quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – HISTORIETAS (10)

Graças a camaradas de armas que ainda mantém o coleccionismo em dia e a nostalgia sempre presente, como a sua capacidade intelectual quase intacta, para se lembrarem dos nomes dos colegas-jogadores, foi possível divulgar as fotos – por si cedidas – das equipas de futebol que disputaram o Campeonato Militar de 1965 daquelas espantosas e paradisíacas ilhas africanas.
Hoje, com direito a tempo de antena, é o Pelotão de Artilharia 951 – os que superintendiam no Aeroporto de São Tomé – pouca gente, mas muito simples, competente e solidária, sempre prontos a dar o seu melhor, o que faziam com esmero, lealdade e prontidão. São Tomé, 5.10.1965-Espectadores no jogo entre o Pelotão 951 e a Companhia de Comando e Serviços, que esta venceu por 1-0. Xavier da Silva, com a boina e no centro da foto, junto à vedação.

Dentre estes valorosos companheiros, destaco o Joaquim Xavier da Silva (1º Cabo), que, desde 1965 sempre tenho mantido um relacionamento contínuo e aproximado, não só por morarmos em Lisboa, como, por vezes, assisto a jogos do Sport Lisboa e Olivais, e onde o encontro amiudadamente. São Tomé, 26.10.1965 - No jogo com a Polícia Militar (1-1).

Xavier da Silva é director da Associação de Futebol de Lisboa e responsável pelas suas selecções. Tem apresentado trabalho de valor, com disciplina e métodos pedagógicos adequados a cada escalão de formação. Um exemplo! São Tomé, 14.10.1965-Joaquim Xavier da Silva na função de Árbitro

Algum tempo atrás passou uma fase menos boa com a sua saúde, mas com a sua indomável vontade, férrea e persistente, superou a questão e hoje está melhor do que nunca.
São Tomé, 26 de Outubro, assistentes no jogo com a Polícia Militar

Vamos à constituição da equipa dos Artilheiros que, em 26 de Outubro de 1965, empataram (1-1) com aqueles que viriam a ser campeões: a Polícia Militar.

1º Plano: Mouraria, Oeiras, Vila Franca, (?) e Coelho.
De pé: Mokuna, Algarvio, (?), Braga, Castelo Branco e Humberto.

E com esta referência ao PART951 cheguei ao fim do futebol. Vou indagar se algum companheiro tem fotos do Torneio de Voleibol. Se tal acontecer aqui estarei a mostrar as respectivas imagens. Até lá…

Ver mais em: http://albertohelder.blogspot.com/2009/08/sao-tome-e-principe-historietas-de_15.html

Sem comentários: