sexta-feira, 5 de outubro de 2018

FUI VOLUNTÁRIO DURANTE 867 DIAS! - 21º DE 29 EPISÓDIOS – SETEMBRO 2015

 

A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de 2014 e maio de 2016.

Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente…

01.09.2015-TERÇA
1.Entrei às 07H50.
2.Ontem desloquei-me à Foto Fixarte para decidir a feitura da foto da primeira seleção feminina de Futsal, cujo trabalho ficará pronto na próxima quarta-feira.
3.Remeti aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe o Relatório de Atividades do Museu, referente a agosto de 2015.
4.O sr. Francisco Godinho virá amanhã de manhã para receber as instruções quanto a guarnecer o expositor com novos dados estatísticos da AFL.
5.Voltou-se a solicitar ao presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, reunião de trabalho que deveria ter ocorrido em agosto, conforme sua indicação. A comunicação anterior foi remetida em 27 de julho de 2015.
6.Também se pediu novamente ao novo responsável da Hemeroteca Municipal de Lisboa, que marcasse reunião de trabalho, dado que ainda não respondeu à nossa mensagem de 29 de julho de 2015.
7.Soubemos que a mensagem para a Hemeroteca não foi recebida no destinatário. Foi reencaminhada para outro endereço eletrónico.
8.Falei com o sr. Francisco Seabra, possuidor da coleção da revista Stadium, de 1932 a 1942, na expectativa de vir visitar o Museu e saber quais as condições que eventualmente poderá vir a ceder à AFL tão importantes documentos desportivos. Recorde-se que a Biblioteca da AFL possui todos os números da 1942 a 1951.
9.O Dr. Nuno Lobo, presente na AFL, indica que irá marcar a reunião habitual proximamente, dado que a questão de se saber onde irá decorrer o jantar do 105º aniversário a AFL.
10.Falei com os serviços da Câmara Municipal de Lisboa a tentar saber algo sobre a proposta do Vereador do Desporto, Dr. Jorge Máximo, quanto à comenda a atribuir à AFL.
11.Solicitei ao Vereador municipal lisboeta, Dr. Jorge Máximo, a título pessoal, o ponto de situação quanto à solicitação que fiz em 13 de outubro de 2014, sugerindo distinção para a AFL.
12.Avançou-se com o registo dos jogos das seleções da AFL. Está-se na época 1986/1987.
13.O sr. José Manuel Martins diz que devolverá o dossier na próxima semana, ao mesmo tempo que dará informações dos jogos entre as seleções de Santarém e de Lisboa.
14.Saí às 17H00.

02.09.2015-QUARTA
1.Entrei às 07H35.
2.Ontem, a Dª Aura Miguel, da Rádio Renascença (Informação) solicitou elementos da visita do Club Atlético de San Lorenzo de Almagro à Europa, o que aconteceu em 1946/1947, dados que lhe foram cedidos.
3.A Foto Fixarte dá conta que tem pronto o trabalho encomendado (imagem da primeira seleção feminina de Futsal da AFL), sendo o seu custo de 5 euros. Vai-se proceder em conformidade.
4.Enviada mensagem ao responsável da Informática da AFL, sr. Jorge Pereira, para abrir endereço eletrónico para o Museu, uma vez que o Dr. Nuno Lobo já autorizou. 
5.Colocada no Museu a moldura com a foto da primeira seleção da AFL de Futsal.
6.O computador teve com avaria (não arrancava). O sr. Jorge Pereira, responsável pelo Departamento de Informática, conseguiu resolver a situação.
7.Continuou-se na busca de elementos relacionados com a seleção de Lisboa em 1915.
8.Saí às 16H50.

03.09.2015-QUINTA
Estive ausente, por necessidade de descansar.
O sr. Guilherme Henriques deslocou-se à Foto Fixarte para efeitos de ampliação da fotografias da primeira seleção de futebol, de 1911.

04.09.2015-SEXTA
1.Entrei às 07H45.
2.Ontem, em minha casa, recebi telefonema do sr. Valentim Catarino, a agradecer, mais uma vez, a cordialidade como foi recebido na visita que fez ao Museu, em 20 de agosto, assim como a pronta e eficiente resposta que demos à Drª Aura Miguel, da Rádio Renascença. Mais adiantou que fez seguir para o presidente da AFL a sua satisfação pela forma como o Museu está a desenvolver a sua profícua atividade, com saberes, cortesia e bom acolhimento.
3.Solicitou-se ao sr. Vítor Badalinho a alteração do endereço eletrónico do Museu, deixando de ser alberto.helder @ afl.pt para museu @ afl.pt, atualização já concretizada.
4.A Dª Ana Patrício, da Hemeroteca Municipal de Lisboa, respondeu a dar conta que o responsável (Dr. João Carlos Oliveira), estará de regresso no próximo dia 21, a quem irá transmitir o desejo da equipa operacional do Museu em reunir para apresentar cumprimentos de cortesia e saber as condições de acessibilidade ao acervo histórico, procurando elementos para juntar ao historial da centenária AFL.
5.Escrevi ao Dr. Nuno Lobo a solicitar rapidez na cedência de telemóvel destinado somente ao serviço do Museu da AFL.
6.Continuou-se a procurar elementos no jornal A Capital do primeiro jogo entre as seleções de Lisboa e Santarém, realizado em 1925.
7.O sr. Francisco Godinho entregou o modelo do painel dos dados estatísticos da AFL, o qual carece de retificação quanto a cores. Demos conta das alterações que preconizamos.
8.O sr. José Manuel Correia Marques Alexandre solicitou informações quanto a vários agentes desportivos, trabalho que vai ser desenvolvido e será avisado quando estiver pronto. O que se fez ainda no decorrer da tarde de hoje.
9.Na próxima segunda-feira o computador de apoio ao Museu terá de ser submetido a tratamento antivírus, assunto já combinado com o sr. Jorge Pereira.
10.Recebida nova versão do prospeto de divulgação do Museu, que irá ser motivo de alterações.
11.Saí às 17H00.

05.09.2015-SÁBADO

06.09.2015-DOMINGO

07.09.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H10.
2.Recebida a seguinte mensagem da Drª Aura Maria Vistas Miguel, da Rádio Renascença, a quem se respondeu em conformidade:
Ora viva!
Escrevo brevemente para lhe agradecer, de todo o coração, a prontidão com que me ajudou a levar este “presente” para o Papa Francisco. A impressão de algumas páginas resultou muito bem. Para além dos jornais “A Bola” e “Mundo Desportivo”, também consegui do “D.N.” e do “J.N.”.
Espero que o Papa goste!
Com as mais cordiais saudações,
Aura Miguel
3.Enviados 2 pins para a Dª Maria Candeia Lemos Pinto, de Venda Seca-Belas, para onde, em 15 de junho de 2015, remetemos o mesmo material para o sr. José Lemos Pinto Ferreira, do qual não recebemos indicação quanto á sua receção.
4.O sr. José Manuel Correia Marques Alexandre agradeceu a informação e diz que passará por cá brevemente. Solicitou outras informações. Telefonou ainda de manhã, perto do meio-dia, mas não me encontrou.
5.Passei pela Foto Fixarte (Rua Palmira), mas ainda não está ampliada a foto da primeira seleção da AFL (1911).
6.Continuou-se a procurar elementos no jornal A Capital, quanto à data da realização do 1º Lisboa Santarém, que se pensa ter sido em 1925.
7.Saí às 16H55.

08.09.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H10
2.Continuou-se à procura de elementos no jornal A Capital, de 1925, do 1º Lisboa-Santarém.
3.A Dª Maria da Conceição Silva, chefe dos Serviços Administrativos, solicita ajuda para encontrar nomes de jogadores do Grupo Desportivo Malveira da Serra, mas ainda não é possível satisfazer o pedido, por falta de estruturas adequadas. Respondeu-se em conformidade.
4.Enviou-se ao presidente do Mem Martins Sport Clube, sr. António Augusto, informação da realização de festa do seu clube em 1925, quando a sua fundação se reporta ao dia 22.07.1937.
5.Sobre a entrega de eventual comenda por parte da Câmara Municipal de Lisboa à Associação de Futebol de Lisboa, promovida por Alberto Helder, recebeu-se a seguinte resposta à mensagem de 1 de setembro:
Exmº Senhor
Diretor do Museu da AFL
Relativamente à proposta de atribuição de Medalha de Mérito Desportivo à Associação de Futebol de Lisboa, encarrega-me o Senhor Vereador de informar V. Exª o seguinte:
A atribuição de qualquer medalha pela edilidade depende, nos termos do Regulamento da Medalha Municipal, de parecer prévio do Conselho da Medalha Municipal;
Foi superiormente entendido que o envio da proposta para efeitos do parecer prévio, deveria ocorrer assim que findassem todas as competições de futebol, já que se adivinhava, como veio a acontecer, uma época plena de êxitos de Clubes associados na AFL, sublinhando-se dessa forma a conquista de quase todos os títulos em disputa.
Assim, em junho p.p. a referida proposta foi enviada àquele organismo para emissão do necessário parecer.
Em julho p.p, por insistência do Senhor Vereador quanto ao andamento do processo, o Conselho informou que só reúne duas vezes por ano, não estaria ainda agendada qualquer reunião para emissão de parecer relativamente à atribuição de medalha a diversos organismos, admitindo que entre setembro e outubro pudesse realizar-se a dita reunião.
No seguimento do e-mail de V. Exª e instado de novo o Conselho, fomos informados que a reunião ainda não se encontra marcada, mas que se prevê venha acontecer no início de outubro e que é intenção da Câmara Municipal de Lisboa proceder, numa única cerimónia, à entrega de medalhas a diversas entidades.
Ao dispor de V. Exª, aproveito a ocasião para apresentar os meus melhores cumprimentos, 
António Pignatelli – Câmara Municipal de Lisboa - Assessor (do Vereador Jorge Máximo)
5.O sr. Jorge Pereira, da Informática, foi avisado que o computador estaria à sua disposição para lhe aplicar o sistema antivírus.
6.Saí às 16H55.

09.09.2015-QUARTA
1.Entrei às 08H20
2.Contactei o Sindicato dos Jogadores e falei com a Dª Estrela que diz ir marcar reunião para esta semana, respondendo assim às solicitações de 27.07.2015 (08H45) e 01.09.2015 (08H30). O assunto é sobre a caderneta de cromos dos equipamentos das equipas inscritas na AFL em 1940.
3.Fui buscar a fotografia da primeira seleção da AFL (1911), à Foto Fixarte. Custo 5 euros. Já está exposta no Museu.
4.Iniciou-se a pesquisa de dados da primeira seleção jovem da AFL, cujo jogo realizou-se no Porto, em 23.06.1946.
5.Mantém-se a pesquisa da data do 1º Lisboa-Santarém.
-FRANCISCO CALADO-
6.Falei com o sr. Artur Santos, antigo jogador da seleção de Lisboa na expectativa de facultar dados de familiares do sr. Francisco Calado, jogador que alinhou na primeira seleção de juniores da AFL (1946), no Porto.
7.Saí às 17H00.

10.09.2015-QUINTA
1.Entrei às 08H10.
2.Na busca da imagem da primeira seleção de juniores da AFL, contactei:
2.1-Dâmaso Teixeira, de Angra do Heroísmo.
2.2-Carlos Lourenço, para me informar o telemóvel de David Sequerra, dado que foi o seu pai, o sr. Isaac Sequerra o primeiro selecionador da referida equipa.
2.3-Drª Maria do Rosário Matos Carvalho Correia Alves Diniz e Dr. José Manuel Fragoso Alves Diniz na expectativa de serem familiares de um dos atletas que representou a AFL, sr. Carlos Alves Diniz (1946).
3.O Dr. Alberto Miguéns, solicitou cópia do trabalho digitalizado de Júlio Araújo “Meio século de futebol, 1888/1938”. Foi atendido.
4.O sr. José Manuel Martins diz que virá para a próxima semana devolver o processo que lhe emprestamos, dos clubes antigos. 
5.Dr. Nuno Lobo dá conta que o jantar de aniversário da AFL será no Restaurante da FIL (Junqueira). Solicitou nomes de possíveis convidados, que lhe foram indicados. Entretanto fica sem efeito a apresentação da galeria dos árbitros internacionais lisboetas, que será divulgada publica e oportunamente.
6.Respondeu a Drª Maria do Rosário Alves Diniz que vai indagar se é possível obter a foto junto de sua sogra. Logo que possa dirá o que apurou.
7.Falei com a Dª Maria de Lourdes Inglês Moreira, para saber informações de Jorge Manuel Inglês Moreira (jogador da seleção lisboeta de 1946).
8.Falei com o sr. Dâmaso Teixeira, de Angra do Heroísmo solicitando e agradecendo encontre o filho do sr. Carlos Alves Diniz, que representou a AFL no jogo de 1946. Adiantando, então, os elementos solicitados.
9.Carlos Lourenço facultou-me o contato do Dr. David Sequerra a quem vamos indagar para saber se no álbum fotográfico de seu falecido pai, Isaac Sequerra tem a desejada imagem da seleção de 1946.
10.Continuou-se à procura da data do 1º Lisboa-Santarém.
11.O Tesoureiro da direção, sr. Ricardo Vicente Parreiras Fernandes entregou-me o solicitado telemóvel destinado unicamente ao serviço do Museu. Amanhã será devidamente acionado, logo se saberá o respetivo número, que será divulgado publicamente nos canais habituais.
12.Saí às 17H00.

11.09.2015-SEXTA
1.Entrei às 07H45.
2.Encontrei ligado o aparelho de ar condicionado do gabinete, informação que transmiti ao sr. Rui Melo.
3.Continuaram as buscas no jornal A Capital sobre o 1º Lisboa-Santarém.
4.Recebido do sr. Rui Melo o telemóvel de serviço a ser utilizado para o Museu, com o número 960 385 917, assim como o pin e o puk.
5.Solicitou-se ao sr. Vítor Badalinho, responsável pela manutenção da página da AFL, a colocação do telemóvel nos contactos do Museu, o que fez de imediato e a quem se agradeceu a eficiência.
6.O árbitro jubilado Paulo Alexandre Rosa Teixeira visitou o Museu e ofereceu uma sua camisola à AFL.
6.Perguntou-se ao sr. Luís Rodrigues pela entrega do painel com os dados estatísticos, prevista para esta semana. A entrega será na segunda-feira.
7.Falei com o Dr. David Sequerra para saber da foto de 1946, dado o senhor seu pai (Isaac Sequerra) ter sido o selecionador lisboeta. Respondeu que nada tem do que procuro.
8.Deslocámo-nos ao Sindicato dos Jogadores e falámos com o presidente. Inquirimos sobre a hipótese da Panini orientar-nos quanto à possível edição da caderneta de cromos (1940), mas tal não é viável, pois só gerem assuntos que visam o lucro, o que não é o nosso caso. Vamos encetar contactos com outras empresas da especialidade.
9.Saí às 17H00.

12.09.2015-SÁBADO
1.Ontem enviei, de minha casa, ao Dr. Nuno Lobo uma notícia da Associação de Futebol do Porto sobre o início da competição de Veteranos.
-CARLA COUTO-
2.Estive presente no Estádio Francisco Lázaro, onde decorreram 3 jogos a contar para a Taça Carla Couto e convidei a Dª Maria Adelaide Barata Almeida e o sr. Romeu Fernando Fernandes da Silva jogadores jubilados, a visitarem o Museu.

13.09.2015-DOMINGO

14.09.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H10.
2.Enviei ao Dr. Nuno Lobo mensagem urgente para aprovar a edição de 10.000 prospetos de divulgação do Museu, para serem distribuídos no jantar de aniversário, no próximo dia 23.
3.Remeti ao Wiki Sporting informação referente à seleção de juniores de 1946, na expectativa de ajudarem a encontrar fotografia da equipa.
4.Solicitei à Associação de Futebol do Porto informação quanto à referida fotografia.
5.Recebida a autorização do Dr. Nuno Lobo para encomendar o prospeto do Museu.
6.Contactei o sr. Francisco Godinho a dar conta da encomenda. Vou ter com ele hoje para ultimar o documento e receber o painel (dados estatísticos) que diz estar pronto.
7.Recebeu-se comunicação do Museu Nacional de Arte Antiga que deseja receber a informação que recolhemos de 1914. Seguiu cópia das páginas 1 e 2 da edição 1263, do jornal A Capital, de 7 de fevereiro daquele ano, atenção que agradeceram.
8.Saí às 14H45 com destino ao Atelier do sr. Francisco Godinho, em Odivelas, para tratar da ultimação do prospeto do Museu, o que foi feito.

15.09.2015-TERÇA
1.Entrei às 07H50.
2.Ontem, na Firma do sr. Francisco Godinho procedeu-se aos últimos retoques no panfleto, ficando pronto para a respetiva impressão. Por nossa solicitação o trabalho terá de estar entregue na AFL na próxima segunda-feira, dia 21. Aproveitando a oportunidade, fui portador do painel de dados estatísticos da AFL, referente à época 2012/2013, assim como a correspondente fatura, no valor total de € 98,40 (80,00, mais IVA, 23%, 18,40). A despesa com a minha deslocação a Odivelas, em transporte público, totalizou € 3,30.
3.O referido painel já se encontra em exposição numa das salas do Museu.
4.O Dr. Alberto Miguéns entregou-nos fotocópia com fotos das equipas de Lisboa e Porto (juniores), que se defrontaram em 23 de junho de 1946. Vai indagar a origem do recorte, dado que a qualidade das imagens é deficiente. Agradecemos tão importante oferta.
5.Remeteu-se informação com o título de livro a Wiki Sporting.
6.Continuou-se à procura de elementos sobre o I Lisboa-Santarém.
7.Sai às 16H55.

16.09.2015-QUARTA
1.Entrei às 08H20.
2.Ontem recebi telefonema do sr. Valentim Catarino a agradecer, mais uma vez, a colaboração que prestámos à Drª Aura Miguel (Rádio Renascença) com a cedência de elementos da visita do San Lorenzo de Almagro a Portugal. O sr. seu pai também agradeceu.
3.Recebemos da Wiki Sporting elementos importantes para a história da seleção lisboeta de juniores (1946), a quem agradecemos.
4.Remetemos à Associação de Futebol do Porto (sr. Domingos Gomes) cópia do recorte com as fotos das seleções do Porto e Lisboa na esperança de nos facultar o seu original.
5.O cartaz com as estatísticas da época 2013/2014 que estava em exposição no Museu foi encontrado caído e com avaria. Pedi ao seu fornecedor, sr. Francisco Godinho, para verificar o que aconteceu. Virá amanhã, quinta-feira, para resolver a situação.
6.Falou o sr. Artur Santos a informar os contactos do sr. João Alberto Calado, filho do sr. Francisco Calado que integrou a seleção júnior da AFL em 1946. Falei com o sr. João Alberto Calado que me disse não ter o que pretendo, ou seja, a foto da equipa lisboeta.
7.Pedi à Dª Conceição, viúva do saudoso árbitro Abel da Costa que dirigiu, em 1946, o encontro de juniores Porto-Lisboa, para procurar no álbum fotográfico se existe fotografia da partida.
8.Procurou-se elementos do 1º Lisboa-Santarém e o jornal A Capital 4945, de 30.05.1925, página 2, coluna 1, dá conta do seu adiamento. Estava marcado para 31 de maio, às 17 horas, no campo de Palhavã, em Lisboa.
9.Saí às 16H55.

17.09.2015-QUINTA
1.Entrei às 08H00.
2.O sr. António Xavier Dias, da Wiki Sporting, facultou informação do 37º jogo Lisboa-Porto, de 07.01.1940, a quem agradecemos e, ao mesmo tempo solicitamos a sua colaboração na expectativa de encontrar uma melhor imagem do jogo de juniores (23.06.1946).
3.O sr. José Manuel Lopes Martins, ex-chefe da Secretaria da Federação Portuguesa de Futebol, fez visita de cortesia e entregou o dossier que lhe tinha sido emprestado.
4.Continuou-se à procura de elementos do 1º Lisboa-Santarém.
5.Voltou-se a recolher dados quanto às seleções que representaram a AFL (época 1987/1988).
6.O responsável pela área de Marketing da AFL, Dr. Guedes Vaz solicitou colaboração para a organização do jantar do 105º aniversário da AFL (23.09.2015). Dei-lhe conta que da parte dos elementos do Museu estaremos não só disponíveis como iremos apresentar o painel com dados estatísticos da época
7.O sr. Luís Rodrigues, da empresa que forneceu o painel com as estatísticas da época 2012/2013, veio buscá-lo para reparar a avaria. Prometeu que o entregará até 2ª feira próxima.
8.Saí às 17H30.

18.09.2015-SEXTA
1.Entrei às 07H40.
2.Procedeu-se à arrumação da mesa da sala de espera do Museu.
3.Falei com o sr. Francisco Godinho dando-lhe conta que o expositor das estatísticas está com imensa pressão no enrolar da lona, situação que tem de ser retificada, com o seu aligeiramento.
4.De manhã, das 09H30 até às 12H30, estive ausente para tratar assunto pessoal da Segurança Social.
5.Continuei com as buscas da realização do I Lisboa-Santarém (1925).
6.Saí às 16H50.

19.09.2015-SÁBADO

20.09.2015-DOMINGO

21.09.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 12H25, vindo de consulta de rotina da Drª Eliana Neto, Oftalmologia, Hospital de Santa Maria.
2.Elaborei mapa para registo de visitas ao Museu, conforme novo horário diário.
3.O sr. Francisco Godinho faltou ao prometido, pois não entrega hoje o material (prospetos e o painel) mas sim amanhã de manhã, antes do almoço (12H00).
4.A data do I Lisboa Santarém continua a ser procurada no jornal A Capital, ano de 1925.
5.O italiano sr. Marco Madonia solicita informação quanto à possibilidade da sua presença no Museu da AFL para fazer estágio para apresentação de tese relacionada com o relacionamento Portugal/Itália após o 25 de Abril de 1974. Foi-lhe respondido que essa não é a nossa área de atuação.
6.Continua a registar-se a atividade das seleções da AFL. Está-se na época 1988/1989. 
7.Saí às 16H55.

22.09.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H10.
2.Continuam as buscas já referidas no jornal A Capital.
3.Para o Wiki Sporting foi enviada informação quanto a homenagem a António Stromp. Agradeceram a atenção.
4.O diretor-adjunto do Museu, sr. Guilherme Henriques contactou o sr. Francisco Godinho que diz entregar o material hoje às 16 horas e não às 12H00 como tinha prometido.
5.A Dª Aida Santos, da Câmara Municipal de Lisboa, confirma a visita guiada para o dia 24, às 14H30, com a presença de 12 pessoas. O Dr. Guilherme Pereira será o responsável pela comitiva.
6.O Prof. Jorge Carvalho, do Instituto Português do Desporto e Juventude diz ter a 2ª via do Diploma da Medalha de Honra ao Mérito, que nos entregará amanhã no decorrer do jantar dos 105 anos de existência da centenária Associação de Futebol de Lisboa. Esta medalha foi entregue à AFL na comemoração do seu 75º aniversário, atribuída pelo Ministério da Educação Nacional em 10 de janeiro de 1986.  
7.A Drª Maria Inês Mata, do Museu Cosme Damião, apresenta proposta para a recuperação da Taça de Honra. Este assunto irá ser tratado na próxima semana, a partir de terça-feira, por motivos de trabalhos urgentes na AFL e no MCD.
 
8.O sr. Francisco Godinho, da Completoceano, entregou os prospetos de divulgação do Museu e o painel com os dados estatísticos, que foi armado. Vamos conferir a quantidade dos impressos e, depois, validar a respetiva fatura.
9.Saí às 16H55.

23.09.2015-QUARTA
1.Entrei às 07H05.
2.Telefonei para a Completoceano a dar conta que o painel com os dados estatísticos está operacional.
3.Iniciada a contagem dos impressos e a preparação dos exemplares que serão distribuídos no jantar de aniversário.
4.Falou a Dª Conceição, viúva do sr. Abel da Costa, árbitro jubilado internacional, do Porto, a dar conta que vai tentar obter, no seu arquivo fotográfico, a imagem da seleção júnior de Lisboa, cujo desafio foi dirigido por aquele benfeitor do Museu da AFL. 
5.Preparou-se o material necessário para a cerimónia da comemoração do aniversário da AFL, como a bandeira principal e a sua base, as 3 bandeiras colocadas na sala da direção, Portuguesa, Federativa e AFL, e a sua base, painel com as estatísticas, e sacos com os panfletos do Museu e as referidas bandeiras.
6.Saímos às 15H00 para o Restaurante onde irá decorrer o jantar (Junqueira).

24.09.2015-QUINTA
1.Entrei às 08H10
2.Concluída a contagem dos prospetos de divulgação do Museu recebidos, totalizando 10.168, dos 10.000 encomendados, informação transmitida ao sr. Francisco Godinho.
3.Ontem, no decorrer do jantar de aniversário da AFL, verificaram-se os seguintes contactos:
3.1-Prof. Jorge Carvalho, do Instituto Português do Desporto e Juvetude que entregou a solicitada (em outubro de 2014) segunda via do diploma da atribuição da Medalha de Honra do Mérito Desportivo, atribuída em 6 de Dezembro de 1985. Agradecemos e fizemos o convite para visitar o Museu. A moldura com o diploma já se encontra em exposição no Museu.
3.2-Falei com o ex-presidente da direção da AFL, Dr. Carlos Ribeiro, para nos dar indicações quanto à possibilidade de o aparelho/visor voltar a funcionar.
3.3-Entregou-se ao sr. Manuel Pedro Gomes os documentos que estavam à nossa guarda e que foram digitalizados.
3.4-Contactei o sr. Vítor Badalinho na expectativa de existirem novos elementos e imagens (prospeto da divulgação do Museu) que poderão substituir o anúncio do Museu na página da AFL.
3.5-Dei conta ao diretor-executivo, sr. José Ribeiro que na quinta-feira iria distribuir o prospeto do Museu pelos cacifos dos clubes. Sugeriu que seja na sexta-feira, o que foi aceite.
3.6-Abordei o Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Jorge Máximo, que disse estar o processo em andamento. No seu discurso falou no assunto, dizendo que irá ser atribuída brevemente a Medalha de Mérito à Associação de Futebol de Lisboa.
3.7-Convidei o Prof. João Barnabé (na imagem), antigo treinador das seleções da AFL, a visitar o Museu.
3.8-Solicitei aos presidentes do Clube Futebol Benfica, Clube Atlético e Cultural e Operário Futebol Clube de Lisboa, respetivamente Domingos Estanislau, Henrique Marques e Carlos Perdiz, permissão para distribuir o panfleto às pessoas que assistam aos jogos nos seus campos. Autorização concedida.
3.9-O sr. Paulo Silva, do Conselho de Arbitragem, prontificou-se a levar para o seu local de trabalho 50 panfletos do Museu.
3.10-Dos 332 lugares previstos a serem ocupados pelos convidados, julga-se que estiveram presentes 280. Deste número registe-se que 109 ficaram com o tríptico dado terem sido recolhidos 173.
4.A colaboração prestada ao jantar comemorativo, com a ajuda do sr. diretor-adjunto, sr. Guilherme Henriques, decorreu entre as 15H30 e as 23H45. Sem despesas para a AFL.
5.Armaram-se as bandeiras e o painel nos seus sítios habituais (sala da direção e Museu), que ontem estiveram nas instalações do restaurante.
6.Recebidas as 3 imagens com a entrega do diploma à AFL, as quais foram reexpedidas para o Prof. Jorge Carvalho.
7.A Dª Lídia Rute acompanhou um grupo de 11 pessoas, encaminhado pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, na visita ao Museu.
8.O sistema informático, depois de observado pelo responsável da Informática, sr. Jorge Pereira, que corrigiu deficiência, acusou 575 mensagens recebidas, mas já tratadas.
9.Sai às 16H35.

25.09.2015-SEXTA
1.Entrei às 08H00.
2.Ontem, à noite, de minha casa, expedi para o sr. Vítor Badalinho texto e imagens referentes à visita de ontem.
3.Distribui 1320 impressos do Museu pelos cacifos dos clubes filiados (rés-do-chão).
4.Preparou-se a documentação desportiva para entregar ao sr. Jorge Augusto dos Santos Nogueira, que ontem visitou o Museu.
5.O sr. Vítor Badalinho diz publicar a reportagem de ontem, antes do almoço.
6.O computador continua a não estar operacional. Solicitei ajuda ao sr. Jorge Pereira.
7.Saí às 16H55.

26.09.2015-SÁBADO
1.Ontem, na cerimónia da comemoração do cinquentenário do Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro distribui 200 impressos de divulgação do Museu, 50 a cada uma das seguintes entidades:
1.1-Academia de Árbitros de Futsal da Margem Sul.
1.2-Núcleo de Árbitros de Almada.
1.3-Núcleo de Árbitros do Barreiro.
1.4-Núcleo de Árbitros de Pinhal Novo.

27.09.2015-DOMINGO
1.Aproveitando a ida ao Campo de Futebol do Complexo Desportivo Municipal do Bairro da Boavista, entreguei um total de 250 impressos, sendo 50 a cada um dos seguintes:
1.1-Desportivo Domingos Sávio.
1.2-União Desportiva e Recreativa de Santa Maria.
1.3-Clube Desportivo Lisboa e Águias.
1.4-Clube Desportivo e Social do Bairro da Boavista.
1.5-Núcleo de Árbitros de Futebol da Linha de Sintra.

28.09.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H20.
2.Remetido ao sr. Vítor Badalinho o prospeto de divulgação do Museu para estudo quanto à publicação na página da AFL.
3.Enviado o mesmo impresso à Drª Aida Santos, da Câmara Municipal de Lisboa, para tomada de conhecimento.
4.Expedidos os 2 pins solicitados pelo o sr. Bryan Milne, de Inglaterra.
5.Respondendo ao pedido da Junta de Freguesia de São Vicente, feito em 17 de novembro de 2014, foram entregues à Dª Ilda Alves, 50 prospetos de divulgação do Museu.
6.O Dr. Alberto Miguéis, historiador desportivo, solicita a cedência de imagens dos equipamentos utilizados pelos clubes de Lisboa (1940), assim como a lista dos clubes que se inscreveram na AFL após a sua fundação. Procedemos em conformidade.
7.O computador, sob a supervisão do sr. Jorge Pereira, teve algumas melhoras, mas não na totalidade.
8.O Arquivo Histórico Militar, respondendo à mensagem de 15 de setembro, agradece que lhe enviemos a informação recolhida, o que fizemos.
9.Continuou-se a pesquisar a data do I Lisboa-Santarém, agora no jornal Diário de Lisboa.
10.Saí às 16H55.

29.09.2015-TERÇA
1.Entrei às 07H55.
2.O computador parece estar operacional, após três dias de paragem por avaria. Agradeci ao sr. Jorge Pereira a sua colaboração.
-CARLOS ALVES DINIZ-
 
3.Recebeu-se resposta do Dr. José Manuel Fragoso Alves Diniz, presidente da Faculdade de Motricidade Humana, a dar conta que não é familiar do antigo jogador Carlos Alves Diniz, que integrou a primeira seleção lisboeta de juniores (23.06.1946), logo não pode satisfazer o nosso pedido, quanto à obtenção de fotografia da referida equipa. Agradecemos e formalizamos convite para visitar o Museu da AFL.
4.Expediu-se para o Dr. Alberto Miguens cópia das folhas de cromos, cuja coleção foi emitida pela Câmara Municipal de Cascais, em 2004.
5.Falei com o sr. Jorge Augusto dos Santos Nogueira, que representou a Associação de Futebol de Lisboa nos jogos com o Porto (22 e 29 de janeiro de 1961), hoje aniversariante, dando-lhe conta que temos pronta a sua ficha de inscrição como jogador. Convidámos a organizar uma visita ao Museu com os seus colegas daquele tempo.
6.Avançou-se na busca de elementos que foram selecionados para representarem as seleções lisboetas. Está-se na época 1989/1990.
7.Saí às 16H45.

30.09.2015-QUARTA
1.Entrei às 07H45.
2.A Wiki Sporting habilita-nos com informações dos jogos Lisboa-Porto.
3.O sr. Vítor Badalinho diz ir criar espaço na página para o prospeto de divulgação do Museu.
4.Escrevemos ao sr. Bryan Milne, a comunicar o envio de 2 pins para a sua morada de Inglaterra.
5.Voltou-se a procurar na Revista Stadium foto da equipa de juniores lisboeta (23.06.1946), mas sem êxito.
6.O sr. Pedro Vaz Pereira, da Federação Portuguesa de Filatelia, responde à nossa solicitação de 10.07.2015, dando conta que não existe em Portugal especialistas em selos sobre o Futebol. Vai indicar alguém que possa ajudar a encontrar o que se pretende. Indicou o sr. Américo Lopes Rebelo.
7.Na sala de inscrições de jogadores (rés-do-chão), após o almoço, distribui 20 impressos do Museu a diversas pessoas que procuraram os serviços da AFL.
8.Recolhi informação quanto à hipótese de se utilizar “tablet” na apresentação do Museu nas visitas guiadas em vez dos papéis com os necessários e importantes apontamentos.
9.Recebido do sr. Carlos Peres (AFL) informação quanto à identificação dos componentes de fotografia em que a AFL se sagrou campeã do Torneio Interassociações, Sub-14, em 1992/1993.
10.Contactei o sr. Américo Lopes Rebelo, para recolher dados quanto à existência de selos postais antigos relacionados com o futebol. Ofereceu os seus préstimos e coleções relacionadas com o Sport Lisboa e Benfica
11.Agradeceu-se ao Dr. Alberto Miguéns o facto de ter detetado não existir na caderneta de cromos dos equipamentos dos clubes filiados na AFL (1940), um dos sócios fundadores, quando, após conferência, se verifica serem 6 as imagens em falta.
12.Saí às 16H45.

VISITAS AO MUSEU:
No mês: 12 
Acumulado:
Em 2014: 218.
Em 2015: 347.
Soma: 565.

Sem comentários: