quinta-feira, 28 de junho de 2012

NAQUELE TEMPO – JUNHO 1962 (LVIII)

No Boletim “O Árbitro” nº 60 (ano V), de há cinquenta anos, os assuntos que mereceram atenção especial, foram:
-Carlos Resende é o autor deste desenho para celebrar mais um aniversário do Boletim-
RELAÇÃO DE LIVROS NA BIBLIOTECA – Descrevem-se mais 60 obras que estão à disposição dos adeptos da cultura.
MAIS UM ANO – Décio de Freitas, director do Boletim, refere-se ao facto e espera que as previstas mudanças venham a beneficiar o periódico e os leitores.
ATLETAS DE ONTEM, ÁRBITROS DE HOJE – O lisboeta Henrique Pena da Silva (NA FOTO), antigo praticante de atletismo no Sporting Clube de Portugal, assim como de voleibol e andebol, é o Árbitro referido nesta interessante rubrica. Nasceu em 1 de Janeiro de 1926 e esteve na 1ª categoria nacional de 08.06.1961 a 07.03.1965.
Manuel António Pereira Silvestre, candidato a Árbitro em Bissau, coloca a seguinte questão: Antes do jogo se iniciar 2 adversários agridem-se e são expulsos e são substituídos. Depois de tudo normalizado o Árbitro ordena o pontapé inicial mas, a bola em vez de ir para a frente é pontapeada para trás. Nesse instante outros dois adversários agridem-se. Como agir? Expulsa os prevaricadores, os quais podem ser substituídos pois o jogo ainda não se iniciou regulamentarmente.
Carlos Pereira Lopes, de Coimbra, agradece as atenções que o seu Conselho de Arbitragem lhe prestou durante o período que esteve internado nos Hospitais da Universidade. O Presidente da Comissão Provincial de Árbitros da Guiné, Carlos Alberto da Silva solicitou documentação para promover um curso de candidatos. Dá-se a conhecer o programa do convívio entre os Árbitros madeirenses e lisboetas, que decorreu entre os dias 29 de Junho e 2 de Julho de 1962.
TAÇA DE PORTUGAL - Renato Santos, de Coimbra (terceiro a partir da direita), esteve em Ponta Delgada a dirigir os jogos desta competição, entre equipas da Madeira e dos Açores.
A CONVENÇÃO FUTEBOLÍSTICA DE NURIA – António Molinos retrata a habitual reunião dos treinadores e dos árbitros catalães sempre com objectivo de melhorarem a qualidade do desporto-rei. As aulas práticas e teóricas, colóquios conferências e jogos são actividades desenvolvidas para que todos os participantes possam dizer de sua justiça, pois cada um tem o direito de expor o seu ponto de vista. Afirma-se que a ignorância e o erro são as verdadeiras causas dos fracassos dos homens que vivem no futebol e como a maior parte daquilo que se ignora é muito maior do que tudo quanto se sabe, é absolutamente razoável o desejo de todos ficarem mais ricos em termos de conhecimentos, logo a presença do máximo de participantes é um dos objectivos dos organizadores.  
FIGURAS DA ARBITRAGEM MOÇAMBICANA – Américo Costa (na foto), deixou o cargo de presidente da Comissão Distrital de Árbitros para exercer a actividade de treinador da equipa do Atlético de Lourenço Marques, sendo substituído por Rafael dos Santos Cruz (imagem a seguir).
PÁGINA DE LOURENÇO MARQUES, por Vitor Real, que adiante conselhos e indicações para que a prestação do Árbitro seja sempre a melhor. Desde a bondade até à confiança, passando pelo entusiasmo, optimismo e indulgência, mantém em nós uma serenidade vital benéfica, restituindo o equilíbrio necessário ao exercício da função. Firmeza e rigor devem fazer parte do espírito do Árbitro. Confessar os momentos de fraqueza e de inconsequência é dever de todo o Árbitro fiel à sua causa.
-As três fotos seguintes foram obtidas numa sessão de esclarecimento, realizada no Porto, vendo-se, na primeira, Abel da Costa, a dialogar com formandos-
TÍTULOS – Luís Gaspar, vogal da Comissão Central, assina o artigo “Quem tem telhados de Vidro…”. Carmo Lourenço, escreveu “Ver para Crer”. “Critério de nomeações”, por Hugo Silva. Fernando Marques da Silva, desenvolve “A Causa da Arbitragem no Porto”. O Dr. Silva Rocha explica a questão “Entorses do joelho e do tornozelo”. Virgílio Leitão escalpeliza a “Colocação do Árbitro e dos Fiscais de Linha no terreno do jogo”.
-Clemente Henriques, explica a regra do fora de jogo-
AGRADECIMENTO – Hugo Silva, editor do Boletim, agradece as mensagens de felicitações que lhe chegaram de vários pontos de Portugal.
-Francisco Guerra, clarifica as dúvidas apresentadas-
LEIS DO JOGO – António Augusto Santos dá alguns tópicos quanto à lei 2 (A bola) falando da esfericidade, pressão atmosférica, cores e medidas.

Sem comentários: