domingo, 8 de fevereiro de 2009

SPORTING – SANTA MARIA

Este foi o jogo escolhido para assistir na manhã invernosa de domingo, dia 1 de Fevereiro, que se realizou no campo 3 (sintético, excelente) do Complexo Desportivo do Estádio Universitário, em Lisboa, que, como curiosodade, nunca actuei enquanto Árbitro, mas sim como praticante... -David Duarte e Nuno Nepomuceno-
Defrontaram-se as equipas de Iniciados (Juniores C) do Sporting Clube de Portugal (fundado em 01.07.1906) e da União Desportiva e Recreativa de Santa Maria (f. 04.11.1964), para a 14ª jornada do distrital lisboeta da categoria, 2ª divisão, série 3, disputado por 11 clubes. O resultado final foi de 9-1, favorável ao SCP, com 4-1, ao intervalo. Como curiosidade na 1ª volta o Santa Maria impôs-se ao seu adversário vencendo-o por 2-0! Na última jornada a classificação dos clubes era a seguinte: Sporting – 3º lugar, 12 jogos. 22 pontos, de 7 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Golos 29-21.
Santa Maria – 9º posto, em 11 jogos. 9 pontos, de 3 vitórias e 8 derrotas, marcando 24 golos e sofreu 40. Os jogos desta categoria (e outras de escalão inferior ou similar) são dirigidos por dois Árbitros conforme decisão assumida pela Associação de Futebol, contrariando, assim, as leis do jogo. Evoca-se não haver quantidade de Árbitros que possam satisfazer o exigido, mas a solução está na própria hierarquia, pois se accionarem o artigo 116º e seguintes do Regulamento de Arbitragem, como venho denunciando há imenso tempo, a actual situação é simplesmente superável. Agora como está é que não… Ver Regulamento de arbitragem: http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/DOCS/REGULAMENTOS/regulamento_arbitragem.pdf Eis a constituição da dupla de arbitragem, que veio de Torres Vedras. São ambos Árbitros de primeira categoria distrital e frequentam o Núcleo local, onde são seus dirigentes: Nuno Miguel Alves Nepomuceno (nasceu 04.05.1982), ingressou na arbitragem em 1999 e é Administrativo de Condomínios. Está a trabalhar afincadamente para chegar até onde puder, mas para já quer atingir os quadros nacionais. David Eduardo Correia Duarte (n. 20.03.1989), aderiu à causa em 2006, e também está motivado para ascender aos mais altos patamares da carreira, com dedicação e querer, como tem sido até aqui. É estudante universitário na área de engenharia de telecomunicações.

1 comentário:

Dk_Nepo disse...

É para mim um enorme estar no seu blogue, por ser de alguém que tenho grande consideração e que faz falta à arbiutragem Portuguesa!
Grande Abraço