quinta-feira, 26 de novembro de 2009

NAQUELE TEMPO (NOVEMBRO 1959) - XXVII

Os responsáveis pela edição 29 do Boletim O Árbitro, referente àquele período, deram corpo às seguintes rubricas: ARTIGOS – Joaquim Serra, assina O Boletim do Jogo; Alberto Martins, de Portalegre, subscreve A Bem do Desporto; O Árbitro e o Público, de I.B.; Diogo Manso, de Braga, escreve sobre Esquecimento ou Deturpação Propositada; Álvaro Santos evoca Os Problemas da Arbitragem Nacional; Diamantino Vidal, saudoso companheiro lisboeta já desaparecido, assinala E a Ginástica Continua Esquecida; Carmo Lourenço tem honras de páginas centrais com O Árbitro e o Homem; Justa Homenagem é o título de César de Jesus; Dinis Machado (foto), diz que O Grande Réu do Futebol é sempre o Juiz de Campo; G. Boyreaux diz de sua justiça com A Rapidez da Decisão; Pedro Moreira abaliza Ser Árbitro. A Galeria do Passado evoca Ribeiro dos Reis, figura enorme do desporto português, dando conta do seu fantástico currículo, referência que se regista e aplaude. NOTA ACTUAL: António Ribeiro dos Reis foi o nosso primeiro Árbitro internacional, dado que dirigiu em 3 de Abril de 1915, em Vigo, o jogo entre o clube local, o Real Vigo Sporting (hoje Real Clube Celta de Vigo), com o Sport Lisboa e Benfica, cujo resultado final foi um empate a duas bolas. Curiosidades: Um espectador a 80 metros do local onde a bola se encontrava gritava que a sua equipa beneficiava de um pontapé de canto. Inquirido se conseguia determinar a justeza da sua exigência, logo respondeu que se os seus companheiros naquele local assim reclamavam ele, o contestatário à distância, actuava por solidariedade…
Agenda do Árbitro: É criada a Comissão Central de Árbitros de Futebol de Moçambique, com o seguinte elenco: Presidente, Alberto do Carmo Lourenço. Vogais, José Rodrigues dos Santos e Silva e Prof. Gil Vicente Aires Gomes. Hermínio Soares foi nomeado para dirigir, em 27 de Dezembro de 1959, o jogo Marrocos-Tunísia. A Comissão Central atribuiu medalhas de Bons Serviços aos dirigentes Amadeu Rodrigues e Eduardo Pombo e ao Árbitro portuense, António da Silva Passos pela relevante sua prestação em favor da causa. Notícias diversas: O que era o Colégio de Árbitros lisboeta há 25 anos, quanto à composição da sua direcção, a gestão, registo de agressões, quadros, etc. Aveiro aprovou 10 novos candidatos. Braga vai levar a efeito mais um curso para Árbitros. Os dirigentes da Associação de Futebol de Lisboa, na sequência da Campanha de Disciplina, organizaram uma reunião com Treinadores e responsáveis das secções de futebol onde foram focadas questões pertinentes, pois pretende-se restringir o jogo violento que grassa nos campos da sua jurisdição. Inserida no programa de actividades da Comissão Distrital lisboeta, Ribeiro dos Reis falou aos Árbitros da Capital e, como sempre, foi uma palestra profícua a todos os níveis.
Retalhos de Críticas: É confrangedor o que os jornais relatam nas suas crónicas: Desde a obstrução que foi motivo para o Árbitro assinalar grande penalidade até às disparidades entre jornalistas que assistiam ao mesmo jogo, um dizendo boa actuação e o outro nem por isso, péssima, aliás. Um outro, na sua própria crónica desdizia-se profundamente o que leva a crer que o rigor e a verdade andam distantes do pensamento de tais profissionais… Apitadelas: A FIFA desnomeou equipas de arbitragem portuguesas que estavam indicadas para dirigirem jogos em Malta, Escócia e Espanha, facto que causou muita estranheza e incompreensão pelo esquecimento a que somos votados. Sugere-se que no Futebol se copie o que se passa no Basquetebol quando jogadores infractores são punidos com suspensão temporária de dez a quinze minutos.
Falando de prémios: é feita proposta no sentido de virem a ser melhorados, com a seguinte tabela para os jogos nacionais: Árbitro 600$00, 400$00, 200$00. Fiscal de Linha: 300$00, 200$00 e 100$00. 2ª Divisão, respectivamente para a 1ª, 2ª e 3ª divisões… Por último, afirma-se que o limite de idade para os Árbitros devia ser livre, tendo apenas em vista a boa condição física, pois não são os anos que impedem de dirigir com acerto uma partida de futebol, quando se está bem preparado para o efeito. E quem disser o contrário… NOTA: Neste número são publicados três anúncios que aqui se reproduzem, chamando a vossa atenção para as mensagens curiosas que pretendem transmitir.

1 comentário:

Celestino Aguiar disse...

Que saudades deste tempo, meu amigo.