sexta-feira, 6 de novembro de 2009

JOSÉ ANTÓNIO CHAGAS, SAUDOSO COMPANHEIRO

Quando estive em São Tomé e Príncipe dentro do círculo dos muitos amigos que granjeei contava com um muito especial, que conheci em Lisboa, num dos seus quartéis, no breve período de férias que gozei em 1965, depois de ter cumprido um dos dois anos de mobilização obrigatória. 3.09.1965, São Tomé-Com os companheiros Hugo Rodrigues e Vitor Manuel Cardoso.
Tive, portanto, o privilégio de com ele conviver em África cerca de um ano (chegou a São Tomé em 2 de Julho de 1965), mas, mesmo assim, tempo suficiente para cimentar uma amizade sólida que perdurou. 19.10.1965, São Tomé-José António integra a equipa de arbitragem que dirigiu o jogo de futebol CCS-CART840, com Ruben Domingues e Joaquim Xavier da Silva.
Nessa altura, para além do superior desempenho da sua especialidade (era desenhador e dos bons!), também dedicava algum tempo ao desporto, como o voleibol e futebol. Nesta modalidade não pôde jogar no seu clube preferido (o Sporting Clube de São Tomé) mas fez-me companhia no glorioso Benfica, com uma dedicação exemplar. 16.01.1966-Praia Lagarto, São Tomé-De pé: Jorge, Josué, José António, eu, Carlos e Ramos. Em baixo: Hugo Rodrigues e Joaquim Martins
Nas andanças futebolísticas teve um percalço: fracturou um pé e foi o cabo dos trabalhos para explicar aos pais o porquê de só lhes enviar fotos com aquela zona do corpo sempre tapada!...
21.03.1966-São Tomé, equipa de Voleibol da Companhia de Comando e Serviços (no primeiro plano estou eu e o José António. De pé Rogério Pires, Viriato Cruz, Fernando Cecílio e Vidal Pereira)
Depois de ter cumprido a sua obrigação militar regressou a casa em 1966 e poucos anos depois, em 19 de Abril de 1969, eu e minha mulher tivemos a honra de, como convidados, ir ao seu casamento que muito nos sensibilizou. Matrimoniou-se com Maria de Lourdes e, mais tarde, pai de Paulo Jorge. 19.04.1969 - O seu casamento
Os noivos chegaram a participar num dos convívios do 26 de Agosto e, nessa noite, assistirem a uma representação teatral de um grupo de Tchiloli que veio propositadamente de São Tomé e Príncipe e actuou no auditório ao ar livre da Fundação Gulbenkian, em Lisboa.
Mais tarde os destinos não foram coincidentes e, por sua iniciativa, rumou até ao Norte de Portugal, com os contactos a manterem-se mais espaçadamente. Eu, Maria de Lourdes, José António e minha mulher (Maria Júlia)
Há bem pouco tempo vim a saber que o José António Banito Chagas, que nasceu em 14 de Abril de 1943, em Linda-a-Pastora, veio a falecer em 21 de Setembro de 2000, pelas 22H45, tendo sido sepultado no Cemitério de Benfica. Na altura devida foi trasladado o seu corpo para o jazigo de família, localizado no Cemitério de Góis (Coimbra). Natal de 1999, Lisboa-José António, eu e Hugo Rodrigues .
Tardiamente, é certo, mas não deixo de expressar o meu sentido e profundo tributo público ao camarada e bom amigo José António pela amizade e consideração que sempre nos aproximou nos bons e nos outros momentos porque passámos em terras africanas…

2 comentários:

MARIA DE LOURDES disse...

Alberto e Maria Júlia Estive agora as ver a homenagem que fez em relação ao José António, e fiquei sensibilizada, um muito obrigada pela sua dedicação, referente ao seu amigo, de longa data.
Beijinhos para vocês Lourdes

Nelson disse...

Uma grande homenagem a um grande homem. Muitas saudades.
Gostaria de entrar en contacto consigo Sr.Alberto de for possivel.