendo um dos piores em abitragem, nunca vi tanto ábitro ruim em minha vida,tava vendo Cruzeiro e Gremio que coisa ridícula esse ábitro, sou muito mais eu. Godoe estar certissimo, merecem medalha de lata ou nem isso.
rabelo-passos@hotmail.com

Anónimo disse...

E uma vergonha, estao roubando os
times de minas e outros estados
para ajudar São paulo e Rio de Janeiro Presta atenção Sergio Correia, voce deve ser viado igual
o Armando marques, cuidado que nós
Minas vamos fazer alguma coisa para
isso mudar
deixe quem tem competencia e não
seja comprado

Anónimo disse...

Tudo ladrão safado, se vcs fossem ruins tudo bem, mas vcs já entram com má fé, já entram em campo com a intenção de prejudicar os times do RIO, Tenho vergonha da Arbitragem no Brasil onde não tem um que salve....PELO O AMOR DE DEUS PAREM DE INTERFERIREM NOS RESULTADOS, TENHAM VERGONHA NA CARA E SEJAM HONESTOS....

Anónimo disse...

eu queria muito entender por que, que os arbitros brasileiros estão dessa forma tais como o do jogo de hoje do vasco contra o atlético go, o goleiro do atlético se comparava aos goleiros argentinos com muita cera e depois de tuda essa firula mais trÊs cartões vermelhos, e o goleiro no ultimo penalti se a diantou muito, ele só deu dois minutos de acrecimos, eu queria saber se existe uma lei que enpeça que o arbitro de dar mais de cinco minutos ou se ha um termo de critero a ser adotada .

Anónimo disse...

Esse sujeito é um mal carater, safado, sem-vergonha, bandido, otário, cuzão, ordinário, cafajeste, corrupto, ladrão, filho da puta e qualquer outro adjetivo de baixo calão cai bem a este nobre filho de satanás que não devia nem ter nascido, é uma ofensa para o mundo ter que conviver com este malandro.