sábado, 16 de junho de 2012

O FUTEBOL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE SAIRÁ PRESTIGIADO!

Hoje, dia 16, às 17H30 (hora local), a selecção santomense vai defrontar a sua congénere da Serra Leoa, no Estádio Nacional de Freetown, naquele que se pode chamar o seu mais importante jogo desde a fundação da Federação, em 1975, já que se trata da segunda mão da segunda eliminatória para o CAN 2013.
 
O resultado da partida da primeira mão, realizado no Estádio 12 de Julho, em 29.02.2012, foi favorável às cores de São Tomé e Príncipe por 2-1, resultado que desencadeou uma onda de alegria em todo o país, para satisfação dos milhares de adeptos que gostam do desporto-rei.
 
Sabe-se que é muito difícil superar este forte adversário, cuja selecção está classificada no ranking FIFA em 59º lugar, isto num universo de 208 países, enquanto São Tomé e Príncipe ocupa a 118ª posição.
 
Já no ranking africano, que tem 53 nações a praticarem futebol, São Tomé e Príncipe é detentor do 34º posto, enquanto a Serra Leoa, está no “top ten”, é mesmo o 10º classificado!
 
Contudo, vamos esperar que os fantásticos, aguerridos, empenhados e amadores jogadores santomenses, que jogam como profissionais, superem as dificuldades desportivas que se lhe vão deparar, que se transformem em gigantes na força de querer vencer, querer ganhar, querer que São Tomé e Príncipe participe na fase de grupos e, quem sabe, estar na fase final que se disputará na África do Sul, de 19 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2013.  
 
Registe-se que na primeira eliminatória desta prova a selecção santomense ultrapassou o Lesoto, vencendo em casa (15.01.2012), por 1-0 e em Maseru (22.01.2012), o empate a zero serviu perfeitamente.
 
Hoje, durante todo o dia, estarei equipado com a camisola da selecção de São Tomé e Príncipe e, o mais interessante, é que vou estar num convívio com gente do Andorinha Futebol Clube, de São Tomé, que se reunirá em Pedralva (Anadia), recordando os bons tempos que passaram nas mais encantadoras e maravilhosas ilhas africanas.
 
Coisa boa!

Sem comentários: