quinta-feira, 21 de maio de 2009

MESTRE JOAQUIM CAMPOS, SEMPRE PRESENTE!

Pelo que ainda representa actualmente na arbitragem portuguesa, como símbolo e exemplo, e dado que ainda não estou contente com o último merecido tributo que lhe foi prestado (a medalha de Mérito, grau ouro, que, em boa hora, a Câmara Municipal de Lisboa, lhe atribuiu), resolvi promover nova diligência junto dos municípios de Lisboa e de Miranda do Corvo, na expectativa de determinarem a eternização do seu nome, numa das artérias das cidades que o viram nascer, crescer, servir e vencer.

Em 13 de Abril último enviei aos respectivos responsáveis pelos pelouros de toponímia municipais as seguintes mensagens: Exmª Senhora
Drª Maria de Fátima Simões Ramos do Vale Ferreira
Ilustre Presidente da
Câmara Municipal de
MIRANDA DO CORVO

Com os melhores cumprimentos venho sugerir que o cidadão JOAQUIM FERNANDES DE CAMPOS, natural de Tábuas, insigne desportista que, enquanto Árbitro de Futebol e durante décadas, percorreu meio mundo e prestigiou sobremaneira a sua terra natal, seja merecedor de que o seu nome conste num arruamento do Concelho de Miranda do Corvo.
Mais se reforça este pedido dado que o Mestre Joaquim Campos foi honrosamente distinguido por V. Exª em 2004, com a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro. (ver em:
http://albertohelder.blogspot.com/2007/09/parabns-mestre-joaquim-campos.html)
Recentemente a Cidade de Lisboa prestou-lhe novo tributo outorgando-lhe, com justiça e dignidade, a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro, cerimónia que ocorreu em 23 de Dezembro de 2008, conforme se pode constatar em:
http://albertohelder.blogspot.com/2008/12/joaquim-campos-homenageado-pela-cidade.html
Solicito e agradeço as estimadas notícias de V. Exª quanto a este justo pedido.


Exmº Senhor
José Vitorino de Sousa Cardoso da Silva
Ilustre Vereador e Presidente da
Comissão de Toponímia da
Câmara Municipal de Lisboa

Com os melhores cumprimentos venho sugerir que o cidadão JOAQUIM FERNANDES DE CAMPOS, insigne desportista que, enquanto Árbitro de Futebol e durante décadas, percorreu meio mundo em representação da Cidade de Lisboa (era filiado na sua Associação de Futebol), seja merecedor de que o seu nome conste num arruamento da Capital de Portugal.
Mais se reforça este pedido dado que o Mestre Joaquim Campos foi recentemente distinguido pela Cidade de Lisboa com a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro, cerimónia que ocorreu em 23 de Dezembro de 2008, conforme se pode constatar em:
http://albertohelder.blogspot.com/2008/12/joaquim-campos-homenageado-pela-cidade.html
Solicito e agradeço as estimadas notícias de V. Exª quanto a este justo pedido.

De Lisboa já recebi, poucos dias depois, a 16, a seguinte resposta:

Exmo. Senhor
Alberto Hélder
Em referência ao pedido formulado por V. Exª no e-mail datado de 13/04/2009, sobre a atribuição do nome de Joaquim Fernandes de Campos a um arruamento de Lisboa, informamos que a atribuição de topónimos na cidade, só se tem verificado pós-mortem.
Desta forma, resta-nos apresentar os melhores cumprimentos e compreensão de V. Exª.
Entretanto, a Junta de Freguesia da sua residência em Lisboa, (Anjos) vai baptizar o seu Parque Desportivo com o nome do Mestre Joaquim Campos, o que não deixa de ser mais uma homenagem a quem tanto deu ao desporto português!

Sem comentários: