terça-feira, 9 de outubro de 2018

FUI VOLUNTÁRIO DURANTE 867 DIAS! - 25º DE 29 EPISÓDIOS – JANEIRO 2016

-Campo do Pau do fio, em Belém, o primeiro recinto do Clube de Futebol "Os Belenenses"-
 
A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de 2014 e maio de 2016.

Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente…

01.01.2016-SEXTA
Feriado nacional.

02.01.2016-SÁBADO

03.01.2016-DOMINGO

04.01.2016-SEGUNDA
1.Entrei às 07H25.
2.Nos dias anteriores e em casa consultei a base de dados da secretaria geral do Ministério da Administração Interna, excelente serviço prestado à comunidade, dada a enorme quantidade de documentos existentes desde tempo imemoriais e correspondentes a imensos filiados da AFL. Dos primeiros 500 clubes inscritos na AFL e que pesquisei só não foi possível obter informação de 103 (20,6%). Esta tarefa foi desenvolvida em vários períodos dos quatro dias e demorou 30 horas e quinze minutos. Sem custos para a AFL.
3.Solicitei reunião de trabalho à Drª Cidália Maria Ferreira, da Divisão de Documentação e Arquivo da secretaria geral do Ministério da Administração Interna, para apresentar cumprimentos de cortesia, e convite a visitar o Museu e sobre a plataforma de documentos antigos de vários clubes filiados na AFL 
4.Enviei para os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe o Relatório de Atividades referente a dezembro de 2015.
5.Satisfizemos o pedido de pin do sr. Fernando Camacho Aville, de Huelva, Espanha, enviando-o por correio postal.
6.Visitaram o Museu os americanos Kelli Goodrich e Aaron Schmidt responsáveis do Torneio Schwan’s USA Cup, de Blaine, Minnesota, acompanhados de José Alberto Fernandes, árbitro português, que exerceu as funções de interprete e António Chamaco (fotógrafo).
7.Continuou-se a procurar nomes dos primeiros clubes vencedores das competições da AFL desde 1910.
8.Igualmente a localização das primeiras fichas de inscrição de jogadores, acontecimento que se verificou a partir da fundação da AFL.
9.Para efeitos logísticos contactou-se o escultor sr. Jorge Melício, da Junta de Freguesia do Areeiro, sobre o alinhamento da visita programada para o dia 21 de janeiro de 2016, às 10H30.
10.Tentei falar, sem êxito, com a Dª Luísa Ministro, do Ginásio Clube Português, na expectativa de oferecer os serviços do Museu, dado que o Ginásio faz diversas visitas com os seus associados.
11.Falei para a Biblioteca da Faculdade de Ciências, cuja equipa de futebol participou nos primeiros campeonatos da AFL, para saber se terão exemplares de Relatórios e Contas que nos faltam no arquivo. Só podem informar pessoalmente dado que não têm os registos informatizados.
12.Falei com a Dª Madalena Louro, abordando vários assuntos relacionados com a história da AFL, tendo sido esclarecido quanto às questões colocadas, como a existência de livros antigos de atas da direção, processos de inscrição dos primeiros clubes, que, infelizmente, não se sabe onde param...
13.Enviei a reportagem e fotos da visita dos americanos para o sr. Vítor Badalinho.
14.Falei com o Sr. Carlos Alexandre Peres (AFL) a combinar a ida ao 6º andar (arquivo) para fazer o levantamento do que existe e que seja relacionado com o passado da AFL. Marcou-se para a manhã de 4ª feira, dia 6 de janeiro.
15.Saí às 16H55.

05.01.2016-TERÇA
1.Entrei às 08H10.


2.Ontem, em casa, durante duas horas, continuei à procura das fichas dos primeiros 10 jogadores inscritos na AFL, percorrendo 10.776 imagens dum total que ronda as mais de 25.000! Encontrei as inscrições dos jogadores 2 (Daniel Freitas) e 8 (Charles Etur).
3.Recebemos informação do sr. Vítor Badalinho a dar conta que já publicou a reportagem da visita dos americanos. Por tal motivo informei o sr. José Alberto Fernandes para dar conhecimento aos americanos.
4.Contactei o sr. Carlos Pedro, da FPF, no sentido de nos habilitar com a informação da participação das seleções das Associações na fase de zonas e nacional da UEFA Cup Regions. Responderá logo que possa.
5.Falei com a Drª Cidália Maria Ferreira, da secretaria geral do Ministério da Administração Interna, a fim de marcar reunião de trabalho para trocar ideias quanto ao seu registo de entidades desportivas, que poderá vir a servir os interesses da AFL. Marcou a reunião para o dia 11 de janeiro de 2016, segunda-feira, às 14H30. Vai enviar confirmação.
6.Tentei falar com a Dª Virgínia Pinto, da CML, para saber o ponto de situação quanto à comenda que irá ser atribuída à AFL, mas não estava no serviço.
7.Tomei conhecimento de que ontem se realizou a abertura de Curso de Treinadores de Futsal no auditório da AFL, mas, contrariamente ao que estava anteriormente acordado, o Museu não foi informado para dar a sua colaboração na visita dos formandos. Falei com o Dr. Tiago Vaz, responsável pelo Pelouro de Formação da AFL, que disse ter havido um esquecimento, mas que vai ser revista a situação. Deu indicações para contatar o Dr. Castanheira de Oliveira para me facultar o programa do Curso no sentido de se encontrar data apropriada para a visita. Desta decisão dei conhecimento ao Dr. Castanheira de Oliveira, voltando, mais tarde, a solicitar a cedência da lista que ainda não tenho para dar a informação ao Dr. Tiago Vaz.
8.O sr. Jorge Melício, da Junta de Freguesia de Arroios, dá conta que virá até ao Museu antes da visita coletiva programada para o dia 21 de janeiro próximo.
9.Falei com a Dª Carla Martins, da Confederação do Desporto de Portugal sobre o pedido de reunião com o presidente, Prof. Dr. Carlos Cardoso. Vai tratar do assunto.
10.Falei com a Drª Iolanda Ávila, responsável pelo Arquivo Histórico do Ginásio Clube Português, na expectativa de me deslocar às suas instalações para reunião de trabalho. Enviei mensagem nesse sentido.
11.Foi enviado para o sr. Vítor Badalinho, devidamente atualizado, o mapa com o Historial de Vencedores da AFL, trabalho muito pormenorizado e executado pela equipa operacional do Museu.
12.Persistiu-se na pesquisa de informação referente às equipas vencedoras das competições da AFL.
13.A deslocação ao Arquivo da AFL para fazer o levantamento de documentos de interesse para o Museu ficou adiada para 5ª feira, de manhã.
14.Durante o dia foram encontradas mais fichas dos primeiros jogadores inscritos na AFL, casos 1 (João Eugénio), 3 (Luiz Barreto), 5 (Victor Jardim), 6 (Levy Jenochio), 7 (Joaquim Jordão), 9 (Jacinto d’Oliveira) e 10 (Manuel Martins Brito). Falta, portanto, o número 4. Vai ser feita nova pesquisa nas mais de 25.000 imagens microfilmadas.
15.Saí às 16H30.

06.01.2016-QUARTA
1.Entrei às 08H00.
2.Tomou-se conhecimento, através do Dr. Miguel Pastor, da Câmara Municipal de Lisboa, que a proposta de atribuição da comenda à AFL pelo Município lisboeta irá ser votada na sessão privada do Executivo em 13 de janeiro de 2016.
3.Contactei a Dª Madalena Louro que esclareceu algumas questões relacionadas com documentação antiga.
4.Continou-se na pesquisa da ficha do jogador que recebeu o número quatro, aquando da inscrição em 1910, nos serviços da AFL.
5.A pedido da polaca Dª Renata Pawelec, contactei o sr. Artur Santos, presidente do Sport Lisboa e Saudade, dado que um grupo de seus conterrâneos pretende jogar no Estádio da Luz.
6.Indiquei à referida senhora, que já esteve no Museu, o endereço eletrónico correto do Sport Lisboa e Saudade. Sugeri que a comitiva do Club Wasasz (Polónia) em maio visite o Museu da AFL.
7.De harmonia com a indicação do Dr. Tiago Vaz, a visita ao Museu dos formandos do Curso de Futsal I nível, será a 12 de fevereiro de 2016.
8.Saí às 16H30

07.01.2016-QUINTA
1.Entrei às 08H10.
2.Está marcada a reunião com a Confederação de Desporto de Portugal para as 16H00, na sua sede, em Algés.
3.Ontem, em casa, adiantei, durante uma hora o trabalho relacionado com as primeiras fichas de inscrição de jogadores na AFL. Encontrei o registo de Joaquim da Costa, o quarto inscrito.
4.A polaca Dª Renata Pawelec, contactou-nos novamente sobre informações relacionadas com a visita ao Museu. Respondemos em conformidade.
5.O espanhol Fernando Camacho agradeceu os pins que lhe enviámos.
6.Ontem, em casa, voltei a trabalhar (duas horas) em assuntos relacionados com o projeto de publicação que está em estudo, a divulgação das primeiras iniciativas da AFL, desde a sua fundação, cujo esboço da sua estrutura está em execução.
7.Solicitei ao Sport Lisboa e Benfica (Dr. Alberto Miguéns), Sporting Clube de Portugal (sr. António Xavier Dias) e Casa Pia Atlético Clube (sr. Helder Tavares) informação quanto aos clubes representados pelos primeiros 10 jogadores inscritos na AFL. Responderam a dar conta que vão tratar do pedido.
8.Falei com o responsável da Informática da AFL, sr. Jorge Pereira, a dar conta que o Museu, face às inúmeras pesquisas que faz de temas antigos, necessita de consultar a plataforma AOL. Há que escrever-lhe a dar conta dessa necessidade para solicitar a corresponde autorização.
9.Recebeu-se resposta positiva da Associação de Futebol de Setúbal quanto ao pedido que se fez da participação das suas seleções na UEFA Cup Regions. Agradeceu-se.
10.Escreveu-se ao Diário de Notícias na expectativa de nos habilitarem com a notícia de, logo nos primórdios da AFL, ter sido nomeado seu Órgão Oficial.
11.Entreguei no Lisbon Poets Hostel, situado no prédio da AFL, 50 prospetos de divulgação do Museu.
12.Saí às 14H30, dirigido à Confederação do Desporto de Portugal.

08.01.2016-SEXTA
1.Entrei às 09H15, vindo de Consulta de Estomatologia, Dr. Daniel Simões.
 2.Na visita que fiz à Confederação do Desporto de Portugal esteve representada na reunião de ontem com o presidente e vice-presidente, respetivamente Prof. Dr. Carlos Paula Cardoso e Dr. Ilídio Trindade. Assuntos tratados:
2.1-Apresentação de cumprimentos de cortesia.
2.2-Convite para visitarem o Museu.
2.3-Critério de atribuição do troféu mais destacado da CDP.
2.4-Estudos a realizar com a secretaria geral do Ministério da Administração.
2.5-Reciprocidade nos convites entre as entidades.
2.6-Cooperação com a AFL na cedência de património para exposições que realizem.


3.O escultor Jorge Melício esteve presente no Museu fez a oferta de desenho feito a tinta-da-china, em 1987, com o título “A verdade da bola”, a quem agradecemos. A respetiva reportagem foi enviada para divulgação na página na AFL.
4.Recebida confirmação da Drª Cidália Maria Ferreira, da secretaria geral do Ministério da Administração Interna, da reunião de segunda-feira, às 14H30.
5.A Associação de Futebol de Santarém respondeu afirmativamente quanto ao nosso pedido sobre a participação na UEFA Cup Regiões. Agradecemos.
6.Perante a resposta do Diário de Notícias, Sara Guerra, dissemos que estamos disponíveis para proceder à pesquisa da informação pretendida, mas pretendemos saber o custo de tal serviço.
7.José Monteiro da Silva ofereceu o Programa da sua Festa de Homenagem. Agradecemos.
8.O Dr. Alberto Miguéns, do Sport Lisboa e Benfica informou os clubes dos seguintes antigos jogadores: Daniel Freitas e Luiz Barreto, ambos do Sport Club Império, Victor Jardim, do Sport Lisboa e Bemfica, Levy Jenochio, Sport Club de Campo Ourique e Charles Etur, do Gilman Sports Club. Agradecemos.
9.Enviou-se mensagem ao responsável pela informática da AFL, sr. Jorge Pereira, a solicitar que promova que o Museu tenha acesso a informação AOL, pela necessidade de elaborar os seus trabalhos de pesquisa com o mínimo de qualidade.
10.Saí às 17H00.              

09.01.2016-SÁBADO

10.01.2016-DOMINGO

11.01.2016-SEGUNDA
1.Entrei às 08H05.
2.O sr. Vítor Badalinho dá conta que procedeu à divulgação da atualização do Historial dos Vencedores e que colocou a foto do sr. Jorge Melício a oferecer a sua obra ao Museu da AFL. Agradecemos.
3.O Dr. Alberto Miguéns (SLB), presta informações úteis sobre os primeiros jogadores inscritos na AFL, caso do 5º, Victor Jardim, que jogou, então, no Sport Lisboa e Bemfica.
4.Pediu-se colaboração à atleta veterana Anabela Santos sobre a possibilidade de se saber quem foram as primeiras jogadoras a inscreverem-se na AFL.
5.Elaborou-se e imprimiu-se o currículo do artista Jorge Melício, documento necessário ao acompanhamento do quadro que irá ficar exposto no Museu.
6.Desloquei-me à secretaria geral do Ministério da Administração Interna (rua das Pedras Negras, em Lisboa) e falei com a responsável da Divisão de Documentação e Arquivo, Drª Cidália Maria Ferreira sobre diversos assuntos relacionados com o seu arquivo, onde poderemos recuperar informações importantes para as faltas existentes no nosso arquivo, situação que se verifica desde há longos anos.
7.Contactou-se a Drª Iolanda Ávila, responsável pelo Arquivo Histórico do Ginásio Clube Português no sentido de se marcar uma reunião de trabalho, de muito interesse para a AFL.
8.O Dr. Nuno Lobo marcou a reunião de trabalho com o Dr. Alcino António, do Sport Lisboa e Benfica, sobre a questão dos vencedores da Taça de Honra da AFL. Será no dia 21 de janeiro de 2016 (quinta-feira), às 15H00 na sede da AFL. Estarão presentes Dr. Vítor Filipe e Alberto Helder.
9.Pedida informação à Wiki Sporting, sr. António Xavier Dias, quanto a jogadores inscritos em 1910 na AFL. Respondeu e agradecemos.
10.A Drª Maria Inês Mata, do Museu Cosme Damião indica informações importantes para procedermos ao envio e seguro da Taça de Honra da AFL cujo restauro está previsto para março próximo.
11.Saí às 16H35.

12.01.2016-TERÇA
1.Entrei às 08H05.
2.Preparei a moldura para o desenho oferecido pelo sr. Jorge Melício, a qual tivemos de adquirir por € 6,25. Já está exposta no Museu.
3.Informei a Secção de Organizações que a página Historial dos Vencedores já se encontra totalmente atualizada.
4.Dei conta ao Dr. Castanheira de Oliveira de que não gostei que, na passada quinta-feira, quando ele estava a trabalhar com o Prof. Marco Guerreiro, ao atender o telefone fixo e intencionalmente lançou o auscultador para cima da minha secretária. Guilherme Henriques acabou por atender a chamada e passar o telefone para o Prof. Marco Guerreiro, a quem o telefonema era destinado.
5.Recebeu-se do Prof. Marco Guerreiro mapa com participações das seleções lisboetas de 2011/2012 e as suas classificações até à atualidade. Agradeceu-se.



6.Enviou-se para o sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva informação que tinha solicitado, assim como os desenhos dos equipamentos usados pelo Chelas, Marvilense, Fósforos e Clube Oriental de Lisboa.
7.O Dr. Castanheira Oliveira e Prof. Marco Guerreiro anulam a marcação da apresentação do Historial da AFL e visita ao Museu aos formandos do Curso de Treinadores de Futebol Grau II do próximo sábado para o dia 2 de março próximo (quarta-feira). Recolher imagens para serem divulgadas nestas sessões.
8.A preparar o envio da Taça de Honra para restauro no Museu Cosme Damião, contactou-se, para efeito de transporte e seguro do troféu, a firma Urbanos e Benfica Seguros, Dr. João Pereira.
 9.Recebeu-se do sr. Frederico Costa Santos, ilustre amigo do Museu, vários modelos de pins dos primeiros clubes inscritos na AFL. Agradeceu-se.
10.Com a Dª Sara Guerra, do jornal Diário de Notícias, marcou-se o dia 14 (quinta-feira), às 14H30, para se iniciar a consulta à eventual informação que indica o periódico como sendo o Órgão Oficial da AFL.
11.O árbitro do CA da AFL, sr. José Alberto Fernandes ofereceu um conjunto de fotos relacionadas com a recente visita da delegação americana ao Museu. Agradeceu-se.
12.Saí às 16H50.

13.01.2016-QUARTA
1.Entrei às 08H10.
2.Ontem, no contacto que tive com os srs. António Luiz Dominguez (Treinador) e Carlos Alberto Pacheco Cardoso (árbitro jubilado lisboeta), convidei-os a visitarem o Museu.
3.A Associação de Futebol da Horta respondeu ao nosso pedido sobre a sua não participação na competição UEFA Cup Regiões em Portugal. Agradecemos.
4.O sr. Carlos Correia, do Casa Pia Atlético Clube, foi consultado sobre os clubes dos 10 primeiros jogadores inscritos na AFL, em 1910.
5.O Prof. Carlos Dinis, treinador jubilado das seleções da AFL diz vir visitar hoje o Museu, facto que aconteceu e veio acompanhado de dois seus amigos.
6.Solicitou-se ao Conselho de Arbitragem da AFL que, nos programas dos cursos iniciais para árbitro, substitua a denominação da “Visita ao Museu” por “Historial da centenária Associação de Futebol de Lisboa”, mantendo-se o esquema da visita inalterável.
7.O sr. João Carlos Nascimento Santana da Silva, agradeceu a informação que disponibilizamos para o seu trabalho universitário.
8.Tomou-se conhecimento de que a Câmara Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo à Associação de Futebol de Lisboa.
9.O sr. Luís Esteves Pereira, da firma Illumini, de Coimbra sugere que a AFL se candidate a programa de recuperação de publicações em mau estado de conservação. Assunto remetido para os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe para análise e decisão.
10.O sr. Rodrigo Dias, da Federação Portuguesa de Futebol solicitou autorização para reproduzir a foto de Cristiano Ronaldo com a camisa da seleção lisboeta. Foi-lhe dito que sim, desde que, aquando da divulgação pública da imagem, seja acompanhada da seguinte frase: “Foto cedida gentilmente pela Associação de Futebol de Lisboa”.
11.As bandeiras que estão na fachada principal do edifício tiveram o tratamento habitual, contudo têm de ser substituídas dado o desgaste que têm sofrido.
12.Saí às 16H55.

14.01.2016-QUINTA
1.Entrei às 07H35.
2.Ontem, em minha casa, aprontei o trabalho da reportagem da visita do Prof. Carlos Dinis, texto e imagem, a ser divulgado na página da AFL.
3.O Dr. Vítor Filipe entrou em contacto com a firma Illumini a inteirar-se da possibilidade da candidatura da AFL à inventariação do seu património, mas, diz, que tal não é possível. Dei conta que se poderia aproveitar a oportunidade para restaurar os 315 volumes de publicações que temos e estão em muito mau estado de conservação. Enviei imagens e quadro com dados inerentes ao assunto.
4.Remetido ao sr. Vítor Badalinho a reportagem da visita de ontem.
5.O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa respondeu positivamente ao pedido da ficha do árbitro jubilado, sr. Carlos Alberto Pacheco Cardoso.
6.A americana Kelli Goodrich agradeceu as atenções dispensadas quando visitou o Museu, no passado dia 4.

7.Faleceu o Dr. David Sequerra, que exerceu várias funções no futebol juvenil da AFL.
8.O sr. Fernando Varão, um dos ilustres visitantes de ontem, a dar conta que poderá levantar a ficha da sua inscrição como jogador na AFL, registo que se verificou na época 1959/1960.
9.O historiador italiano sr. Euprémio Scarpa visitou-nos e está interessad em voltar com outros colegas para saber informação quanto ao historial do futebol em Portugal.
10.Comentei (negativamente) com o Dr. Nuno Lobo a questão da distinção atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa à Associação de Futebol de Lisboa, dado o grau atribuído, inferior, diga-se, relativamente a clubes lisboetas, também galardoados!
11.Saí às 14H00 com destino ao Jornal Diário de Notícias, avenida da Liberdade, em Lisboa para consultas.

15.01.2016-SEXTA
1.Entrei às 08H05.
2.Ontem, estive no Jornal Diário de Notícias, entre as 14H30 e as 17H00 a recolher informações importantes para o historial da AFL. Sem despesas para a AFL.
3.O Dr. Rodrigo Dias, assessor de imprensa e o fotógrafo sr. Diogo Pinto, ambos funcionários da FPF, visitaram o Museu, onde recolheram informação para trabalho que estão a desenvolver.
4.Elaborei impresso para recolha de dados no Jornal Diário de Notícias, estando marcada nova visita para segunda-feira, dia 18, depois de almoço.
5.Enviei para o sr. Vítor Badalinho foto e texto da visita de hoje dos elementos da FPF.
6.Procedeu-se a pesquisas dos temas que têm estado em apreço:
6.1-Historial dos Vencedores
6.2-Primeiramente... (Será uma extensa publicação com a história da AFL em tudo o que se relacione com as primeiras iniciativas que tenha levado a efeito, desde a sua fundação.
7.Saí às 16H45.

16.01.2016-SÁBADO

17.01.2016-DOMINGO

18.01.2016-SEGUNDA
1.Entrei às 08H30.
2.No passado sábado fui a casa do Mestre Joaquim Campos (Bairro das Colónias), receber a oferta de quatro livros que destinou à Biblioteca da AFL:
2.1-“Os anos de diamante, 1914-1989, no primeiro centenário do futebol português”, de Henrique Parreirão (1989).
2.2-“História de 50 anos do desporto português”, de A Bola (1994).
2.3-“Glória e vida de três gigantes (Benfica, Sporting e Porto)”, de A Bola (1995).
2.4-“História do Futebol, origens nomes, números e factos”, de Manuel Sousa (1997). Sem despesas para a AFL.
3.Após aprofundado trabalho atualizou-se a rubrica dos patronos de arruamentos em Portugal e que tiveram preponderância na AFL. Assim, temos:
3.1-PRESIDENTES DA DIREÇÃO
 3.1.1-GUILHERME FERREIRA PINTO BASTO - INTRODUTOR DO FUTEBOL EM PORTUGAL (2)
3.1.1.1 - 2600-297 VILA FRANCA DE XIRA (Lisboa).

3.1.1.2 - 2865-467 FERNÃO FERRO (Setúbal).
3.1.2-ABEL FONTOURA DA COSTA - COMANDANTE (4)

3.1.2.1 - 2090-054, 055, 056 e 057 ALPIARÇA (Santarém).
3.1.2.2 - 2740-211 PORTO SALVO (Lisboa).

3.1.2.3 - 2765-007 SÃO PEDRO DO ESTORIL (Lisboa).

3.1.2.4 - 2865-426 FERNÃO FERRO (Setúbal).
3.1.3-JAIME MAUPERIN DOS SANTOS - MÉDICO E DIRETOR DA ESCOLA ACADÉMICA (1)
3.1.3.1 - 2760-083 CAXIAS (Lisboa).
3.1.4-ANTÓNIO JOAQUIM DE SÁ OLIVEIRA - ADVOGADO (1)
3.1.4.1-2065-168 BELAS (Lisboa).
3.2-ÁRBITROS INTERNACIONAIS
3.2.1-ANTÓNIO RIBEIRO DOS REIS - TENENTE-CORONEL (4)
3.2.1.1 - 1500-588 LISBOA.
3.2.1.2 - 2725-175 MEM MARTINS (Lisboa).
3.2.1.3 - 2855-052 CORROIOS (Setúbal).
3.2.1.4 - 2865-105 FERNAÃO FERRO (Setúbal).
3.2.2-JORGE GOMES VIEIRA - TAMBÉM CAPITÃO DA SELEÇÃO OLÍMPICA DE 1928 (3)
3.2.2.1 - 1600-828 LISBOA.
3.2.2.2 - 2750-013 CASCAIS (Lisboa).
3.2.2.3 - 2825-435 COSTA DE CAPARICA (Setúbal).
4.Desloquei-me à Livraria Sá da Costa, na rua Garrett, Lisboa, na expectativa de encontrar livros antigos e relacionados com o futebol, mas nada encontrei.
5.Volta a polaca Renata Pawelec a solicitar ajuda para contactar o Sport Lisboa e Saudade, a fim de seus patrícios realizarem um jogo em Portugal. Demos, novamente, sequência ao seu pedido.
6.A responsável pela secretaria geral do Ministério da Administração Interna, Drª Cidália Maria Ferreira dá conta da disponibilidade para atender o nosso pedido. Marcámos reunião para a manhã da próxima quarta-feira.
7.Pediu-se à Hemeroteca Municipal de Lisboa para consultar o jornal “O Século” de setembro de 1910, o que se verificará no próximo sábado, dia 23.
8.Saí às 14H00 com destino à Centro de Documentação do Jornal Diário de Notícias. A assistência ao Museu ficou assegurada pelo sr. Guilherme Henriques.

19.01.2016-TERÇA
1.Entrei às 08H15.
2.Ontem estive no Diário de Notícias das 14H30 às 17H00 a pesquisar elementos da AFL. Sem despesas para a AFL.
3.A secretaria geral do MAI concorda com a reunião de amanhã, às 10H00.
4.O italiano Euprémio Scarpa e o português Ricardo Gomes visitaram o Museu.
5.Saí às 14H00 com destino ao jornal Diário de Notícias. A assistência ao Museu ficou assegurada pelo sr. Guilherme Henriques.

20.01.2016-QUARTA
1.Entrei às 07H40.
2.Ontem, em casa, trabalhei cerca de 3 horas a listar os jogadores dos 7 clubes que participaram no primeiro campeonato organizado pela AFL, assim como dos 6 do futebol juvenil. Registe-se que esta preciosa informação foi ontem recolhida no Jornal Diário de Notícias.
3.Sai às 09H30 para a secretaria geral do MAI, onde fui recebido pela Drª Maria João Rodrigues e recolhi imensas e profícuas informações relacionadas com os primeiros clubes inscritos na AFL, tendo, até, disponibilizado cópias de Estatutos dalguns deles. A reunião terminou às 11H45. Agradecemos toda a colaboração recebida.
4.O sr. Euprémio Scarpa solicitou elementos e documentos relacionados com a visita de ontem, que lhe serão remetidos após preencher a assinar o nosso adequado documento.
5.Preparei a reportagem da visita de ontem e enviei-a para o sr. Vítor Badalinho.
6.A Hemeroteca Municipal indica que o Diário Ilustrado, periódico que existiu entre 30.06.1872 a 08.01.1911, está disponível na net.
7.A americana Kelli Goodrich, agradeceu a reportagem inserta na página da AFL.
8.Respondeu-se ao sr. Marcelo Tejera, enviando 2 pins da AFL para Entre Rios, Uruguai.
9.Pediu-se ao Centro de Documentação e Informação do Diário de Notícias, Dª Sara Fazendeiro, que nos reserve a tarde da próxima sexta-feira para procedermos a consultas.
10.Saí às 17H00.

21.01.2016-QUINTA
1.Entrei às 07H55.
2.Iniciei a consulta ao jornal Diário Ilustrado, de 1910.
3.De manhã, cidadãos da Junta de Freguesia do Areeiro, em número de 6, visitaram o Museu.
4.O vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Dr. Alcindo António e o sr. Manuel Arons de Carvalho visitaram o Museu e reuniram-se com o Dr. Nuno Lobo e comigo.
5.O sr. Euprémio Scarpa entregou pessoalmente o impresso a solicitar informações do Museu. Vamos responder na próxima semana.
6.Enviei a reportagem da visita desta manhã para o sr. Vítor Badalinho.
7.Saí às 16H45.

22.01.2016-SEXTA
1. Entrei às 09H40 (vindo de consulta médica (Dr. Daniel Simões, estomatologista)
2.O sr. Vítor Badalinho informa que já publicou a reportagem dos visitantes da Junta de Freguesia do Areeiro. Agradecemos.
3.Pedi autorização a Anabela Santos e João Santana da Silva para facultar os contactos a Euprémio Scarpa, obtendo respostas positivas.
4.Duas peças do Museu que estavam por reparar foram tratadas pelo sr. Guilherme Henriques.
5.Enviou-se pedido ao sr. Carlos Silva, do Vitória Futebol Clube, de Setúbal, a solicitar imagens das taças ganhas pelo clube nas épocas de 1916/1917 (2ª categoria), 1923/1924 e 1926/1927 (ambas na 1ª categoria).
6.Saí às 14H00 para consultas no jornal Diário de Notícias, onde estive até às 17H00. A assistência ao Museu foi assegurada pelo sr. Guilherme Henriques.

23.01.2016-SÁBADO

24.01.2016-DOMINGO

25.01.2016-SEGUNDA
1.Entrei às 07H15.
2.No sábado adquiri material de escritório para o Museu, despesa que se cifrou em € 16,47.
3.Escrevi ao presidente do Clube Futebol Benfica, sr. Domingos Estanislau, a dar conta que encontrei, finalmente, a origem da taça que o clube seu antecessor, o Grupo Foot-ball Bemfica conquistou em 1910, ao mesmo tempo que deve marcar reunião para lhe transmitir esta informação. Domingos Estanislau sempre imputou responsabilidades à AFL pelo facto de tal troféu não estar registado nas competições por si promovidas.
4.Informei a Drª Cidália Maria Ferreira, da secretaria geral do Ministério da Administração Interna a dar conta que o processo que consultei em junho de 2012 tem documentos de superior interesse para a AFL e que seria interessante localizá-lo.
5.Para Euprémio Scarpa remeti na totalidade o pedido que nos fizera em 21 de janeiro.
6.Solicitei ao sr. Carlos Silva, do Vitória Futebol Clube que confirmasse o seu endereço eletrónico dado que a mensagem veio devolvida.
7.O sr. Rodrigo Dias, da Federação Portuguesa de Futebol solicitou datas das fotos de Cristiano Ronaldo e da primeira seleção de Futebol de Cinco. Foi informado em conformidade.
8.O sr. João Eduardo Franco Pereira Gonçalves, antigo desportista de renome e que está a elaborar livro sobre o desporto no Inatel procurou-nos na expectativa de conseguir informação e imagens para o seu trabalho. Respondemos em conformidade.
9.Ida ao Diário de Notícias.
10.A polaca Dª Renata Pawelec voltou a solicitar que contacte o Sport Saudade e Benfica para efeitos de jogo entre os seus patrícios e os veteranos do Benfica.
11.Falei com o sr. Artur Santos que diz ir saber se os serviços receberam o convite da Polónia. Responderá logo que tenha informação.
12.Pretendi saber do presidente do Clube Futebol Benfica, sr. Domingos Estanislau, se recebeu a mensagem remetida esta manhã onde se deu conta de se saber, finalmente, a origem da taça ganha pelo Grupo Foot-ball Bemfica em 1910. Vai saber e logo dirá.
13.A coleção dos Estatutos da AFL mereceu especial tratamento, com a identificação precisa e objetiva de cada documento, trabalho executado pelo sr. Guilherme Henriques.
14.Saí às l4H15 com destino ao jornal Diário de Notícias, onde estive em consultas até às 16H45. A assistência ao Museu foi assegurada pelo sr. Guilherme Henriques.

26.01.2016-TERÇA
1.Entrei às 07H20
2.À solicitação de pin da Dª Telma Alves respondi a dar-lhe conta que já o tínhamos enviado em 19 de maio de 2015, conforme consta nos nossos registos.
3.Remeti novamente para o Vitória Futebol Clube, de Setúbal o pedido de imagens dos troféus que o clube ganhou nas competições promovidas pela AFL, nas épocas de 1916/1917 (segunda categoria), 1923/1924 e 1926/1927, estas na primeira categoria.
4.O sr. Euprémio Scarpa agradeceu a resposta positiva à satisfação do seu pedido.
5.A Drª Iolanda Ávila marcou o dia 3 de fevereiro de 2016 (quarta-feira), às 11H00, para me receber no Ginásio Clube Português, onde, entre outros assunto de interesse mútuo para as duas entidades, irei saber se existem os Relatórios e Contas da AFL que nos faltam na Biblioteca.
6.O sr. Artur Santos, do Saudade e Benfica, contactou-me acerca do jogo a realizar com os polacos, no Estádio da Luz.
7.Terminei a consulta na net ao jornal Diário Illustrado, onde se recolheu imensa e útil informação relacionada com a AFL. 
8.A Engª Lúcia Santos, responsável pelo Museu do Sporting Clube de Portugal, diz vir visitar o Museu amanhã e vem acompanhada de uma colaboradora.
9.Voltou-se a contactar o Dr. João Pereira, da Benfica Seguros e Empresa Urbanos, para saber se apresentam orçamento, mas não foi possível, pois não atenderam a nossa chamada.
10.Saí às 15H30 com destino ao Hospital de São José onde fui saber do estado de saúde do Mestre Joaquim Campos, onde se encontra internado.

27.01.2016-QUARTA
1.Entrei às 07H50.
2.O sr. Manuel Arons de Carvalho envia, através de WeTransfer, as imagens das Taças de Honra conquistadas até agora pelo Sport Lisboa e Benfica.
3.Fizemos levantamento do estado do arquivo do 6º andar, que merece uma profunda limpeza e arrumação e donde se trouxe 10 DVDs e 5 livros do centenário. Existe, ainda, documentos referentes a Inventário (1992), atas das reuniões de direção de 1972 a 1977, Propostas de atribuição de distinções a agentes desportivos, documentação de Curso de Massagistas (1987) e de Treinadores (1994). Processos de clubes. Relatórios e Contas recentes, em quantidades excessivas.
4.Falei com o sr. Luís Matias, do jornal Diário de Notícias, para adiar a consulta de hoje para a amanhã.
5.Falou-se para a seguradora do Benfica e para a firma Urbanos no sentido de se avançar com a preparação do envio da Taça de Honra para reparação no Museu Cosme Damião.
6.A Engª Lúcia Paula Henriques Santos, responsável pelo Museu do Sporting Clube de Portugal e a sua acompanhante Drª Sara Carolina dos Santos Veríssimo Silvestre de Freitas, investigadora e que está ao serviço do SCP, visitaram o Museu.
7.Comecei a elaborar o resumo das notícias recolhidas no Diário Illustrado.
8.Sai às 17H40.

28.01.2016-QUINTA
1.Entrei às 07H45.
2.Ontem em casa preparei as imagens das 18 Taças de Honra da AFL, enviadas ontem pelo Benfica. O computador que está ao serviço do Museu, face à sua antiguidade, não consegue fazer esta tarefa.
3.Agradeci ao sr. Manuel Arons de Carvalho o envio das imagens das 18 Taças de Honra conquistadas pelo Sport Lisboa e Benfica.
4.Elaborei o 3º Relatório sobre o tema da Taça de Honra, com as já mencionadas imagens e entreguei-o ao Dr. Nuno Lobo.
5.Preparei para o Dr. Castanheira de Oliveira um trabalho que recolhi em tempos quanto ao número de jogadores e clubes inscritos na AFL.
6.Agradeci ao sr. Jorge Pereira (responsável pela Informática na AFL), os conselhos que recebi sobre assunto relacionado com as imagens recebidas do Benfica.
7.Combinei com o presidente do Clube Futebol Benfica, sr. Domingos Estanislau, que tentou contactar-me ontem, reunirmos hoje, aquando da Assembleia-geral da AFL, para o informar quanto à origem da taça que o Grupo de Foot-ball de Bemfica conquistou em 1910.
8.Respondeu-se ao pedido do sr. Forro Gabor, de Gheorghe, Roménia, enviando-lhe dois pins.
9.A responsável pelo Museu do Sporting, Engª Lúcia Santos dá conta que não encontrou Relatórios e Contas da AFL, mas vai enviar lista com os documentos da AFL que possui para nossa orientação.
10.Dois jornalistas de “A Bola” visitaram o Museu com o Dr. Nuno Lobo.
11.Sai às 14H05, com destino ao jornal Diário de Notícias (avenida da Liberdade), para consultas, onde estive até às 17H00.
12.Das 19H00 às 21H00 estive no Auditório 2000, na sede da AFL, a aguardar a chegada do presidente do Clube Futebol Benfica, sr. Domingos Estanislau, dado que combinamos encontrar-nos para o informar corretamente da origem da taça conquistada pelo Grupo Foot-ball Bemfica, em 1910, a qual, segundo o mencionado dirigente, deveria estar registada na AFL e não está. A organização da competição onde foi disputada o referido troféu não foi da responsabilidade da AFL. A informação não lhe foi prestada pois não estavam reunidas as condições necessárias, dado que a Assembleia-geral associativa ia iniciar-se de imediato. Vai-se acordar nova data para se tratar do assunto. Aproveitei para distribuir pelos presentes prospetos de divulgação do Museu. Sem despesas para a AFL.

29.01.2016-SEXTA
1.Entrei às 07H50.
2.Voltei a escrever ao sr. Jorge Pereira (responsável pela informática da AFL) a saber quando é que tenho notícias para poder aceder à plataforma AOL, que respondeu estar o assunto com o Dr. Nuno Lobo.
3.Informei o diretor sr. Nuno Santos quanto à possível identificação de uma fotografia do Sport Clube União Torreense, quando conquistou a Taça de Honra da 2ª Divisão Nacional, prova que o clube ganhou por 9 vezes, nas épocas 1962/1963, 1968/1969, 1969/1970, 1970/1971, 1971/1972, 1979/1980, 1983/1984, 1984/1985 e 1988/1989.
4.O sr. Fernando Bandeira Rodrigues, da rua Carlos Arlindo, do Esporão, Góis, visitou o Museu da AFL.
5.Perguntei à Dª Madalena Louro se sabia das fichas antigas dos dirigentes dos clubes filiados na AFL. Respondeu-me que, em tempos, ainda as atualizou, mas que foram inutilizadas, mas não sabe onde se encontram.
6.O sr. Domingos Estanislau, presidente e acompanhantes (srs. Carlos Alberto Loureiro Reis e Augusto), do Clube Futebol Benfica vieram tomar conhecimento da origem da Taça ganha pelo Grupo Foot-ball Bemfica, em 1910, a quem entregamos documentação correspondente a certificar que foi organização estranha à AFL que avançou com campeonato dos clubes que não participaram na prova da AFL, e onde o Futebol Benfica ganhou brilhantemente o troféu. Também foi devidamente informado, com documentação que lhe foi entregue, os primórdios da inscrição do atleta Francisco Lázaro na AFL, como representando o Sport Lisboa e Benfica.
7.Foi entregue ao sr. Fernando Salvador Quintino Varão cópia da sua ficha de inscrição da AFL, assim como as dos seus dois filhos, srs. Rui Miguel e Vasco Antunes. Veio a acompanhá-lo o Prof. Carlos Dinis.
8.O Dr. Nuno Lobo tomou conhecimento do teor da reunião com o Clube Futebol Benfica e sugeriu que se faça a galeria fotográfica das sedes da AFL, desde a sua criação.
9. A Dª Conceição Cruz, da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Lisboa, dá conta que o presidente, Dr. Miguel Coelho virá visitar o Museu da AFL no dia 15 de fevereiro de 2016 (segunda-feira), às 16H00.
10.Saí às 17H00.

30.01.2016-SÁBADO
Das 09H30 às 12H30 estive na Torre do Tombo e na Biblioteca Nacional de Lisboa a tomar conhecimento do que é necessário para se proceder a pesquisas nestas instituições, sobre a História da Associação de Futebol de Lisboa. Sem despesas para a AFL.

31.01.2016-DOMINGO 

VISITAS AO MUSEU:
Em janeiro 2016: 26
Acumulado:
Em 2014: 218
Em 2015: 459
Em 2016: 26
Soma: 703

Sem comentários: