domingo, 7 de outubro de 2018

FUI VOLUNTÁRIO DURANTE 867 DIAS! – 23º DE 29 EPISÓDIOS – NOVEMBRO 2015

 

A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de 2014 e maio de 2016.

Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente…

01.11.2015-DOMINGO

02.11.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H15
2.Na passada sexta-feira, pelas 17H00, estive em casa do mestre Joaquim Campos para lhe entregar cópia da reportagem publicada na página da AFL, sobre a sua dádiva de livros para a biblioteca. Também fui à Foto Fixarte levantar nova foto da seleção de Futebol de Salão da AFL, mais condizente com o fim pretendido, que é a sua divulgação no Museu.
3.Na manhã do dia seguinte, sábado, desloquei-me à Feira do Chiado (Alfarrabistas) na expectativa de encontrar Relatórios e Contas (Anuários) da AFL, mas nada se encontrou. Sem despesas para a AFL.
4.Ainda no sábado, à tarde (das 13 às 16H30), estive na Hemeroteca Municipal de Lisboa a pesquisar informação sobre a primeira seleção de Futebol de Salão, faltando consultar os jornais Mundo Desportivo e Record.
5.No passado fim-de-semana estive em casa a tratar das imagens de 48 programas de festas de homenagem a árbitros e preparar as páginas fotografadas na Hemeroteca para passar a papel, ou seja fotocopiar, dado o computador da AFL, antiquado, não conseguir fazer o trabalho.
5.Recebida mensagem do árbitro lisboeta Alberto Fernandes a dar conta que está prevista a visita dos americanos Kelli Goodrich e Aaraon Schmidt, diretores da Usa Cup, no dia 4 de janeiro de 2016, em hora a combinar.
6.Ofereci à AFL 32 bolsas plásticas para arquivo de documentos.
7.Recebemos informação do sr. Jorge Pereira a dar conta que já retificou na página da AFL a data da fundação dos 25 clubes que tinham em comum a mesma data da criação (01.01.1970), criada artificialmente, mas sem sentido. Para fazer como deve ser, bastava fazer pesquisas como o fizemos!
8 .Volta o sr. Jorge Pereira a dar conta que já introduziu as alterações preconizadas na página da AFL dos clubes em prova.
9.Elaborada lista com os 48 programas de festas de homenagens a árbitros de Futebol, coleção que irá enriquecer o Museu da AFL.
10.Sobre este assunto foi contactada a APAF no sentido de saber se é possível fazer permuta com os programas existentes nas duas entidades. Recebeu-se a indicação de que será possível. Enviar a lista quando pronta para recebermos a da APAF e saber os documentos que nos fazem falta.
11.O diretor sr. Carlos Seixas esteve a falar connosco sobre diversos assuntos, com destaque para a identificação de jogador da primeira seleção de Futebol Salão (Luís Beirão), as reportagens das visitas ao Museu dos seus convidados, assim como abordou a questão do livro de honra, adiantando que iremos receber indicações sobre a sua utilização. Recordo que este último ponto foi matéria de polémica em Junho de 2014, o que ocasionou mudança de chefia do Museu, depois de intensa troca de pontos de vista entre o responsável operacional e o presidente da AFL, Dr. Nuno Lobo.
12.Saí às 16H50. 

03.11.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H05.
2.Ontem, em casa, procedi à digitalização de 4 programas de festas de homenagens a árbitros, dado que o computador que está ao serviço do Museu não faz esse trabalho.
3.O sr. António Ribeiro, historiador do Clube Oriental de Futebol, solicitou presencialmente informações do Beato Sport Club que lhe foram facultadas.
4.Terminou a duplicação (fotocópias) dos programas de homenagens dos árbitros de futebol.
5.Foram feitos contactos para saber informações em falta nos programas de festas de homenagens dos árbitros de futebol João Rosa Penicho e José Pratas.
6.Ao almoço encontrei as luzes acesas no salão principal do Museu, sem saber quem se esqueceu de preservar as instalações e o valioso espólio.
7.Conferiu-se a atualização da página dos clubes em prova da AFL
8.Saí às 16H50.

04.11.2015-QUARTA
1.Entrei às 08H05.
2.Respondeu-se ao sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva sobre diversos temas que está a preparar para a sua tese académica.
3.Enviou-se mensagem ao responsável do Museu da Guarda Nacional Republicana (Tenente-Coronel Reinaldo Nuno Valente de Andrade, a dar conta que, como combinado, entregámos os impressos de divulgação do Museu na recepção, ao mesmo tempo que voltamos a convidá-lo a visitar-nos. Indicámos um vídeo, com um jogo de 1928, onde o serviço de policiamento é assegurado pela GNR.
4.O sr. Nuno Monteiro propôs a edição discográfica de trabalho seu, relacionado com o Fado. Respondeu-se em conformidade.
5.Agradeceu-se ao sr. António Manuel Pereira Ribeiro a cedência de seu trabalho com os clubes da zona oriental de Lisboa.
6.Contactou-se a Dª Maria de Fátima Tereso Bernardo, atleta que representou a AFL na primeira seleção feminina de Futebol de Salão (Porto, 24 e 25.04.1992), a reforçar o convite para visitar o Museu, onde admirará a foto da referida equipa, assim como a Taça conquistada pelo 3º lugar e receberá cópia da sua ficha de inscrição na AFL, como jogadora do Vitória Clube dos Olivais (1991/1992).
7.A Hemeroteca Municipal de Lisboa diz ter à disposição a coleção dos jornais Mundo Desportivo e Record, solicitados no passado sábado, para se encontrar informação da seleção de Futebol de Salão (1979). Respondemos a dar conta que iremos lá hoje, ao final da tarde.
8.Na esperança de recolher dados em falta para identificar a foto da seleção de Futebol de salão (1979), falou-se com o sr. Luís Filipe de Oliveira Beirão, que pouco adiantou.
9.Pediu-se ao Conselho de Arbitragem da AFL informações quanto a faltas existentes nos Programas de Homenagem.
10.Saímos às 16H40 com destino à Hemeroteca Municipal, nas Laranjeiras.

05.11.2015-QUINTA
1.Entrei às 07H45.       
2.Na Hemeroteca Municipal de Lisboa foram recolhidos valiosos elementos sobre o Torneio de Madrid, onde esteve presente a nossa primeira seleção de Futebol de Salão. 
3.Quanto à identificação dos nomes dos elementos que foram a Madrid (primeira seleção de futebol de salão) procedeu-se a diversos contactos, com: Desportivo Operário do Rangel, Armando Carmezim e Carlos Alberto Pinho Jesus e procurou-se mais informações no arquivo do Museu, tais informações relacionadas com Francisco José Viegas Louro e António Luís de Oliveira Morais, ambos da AFL, que integraram a comitiva.
4.Sobre as informações dos Programas de Festas de Homenagens contactaram-se: Carlos Valente, Amaral Dias, António Marçal, Fernando Correia, Carlos Estriga e Bernardo Siquenique, Márcia Miranda, filha de Xavier Oliveira, João Paulo Oliva, filho de Graça Oliva e Luis Santos. Para completar a tarefa ainda não foi possível chegar à fala com os restantes, como Albino Rodrigues, Adelino Antunes, Monteiro da Silva, Fortunato Azevedo, Azevedo Duarte e Evaristo Faustino.
5.Lobo Pimentel, da Linha Desportiva, diz não possuir os elementos solicitados sobre a já referida seleção lisboeta.
6.Escreveu-se à Real Federação Espanhola de Futebol, departamento de Futebol de Sala, na expectativa de nos facultar mais elementos sobre o torneio de Madrid, realizado em 1979
7.O sr. António Pereira Ribeiro, historiador do Clube Oriental de Lisboa, enviou o mapa solicitado e relacionado com os primeiros clubes na zona do Beato.
8.O computador está avariado. Dada informação ao sr. Jorge Pereira.
9.Saí às 16H45.

06.11.2015-SEXTA
1.Entrei às 08H00
2.O computador está operacional. Agradeci ao sr. Jorge Pereira.
3.Na visita ontem efetuada ao Desportivo Operário Rangel, na Amadora, que decorreu entre as 18H55 e as 19H45 e sem despesas para a AFL, falei com o sr. Carlos Alberto Pinho de Jesus, jogador que integrou a primeira seleção de Futebol de Salão da AFL e que me facultou muita informação sobre o acontecimento. Será avisado quando se expor a fotografia no Museu, com o propósito de o visitar, convite extensivo aos seus dois irmãos (José Manuel e Jorge de Jesus). Deixei 50 prospetos de divulgação do Museu.
4.O sr. António Pereira Ribeiro voltou a enviar o mapa da zona do beato quando se pretendia o gráfico com o nome dos clubes e datas da sua fundação, documento que lhe foi solicitado.
5.O sr. António José Amaral Dias, árbitro assistente jubilado, ofereceu prato de porcelana alusivo à sua festa de homenagem e visitou o Museu.
6.Respondendo à sua solicitação enviou-se a lista de clubes filiados na AFL, desde 1910, ao sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva.
7.Falei pessoalmente com a Dr. Nuno Lobo sobre o pedido de reunião de trabalho solicitada em 5 de outubro de 2015 e que até agora ainda não foi marcada. Diz que vai tratar do assunto.
8.Abordei o dirigente sr. Canelas no sentido de o informar do facto de ter encontrado no dia 3 de novembro de 2015 as luzes acesas no salão principal do Museu, dado que me disseram que esteve presente naquele espaço naquela altura com uma pessoa, tendo-me respondido que a sua missão “não é apagar luzes...”. Elucidativo...
9.O sr. Carlos Almeida solicitou esclarecimento quanto ao vencedor de prova em Infantis em 1997/1998, sendo prontamente atendido.
10.Contactei o sr. Carlos Jesus, sobre a identificação da foto da seleção de Futebol de Salão.
11.Saí às 16H55.

07.11.2015-SÁBADO

08.11.2015-DOMINGO

09.11.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 07H55.
2.No sábado estive de manhã nos diversos campos do Estádio do Restelo e à tarde no Estádio da Luz, onde distribui 500 prospetos de divulgação do Museu, 50 a cada um dos responsáveis dos seguintes clubes:
2.1-Sociedade Musical Aliança Operária Futebol de Outurela.
2.2-E F Belém Associação-A.
2.3-Clube Atlético de Pero Pinheiro.
2.4-Vitória Clube de Lisboa.
2.5-União Atlético Povoense.
2.6-Sporting Clube de Linda-a-Velha.
2.7-União Desportiva e Recreativa Sabuguense.
2.8-Centro Escolar Republicano Tenente Valdez.
2.9-Atlético Clube do Tojal.
2.10-Associação Desportiva Bobadelense-B. Também contactei o Sport Túlias, de Alcoitão, que diz ter já os panfletos na sua sede.
3.Colocaram-se as bandeiras da fachada ao vento.
4.Voltou-se a contactar diversas personalidades sobre o complemento de informação nos Programas de Festas de Homenagens.
5.Também se procurou os nomes completos de elementos que fizeram parte da primeira seleção lisboeta de Futebol de Salão (1979).
6.Registou-se novo título de Melhor do Mundo de Madjer (futebol de praia), na informação a prestar aos visitantes do Museu.
7.O sr. Carlos Alberto da Silva Almeida colocou duas questões que foram respondidas.
8.O sr. Guilherme Henriques, diretor-adjunto, deslocou-se à Hemeroteca Municipal de Lisboa para se inteirar de informação do Programa da Festa de António Garrido.
9.Saí às 16H30 com destino ao Departamento de Formação do Clube de Futebol “Os Belenenses”, no Estádio do Restelo, para entregar prospetos de divulgação do Museu.

10.11.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H00
2.Ontem, em Belém, entreguei 300 impressos ao sr. Miguel Abreu, responsável pela Formação do Clube de Futebol “Os Belenenses” que diz ter 600 inscritos. Cheguei a casa às 18H30. Sem despesa para a AFL.
3.Inquiri o sr. João Sargento, chefe de serviços do Conselho de Arbitragem da AFL, sobre o pedido de informação de 04.11.2015. Responderá proximamente.
4.Contactei a Dª Madalena Louro, que adiantou ter sido outra a seleção de Futebol de Salão que poderá ter o título de primeira representação da AFL, em Madrid. Vamos aguardar novos desenvolvimentos de sua parte.
5.Conferiu-se os dados introduzidos na página da AFL, faltando colocar os clubes inscritos para as competições deste ano, assim como retirar os que não se inscreveram.
6.Visitaram o Museu um grupo constituído por nove alunos, que estão a frequentar o 12º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Lisboa, e o seu professor Nuno Leitão.
7.Procedeu-se a mais contactos para solucionar os temas que estão em carteira.
8.Saí às 16H55.

11.11.2015-QUARTA
1.Entrei às 07H55
2.Ontem, em casa preparei a reportagem da visita dos alunos da Escola D. Dinis, de Lisboa, tarefa desenvolvida em duas horas. Sem despesas para a AFL.
3.Dei uns pontos de costura na bandeira da AFL, que está à entrada do Museu, que ontem se descoseu.
4.A Dª Madalena Louro respondeu ao pedido de informação.
5.Nesse sentido contactou-se o sr. António Luís de Oliveira Morais a quem solicitámos informações da sua deslocação a Espanha a acompanhar a seleção lisboeta de Futebol de Salão, o qual adiantou terem feito parte da comitiva os senhores Maximino Joaquim Afonso e Vítor Manuel Macedo Baptista, árbitros jubilados.
6.Saí às 15H45.

12.11.2015-QUINTA
1.Entrei às 07H55.
2.Ontem, o sr. António Luís de Oliveira Morais, um dos membros que se deslocou a Madrid, adiantou mais pormenores da referida viagem, tais como a oferta da AFL ao futuro Rei espanhol, a dádiva em dinheiro para acabarem um dos recintos em que a prova se disputou.
3.Contactei o sr. Maximino Joaquim Afonso que confirma ter ido a Madrid, a acompanhar a seleção de Futebol de Salão, na qualidade de colaborador.
4.Também falei com o árbitro jubilado Vítor Manuel Macedo Baptista que disse ter acompanhado a seleção a Madrid e ter, inclusive, dirigido alguns jogos do torneio.
5.O sr. Guilherme Henriques deslocou-se à sede da APAF onde lhe facultaram Programas de Festas de Homenagem a agentes de arbitragem, para serem fotocopiados, os quais serão devolvidos logo que desnecessários.
5.O diretor da AFL. Dr. Tiago Vaz dá conta que na próxima terça-feira o Dr. Alberto Liong visitará o Museu com acompanhantes.
6.Saí às 16H45.

13.11.2015-SEXTA
1.Entrei às 08H00
2.Enviei ao sr. António Luís de Oliveira Morais foto da seleção da AFL de Futebol de Salão (1979) e notícias que vieram publicadas aquando do Torneio de Madrid (dezembro) no sentido de nos habilitar com mais informação sobre este acontecimento.
3.O sr. Vítor Soromenho, do Inatel, diz visitar o Museu na próxima segunda-feira, dia 16, às 09H00, proposta que foi aceite, logo confirmada.
4.Continuou-se a tratar da coleção dos programas de festas de Homenagens a agentes da arbitragem.
5.O sr. Guilherme Henriques recebeu 100 impressos-convites do Museu da AFL, para proceder à sua distribuição.
6.Saída às 16H45.

14.11.2015-SÁBADO

15.11.2015-DOMINGO

16.11.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 07H55.
2.No passado sábado, dia 14, entre as 08H00 e as 17H00, estive nos vários campos do Estádio do Restelo e no Complexo Desportivo do Bairro da Boavista a distribuir 1.050 impressos-convites, sendo 50 a cada clube e 100 a cada Núcleo, como a seguir se descreve e sem qualquer despesa para a Associação de Futebol de Lisboa:
2.1-RESTELO
2.1.1-Juniores D-1
2.1.1.1-Associação Desportiva de Oeiras.
2.1.1.2-Clube Atlético e Cultural.
2.1.2-Juniores D-2
2.1.2.1-Clube Desportivo de Belas.
2.1.2.2-Grupo Sportivo de Carcavelos.
2.1.3-Juniores E-1
2.1.3.1-Atlético Clube do Cacém.
2.1.3.2-Sport Lisboa e Olivais.
2.1.3.3-Sporting Clube de Linda-a-Velha.
2.1.3.4-Sporting Clube de Lourel.
2.1.3.5-Clube Atlético e Cultural-B.
2.1.4-Juniores E-2
2.1.4.1-Associação Desportiva do Carregado.
2.1.4.2-Clube Desportivo Lisboa e Águias.
2.1.4.3-Sociedade União 1º Dezembro.
2.1.4.4-Sport Grupo Sacavenense.
2.1.5-Núcleos de Árbitros de Futebol.
2.1.5.1-Brandoa/Amadora.
2.1.5.2-Lisboa.
2.2-BAIRRO BOAVISTA
2.2.1-Juniores D-2
2.2.1.1-Desportivo Domingos Sávio.
2.2.1.2-Clube Atlético e Cultural.
2.2.2-Juniores A - 1ª Divisão
2.2.2.1-Desportivo Domingos Sávio.
2.2.2.2-Alhandra Sporting Clube.
3.O sr. Guilherme Henrique deslocou-se ao Estádio da Luz, onde, no Departamento de Formação do Sport Lisboa e Benfica, entregou ao Prof. Arnaldo Teixeira, 300 impressos-convite do Museu. Sem qualquer despesa para a AFL.
4.Graças ao árbitro Vasco Augusto Mascarenhas Santos, do CA da AFL, entrei em contacto com o sr. Sr. Humberto Costa, proprietário do prédio onde morou o Aníbal da Silva Oliveira e que diz ter em seu poder objetos de âmbito desportivo deste saudoso árbitro Internacional jubilado lisboeta e que pretende oferecê-los ao Museu da AFL. Vamos marcar reunião para o efeito.
5.No passado fim-de-semana, em casa, tratei da digitalização de programas de festas de homenagem, assim como na busca de elementos identificativos de alguns dos distinguidos.
6.O sr. Vítor Soromenho, do Inatel, visitou o Museu.
7.Falei com a Dª Ana Almeida, dos Estanhos Dom António, em Ermesinde, a dar conta que a oferta que fizeram o favor de nos entregar na festa do centésimo quinto aniversário não está a cem por cento, dado que o emblema da AFL na salva não se fixa no local adequado. Vão resolver a questão tão breve quanto possível.
8.Saí às 16H55

17.11.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H05.
2.A solicitação do sr. Tiago Mata, de Vila Nova de Gaia, foram remetidos dois pins da AFL.
3.Quatro cidadãos da República Popular da China visitam o Museu.
4.Preparei a reportagem (texto e fotos) desta visita e enviei para o sr. Vítor Badalinho.
5.O sr. Guilherme Henriques deslocou-se à APAF na expectativa de obter cópias e a digitalização os últimos programas de festas de homenagem para completar a coleção do Museu da AFL. Decidiu trazer os documentos para serem tratados na AFL.
6.O Dr. Tiago Guedes Vaz agradeceu a colaboração que o Museu deu à comitiva da República Popular da China que hoje visitou o Museu da AFL.
7.Foi hoje recebido no Museu o Programa da festa de homenagem do Prof. Jorge Pombo, oferecido pelo sr. Sérgio Pereira, do Porto, a quem se agradeceu.
8.Saí às 16H50.

18.11.2015-QUARTA
1.Entrei às 07H50.
2.O sr. Vítor Badalinho dá conta que publicou a reportagem dos visitantes de ontem. Agradeci.
3.O sr. Manuel Arons de Carvalho, elemento ligado ao Sport Lisboa e Benfica, continua a insistir na divulgação dos números corretos quanto aos vencedores da Taça de Honra da AFL, acontecimento que se está a acompanhar desta há muito tempo. Respondeu-se em conformidade.
4.Falei com o sr. Humberto Costa, sobre os objetos que irá oferecer à AFL. Está marcada a reunião para hoje, depois das 17 horas, perto da sua residência, na estrada de Benfica, em Lisboa.
5.Continuou-se a tratar dos programas de festas de homenagens, quer na digitalização, quer na sua duplicação e atualização da lista dos 89 documentos.
6.O sr. António Manuel Pereira Ribeiro, historiador ligado ao Clube Oriental de Lisboa, fez-nos visita de cortesia.
7.O sr. Jorge Pereira, responsável da Informática da AFL, comunicou que, perante a nossa ajuda, voltou a atualizar a página dos clubes inscritos na presente época para disputarem as competições da AFL.
8.Saí às 16H45.

19.11.2015-QUINTA
1.Entrei às 08H05.
2.Ontem o sr. Humberto Costa, ofereceu ao Museu da AFL um conjunto de exemplares do boletim “O Árbitro”, editado pela Comissão Central de Árbitros de Futebol entre julho de 1957 e maio de 1978, coleção completa que já existe na biblioteca, e um par de botas de futebol, mas, devido ao seu estado de total degradação e de conservação, não é recomendável aceitar tais objetos pelo aspeto repulsivo que apresentam.
3.Terminou-se o arquivo das cópias dos Programas de Festas e Homenagem a Agentes do Futebol, faltando, para divulgação na página da AFL, digitalizar dois documentos.
4.Voltou-se a contactar personalidades que não têm todos os dados nos seus programas de homenagem.
5.Adquiri o passe social, cujo valor (€ 26,75), cujo valor já recebi.
6.Saí às 16H40.

20.11.2015-SEXTA
1.Entrei às 08H10.
2.O trabalho relacionado com a coleção de Programas de Festas de Homenagem a Desportistas foi enviado ao sr. Vítor Badalinho para divulgação na página da AFL. É composto de texto alusivo, lista com os nomes dos distinguidos e 89 imagens das capas dos livros dos respetivos eventos.
3.O sr. António Manuel Pereira Ribeiro, historiador ligado ao Clube Oriental de Lisboa, solicitou dados do livro de Júlio Araújo (1888/1938), sendo-lhe facultada a versão total, mas digitalizada.
4.Tentei falar com o sr. Humberto Costa, para lhe comunicar não aceitarmos os objetos que ofereceu à AFL, mas tal não foi possível. Deixei mensagem que ligarei mais tarde.
5.Recebida da Estação Televisiva Anhanguera (Goiás-Brasil), a reportagem sobre o Museu, conforme imagens recolhidas pela sua equipa em maio de 2015, a qual poderá ser vista em: http://afl.pt/museudaafl/brasil-elogia-o-museu-da-afl-e-presta-singela-mas-significativa-homenagem-ao-seu-director/
6.Saí às 16H55.

21.11.2015-SÁBADO

22.11.2015-DOMINGO

23.11.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H00.
2.As bandeiras da fachada foram colocadas ao vento.
3.No passado sábado estive de manhã nos vários campos do Estádio do Restelo a distribuir 750 impressos do Museu, 50 a cada responsável das seguintes equipas:
3.1-Juniores D-1
3.1.1-Sport Futebol Damaiense.
3.1.2-Sporting Clube de Linda-a-Velha.
3.1.3-Centro de Cultura e Desporto Olivais Sul.
3.1.4-Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Carenque.
3.2-Juniores D-2
3.2.1-Clube Oriental de Lisboa.
3.2.2-Grupo Sportivo de Carcavelos-B.
3.3-Juniores E-1
3.3.1-Associação Amavita Foot.
3.3.2-Grupo Musical e Desportivo 9 de Abril Trajouce.
3.3.3-Clube Atlético e Cultural
3.3.4-União Mucifalense.
3.3.5-Associação Familiar e Desportiva da Torre.
3.4-Juniores E-2
3.4.1-Associação Juvenil Vedetaremate.
3.4.2-Associação Desportiva de Oeiras-B.
3.4.3-União Desportiva Vilafranquense.
3.5-Juniores A
3.5.1-À tarde, no Estádio da Tapadinha, em Alcântara, entreguei 50 exemplares à equipa do Real Sport Clube, de Massamá.
Esta tarefa foi desenvolvida entre as 8 às 15 horas e sem qualquer dispêndio para a AFL.
4.O sr. Guilherme Henriques, aproveitando a deslocação pessoal à Ervideira, deslocou-se a Torres Vedras, à Escola Secundária Madeira Torres, e procedeu, entre as 11H00 e as 11H30 (sem custos para a AFL), à entrega de 100 prospetos do Museu, 50 a cada diretor das seguintes equipas:
4.1-Juniores E
4.1.1-Associação de Formação Pedagógica, Desportiva e Cultural de Torres Vedras/Janitas-B.
4.1.2-Sporting Clube Encarnacense.
5.Terminada a fase de distribuição pessoal dos prospetos de divulgação do Museu foi remetido o respetivo relatório aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe, que agradeceram o trabalho efetuado. Realce-se que dos 10.168 impressos recebidos foram distribuídos 7.218 (70,9%), ficando para outras iniciativas 2.950 (29,1%).
6.Foram devolvidos à APAF os programas de festas de homenagem que nos emprestaram para fotocopiar.
7.A pedido do sr. Rui Paredes, de Avidos (Vila Nova de Famalicão), foram enviados 2 pins. Agradeceu a atenção.
8.Iniciou-se a atualização dos dados da Taça de Honra da AFL, concretamente perante os Relatórios e Contas entretanto recebidos (1923/1924, 1927/1928, 1928/1929, 1929/1930, 1944/1945, 1945/1946, 1954/1955. 1956/1957 e 1960/1961), para juntar ao trabalho efetuado pelo Museu em 22 de julho de 2014, entregue em devido tempo ao Dr. Nuno Lobo. 
9.Foi dado conhecimento ao sr. Humberto Costa, que os objetos que pertenceram ao sr. Aníbal da Silva Oliveira, saudoso árbitro internacional jubilado, e que pretendia oferecer ao Museu da AFL não serão recebidos por poderem vir a contagiar a biblioteca, face ao estado de deterioração em que se encontram.
10.Pelo sr. Carlos Peres foram-nos entregues 2 imagens de seleções de jovens da AFL, onde está Cristiano Ronaldo. Se possível uma delas irá fazer parte da galeria de imagens do Museu.
11.Foi satisfeito, através de correio postal, o pedido de pins da Dª Daniela Oliveira, de Guimarães de Tavares.
12.Enviada a reportagem da Televisão Anhanguera (Goiás-Brasil) ao sr. Vítor Badalinho para efeitos de publicação na página da AFL, assim como indicação para retificar o nome do filiado Musgueira, na página dos clubes.
13.Saí às 16H50.

24.11.2015-TERÇA
1.Entrei às 08H10.
2.As bandeiras da fachada foram colocadas ao vento.
3.Comuniquei ao sr. Vítor Badalinho que o título da reportagem da visita dos cidadãos chineses carece de retificação.
4.Foi concluída a pesquisa do tema da Taça de Honra da AFL, depois da consulta aos Relatórios e Contas mencionados no dia de ontem. Vai ser elaborado o respetivo relatório para juntar ao trabalho inicial (22.07.2014).
5.A Real Federação Espanhola de Futebol, através do seu secretário, José Javier Sedano, dá conta que não encontrou informação referente à primeira seleção de Futebol de Salão da AFL, que participou em Torneio internacional realizado em Madrid, dezembro de 1979. Agradecemos a resposta.
6.Recebidas informações para melhorar os dados pessoais daqueles que foram distinguidos com festas de homenagem.
7.Saí às 13H45, para tratar assunto pessoal (Segurança Social). A assistência ao Museu foi assegurada pelo sr. Guilherme Henriques.

25.11.2015-QUARTA
1.Entrei às 08H20.
2.O sr. Vítor Badalinho dá conta que publicou na página da AFL, Museu, a rubrica Programas de Festas de Homenagem, que mereceu as seguintes observações: deveria ser publicitado na primeira página e, devido à má qualidade de algumas imagens, iremos procurar melhorar a marca de excelência a que nos propomos nas iniciativas que assumimos.
3.O historiador sr. José Manuel Correia Marques Alexandre contactou-nos pessoalmente e solicitou diversas informações que serão facultadas logo que nos envie lista com o seu pedido.
4.Recolheram-se novos dados dos Relatórios e Contas da AFL sobre a Taça de Honra da AFL.
5.Saí às 16H55.

26.11.2015-QUINTA
1.Entrei às 07H55
2.Inquiri o sr. Vítor Badalinho sobre as questões que lhe enviei, quer para divulgação quer para retificação, de vários temas relacionados com a página da AFL.
3.Continua a pesquisa elementos relacionados com a Taça de Honra da AFL, sendo certo que os dados a recolher são das entidades envolvidas como o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e a própria Associação de Futebol de Lisboa, devendo-se, logo que possível, elaborar o segundo relatório sobre o tema, mais atual e, logicamente, pormenorizado.
4.Saí às 16H50.  

27.11.2015-SEXTA
1.Entrei às 08H00
2.O sr. Vítor Badalinho, respondendo à mensagem que ontem lhe enviei, perguntou quais os assuntos que estão atrasados. Foi-lhe transmitido os seguintes quatro temas:
2.1-Retificação de texto, em Museu.
2.2-Melhorar informação do filiado “Musgueira”.
2.3-Divulgação do vídeo da Televisão Inhanguera (Goiás-Brasil) sobre o Museu da AFL.
2.4-Destaque na primeira página da coleção “Programas de Festas de Homenagem”.
3.Contactou-se o sr. Luís Filipe Oliveira Beirão, jogador da seleção da AFL de Futebol de Salão (Madrid, 1979), que facultou o nome do último atleta que faltava identificar, sr. José António Ferreira da Costa (Zeca), possibilitando a ultimação do trabalho que vai ser afixado numa moldura no Museu da AFL, o que se fez nesta data
4.Falei com o sr. José Almeida Antunes, atual presidente do Atlético Clube de Portugal, o qual, em 1979, teria acompanhado a seleção a Madrid, mas, segundo a sua informação tal não aconteceu, pese embora se lhe tenha proporcionado o relato de alguns episódios que diz não ter assistido.
5.Avisámos o sr. Carlos Alberto Pinho de Jesus, jogador da seleção lisboeta de Futebol de Salão que participou no Torneio Internacional de Madrid, em 1979, que a fotografia da equipa já está afixada no Museu. Diz vir proximamente e, se possível, com mais atletas que foram selecionados para aquela competição.
6.Continuou-se a procurar elementos sobre a Taça de Honra da AFL.
7.Saí às 16H45

28.11.2015-SÁBADO

29.11.2015-DOMINGO

30.11.2015-SEGUNDA
1.Entrei às 08H00.
2.No passado sábado encontrei e falei com o sr. Miguel Colho, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (onde se localiza a sede da AFL), e convidei-o a visitar o Museu da AFL.
3.O sr. Vítor Badalinho publicou na página da AFL o vídeo da televisão brasileira, assim como deu sequência a observações que lhe foram transmitidas. Esta informação foi comunicada aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe.
4.Para o sr. Jorge Pereira, responsável pelo departamento de informática da AFL, foram enviados emblemas da Associação Cultural Moinho da Juventude e da União Desportiva e Recreativa Sabuguense com o propósito de substituir os anteriores.
5.O historiador sr. José Manuel Correia Marques Alexandre contactou-nos para o habilitar com informação necessária aos seus trabalhos de pesquisa. Vai enviar pedido por correio eletrónico.
6.Tive a oportunidade de chegar à fala com o sr. Júlio Soares Correia, um dos treinadores da seleção de Futebol de Salão de 1979, agradecendo a sua preciosa colaboração e convidei-o a visitar o Museu.
7.Também falei com o sr. Marcelino Barbado, atleta da seleção de Futebol de Salão da AFL (1979), a quem agradecemos a cedência da foto da equipa e que diz proximamente vir ao Museu e oferecer a medalha que recebeu nesse torneio.
8.Foi recolhida informação de que a Confederação do Desporto de Portugal atribuiu ao Museu Nacional do Desporto o Prémio de Mérito Desportivo Alto Prestígio, 2014. Vai-se saber quais as exigências para que o Museu da AFL possa vir a candidatar-se e usufruir de tal deferência.
9.A Dª Daniela Oliveira agradeceu a recepção dos pins que hoje se verificou.
10.Com a saída do Comunicado federativo 147, datado de hoje, com a composição do quadro de árbitros internacionais para 2016, há que atualizar as legendas da galeria dos árbitros FIFA lisboetas.
11.O sr. Carlos Peres (AFL), solicitou informação constante nos Relatórios e Contas de 1985/1986 e 1986/1987. Foi prontamente atendido.
12.Saí às: 16H45.

VISITAS AO MUSEU:
Em novembro 2015: 16
Acumulado:
Em 2014: 218.
Em 2015: 438
Soma: 656.

Sem comentários: