segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

FAZER BEM, SEM OLHAR A QUEM...

Faz hoje um mês e alguns dias que iniciei o contacto bem-intencionado com a Federação Portuguesa de Futebol oferecendo gratuitamente os meus serviços. O texto enviado ao Secretário-Geral em 16 de Janeiro de 2009, às 19H20, por correio electrónico, expressava o seguinte:

Caro Engº Ângelo Brou
Com os melhores cumprimentos venho dar conta que gostaria de apresentar pessoalmente uma sugestão que julgo ser de relevante interesse para a Federação Portuguesa de Futebol.
Esta minha ideia baseia-se nos resultados de pesquisas que tenho feito, desde há muito e em diversos locais, sobre a literatura que foca os primórdios de futebol.
Aguardo e agradeço o favor das suas estimadas notícias.
Saudações
Alberto Helder
Três dias depois, às 08H30, recebi a seguinte mensagem:

Senhor Alberto Helder,
Agradeço que me faça chegar a sua sugestão.
Cumprimentos,
Ângelo Brou
Na segunda-feira seguinte (dia 23), pelas 15H30, depois de pensar bem no assunto,

pronunciei-me, por e-mail:

Caro Engº Ângelo Brou
Quanto pedi a reunião de trabalho com V. Exª pensava que seria bem sucedido, pois explicar as coisas de viva voz, calmamente e com clarividência, como é meu timbre, nada tem a ver com o descritivo que me é pedido.
Contudo, com alguma relutância, mas sempre em prol do futebol, aqui vai:
Como é do seu conhecimento tenho o meu blogue, onde, desde Agosto de 2007 e diariamente, divulgo notícias, estudos, curiosidades, sugestões, criticas, preferencialmente sobre a arbitragem do futebol,

futsal e futebol de praia.
Acontece que nas visitas que faço periodicamente a bibliotecas, alfarrabistas e demais verifico existirem exemplares de documentos (livros, jornais e outros) sobre arbitragem que adquiro com vista a beneficiar os meus trabalhos específicos, o que tenho conseguido e que, facilmente,
se pode constatar.
Outros documentos antigos (anos 10, 20 e por aí fora) que falam objectivamente de futebol também são objecto da minha apreciação e interrogo-me se a Federação Portuguesa de Futebol os tem no seu espólio, pois, durante os decénios que frequento as suas instalações, nunca vi exposto qualquer livro ou documento que evoque a modalidade desde os seus primórdios, o que se lamenta, já que a FPF tem um rico e profícuo historial, digno de ser dado a conhecer a quem a visita e, para mais, vai comemorar 100 anos de vivência, no princípio da próxima década. (31 de Março de 1914 é data da sua fundação).
Sei que a FPF tem a sua biblioteca, mas as obras não estão acessíveis. Penso até que os livros estão encaixotadas a aguardar que alguém, com alguma sensibilidade na matéria, trate de os classificar, arrumar, etc.
Ora, só depois de se saber o que a Federação tem é que se poderá partir para a obtenção dos livros que viriam a valorizar ainda mais o património da FPF. E quanto mais cedo melhor, pois existe o perigo real de serem, entretanto, transaccionados.
Face à experiência que adquiri e aos muitos documentos que tive acesso, ofereço-me para desempenhar esta tarefa (inventariação), graciosamente, caso considerem útil a minha prestação.
Também poderei orientar quem venha a adquirir obras para a FPF, indicando locais e pessoas, isto tudo, sob compromisso de honra, sem qualquer interesse pessoal ou financeiro.
Aguardo e agradeço as suas estimadas notícias.
Saudações
Alberto Helder

Hoje, passado que foi um mês de ter enviado esta minha última comunicação, ainda não obtive resposta. Será que a vou ter?

Sem comentários: