
Sílvia Regina, Cleidy Ribeiro e Maria Eliza Barbosa depois de terem estado ao serviço da FIFA, no Algarve, estiveram em Lisboa, em 2 curtos dias, para visitarem locais de interesse turístico e outros.
Sílvia, a antiga credenciada Árbitra FIFA, hoje instrutora de elite, esteve num curso de actualização para elementos da sua categoria a nível mundial e foi a única representante da Lusofonia num grupo de 45 participantes de 39 países!
Cleidy e Eliza, acreditadas Assistentes FIFA, integrantes do quadro mais elevado, também participaram num outro seminário, onde estiveram com outras 29 colegas representantes de 26 países.
-No jantar oferecido pela APAF-
Nos cursos, que duraram 4 dias cada qual em períodos diferentes, os programas, a matéria leccionada e os objectivos, foram baseados no sentido de aprimorar o desempenho de cada qual com vista aos próximos compromissos, dos quais se destaca o 6º Mundial Feminino (2011-Alemanha). É assim que se deve trabalhar…
-No Núcleo de Lisboa-
Quem esteve de Portugal nestes cursos? Zero!!! Mas, apetece perguntar: para quando é que os Instrutores e as Árbitras portuguesas estão nestes patamares? O que é que os dirigentes do futebol português, incluindo os da arbitragem, têm feito para que ocupemos o lugar a que temos direito? Será que o futebol tem de suportar estas figuras cinzentas que não pensam, que não vivem, que não o sentem como se recomenda? O futebol precisa de dirigentes e não de dirigentezinhos… Dediquem-se, em regime de exclusividade, e logo verão os resultados surpreendentes que aparecerão!
A-propósito, aquando do Mundialito (Março 2009) realizou-se um workshop promovido pela FIFA, também no Algarve, só para Árbitras internacionais, mas as portuguesas não puderam estar presentes, a valorizarem-se, como era seu desejo, porque a Federação, segundo me disseram, não tinha dinheiro para suportar as suas despesas… Coisas… Entendo e aceite que a APAF, conforme soube, aqui neste caso tem uma palavra a dizer, bem forte e sonante!
Voltando às nossas colegas brasileiras, dou conta que estive no Aeroporto de Lisboa, na manhã do dia 14 de Maio, na sua recepção e, no final da tarde, acompanhei-as na visita à sede da APAF, recebidas pelos dirigentes Luís Guilherme, Gustavo de Sousa e José Padinha tendo assinado o livro de honra. Depois dirigimo-nos a um restaurante onde jantámos. Ainda houve tempo para irmos ao Núcleo de Lisboa onde decorria uma sessão técnica.
No dia seguinte demos um pulinho até ao Santuário de Fátima, Mosteiro da Batalha e à medieval, mas sempre jovem, Vila de Óbidos. Atravessámos a Ponte 25 de Abril para irmos jantar à Cova da Piedade.
O regresso ao Brasil foi no sábado e lá estivemos a despedir-nos. Voltem sempre! Serão sempre bem-vindas, assim como qualquer outro ou outra colega do imenso e amado país irmão!
Para além de lembranças que fizeram o favor de me distinguir fui presenteado com o Livro de Regras da FIFA 2008/2009 autografado por estas três encantadoras companheiras. Bem-hajam!
3 comentários:
Olá HELDER
CHEGÁMOS MUITO BEM E FELIZES PRINCIPALMENTE PELOS DOIS ÚLTIMOS DIAS. FORAM ÓTIMOS. MAIS UMA VEZ OBRIGADA E VENHA LOGO PARA O BRASIL
ABRAÇOS
SILVIA
Helder,
Muuuiittoo Obrigada por sua ENORME atenção conosco.
Foram dois dias MARAVILHOSOS em que o amigo nos deu uma atenção ESPETACULAR.
Somos muito Gratas ao amigo!
Até mais...
Cleidy
Olá Helder
Gostaria de agradecer o carinho que teve comigo e com minhas amigas nos belos dias que ai estivemos. Para nós de grande valia!
Você é uma pessoal muito especial e querida esperamos vê-lo em breve. Saudades.
Maria Eliza
Enviar um comentário